Porque as crianças assistem ao mesmo filme várias vezes?
A razão pela qual as crianças assistem ao mesmo filme várias vezes se baseia em dois motivos. O primeiro tem a ver com o processo de aprendizagem, enquanto o segundo está relacionado com a celebração do que foi aprendido. Quem não gosta de ver várias vezes o gol que deu a vitória ao time favorito?
As crianças aprendem por um sistema de padrões. À medida que se repetem, o conhecimento e a compreensão se fixam em sua cabeça. É por isso que instintivamente procuram repetir a ação ou a atividade: porque cada vez descobrem algo novo.
Nos adultos, um sistema de padrões poderia ter o mesmo efeito. Só que, como adultos, o conhecimento chega de forma mais rápida porque o cérebro conta com mais ferramentas e informação. Porém, ao fazer um teste com a repetição de um filme, o adulto descobrirá novos detalhes cada vez que assistir de novo.
A memória: o motivo pelo qual as crianças assistem ao mesmo filme várias vezes
A aprendizagem por repetição é uma das técnicas mais antigas da educação. Não em vão os professores fazem repetir várias vezes a tabuada até que os alunos acabam memorizando.
Inclusive foram compostas canções para que as crianças aprendam os números ou o ABC.
Uma razão pela qual as crianças assistem ao mesmo filme várias vezes é pela emoção com a qual lembram a primeira vez.
Em crianças pequenas, este padrão também pode-se apreciar durante a hora das brincadeiras. Para fixar em sua memória que a vareta verde atravessa o buraco verde, a criança repetirá a ação várias vezes; e inclusive depois de conseguir, certamente vai continuar repetindo o padrão continuamente.
No caso dos filmes, através da repetição os pequenos memorizam os personagens e vão entendendo a trama. Cada vez que assistem ao mesmo filme são capazes de compreender um pouco mais da história, o que lhes oferecerá novas emoções comparado com quando assistiram pela primeira vez.
Outra vez, por favor!
A repetição também é um sintoma de aceitação. À medida que as crianças descobrem coisas novas nas atividades que acabam de repetir, querem comemorar mais vezes. Em seu cérebro fica fixa a forma como as peças de um quebra-cabeça se encaixam ou como se resolve um enigma; e por isso querem tentar outra vez.
Quando se trata de filmes, alguns deles que já conhecem os enchem de assombro, ainda que para os adultos seja previsível. No caso das crianças, saber o que vai acontecer as conecta com a emoção e além disso lhes dá segurança pessoal.
Por esta razão, o filme ou a história contada muitas vezes jamais perderá o interesse. Lembrar frases, diálogos ou reações lhes é uma experiência muito divertida, quase mágica, porque são capazes de predizer “o futuro ou destino” do protagonista.
As crianças aprendem por um sistema de padrões. À medida que se repetem, o conhecimento e a compreensão se fixam em sua cabeça.
Agora é a minha parte favorita!
Outra razão pela qual as crianças assistem ao mesmo filme várias vezes é pela emoção com a qual lembram da primeira vez. Ainda que não tenham muita consciência disso, só observando suas reações pode-se notar quando um filme as diverte; e essa experiência também se fixa na memória.
Algumas crianças cobrem seus olhos antes que o vilão apareça ou começam a rir antes da parte engraçada. Isso acontece porque a cena já lhes é familiar e os conecta com os sentimentos produzidos.
Acontece o mesmo com os adultos. A repetição de canções, filmes ou histórias no caso dos adultos está mais associada às emoções, com como cada canção ou filme nos faz sentir e o que nos faz lembrar.
Estimulando a compreensão
Uma forma que os pais têm de participar neste processo de aprendizagem é compartilhando o momento com os filho. Seja assistindo ao filme e desfrutando das reações dos pequenos, ou mostrando surpresa quando as crianças anunciam o que vai acontecer.
Outra forma de estimular a compreensão é fazendo perguntas sobre o filme ou o conto. O que você acha que vai acontecer agora? Porque o personagem ficou assim? Esta técnica coloca a atenção à prova e permite ao adulto saber se a criança está entendendo a trama.
Alguns filmes podem ser muito confusos ou mal interpretados pelas crianças. Por isso perguntar sobre a história pode ajudar inclusive a esclarecer qualquer dúvida que o pequeno possa ter.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Horst, J. S., Parsons, K. L., & Bryan, N. M. (2011). Get the story straight: Contextual repetition promotes word learning from storybooks. Frontiers in Psychology, 2, 17. https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/fpsyg.2011.00017/full