Benefícios das canções de ninar para os bebês

· 13 de dezembro de 2017

As canções de ninar ajudam as crianças a construir um sentimento de segurança. Além disso, favorecem o desenvolvimento psicomotor e a coordenação corporal e estimulam a aquisição da linguagem.

Os benefícios das canções de ninar para os bebês são numerosos. É uma maneira de oferecer amor e prepará-los para a vida. Quando as mães cantam, o vínculo afetivo entre elas e os filhos é reforçado. Os bebês sentem o carinho e a relação de dependência emocional que tanto os ajudará durante as primeiras fases da vida.

Assim, a pessoa que canta para um bebê passa a se transformar em uma de suas figuras de apego: Pessoas que vão transmitir segurança, que vão sempre estender a mão para ajudar os pequenos durante o progresso do desenvolvimento sensitivo, cognitivo e físico.

A maneira saudável de cantar canções de ninar para os bebês

As canções de ninar são o aditivo do sono na infância. Por instinto, cada vez que as mães vão fazer seus filhos dormirem, sai uma canção de ninar da garganta. Muitas delas se pegam cantarolando uma música que nem sabem direito, mas que de repente vem à mente.

canções de ninar

Para muitos bebês, as canções de ninar são o aviso de que chegou a hora de fechar os olhos porque o corpo necessita e o cérebro precisa assimilar o tanto que se aprendeu até o momento. No entanto as canções de ninar nunca devem ser o pretexto nem o acompanhante do sono.

Alguns dos bebês que se acostumam a isso desenvolvem uma dependência que os impossibilita conciliar o sono quando acordam durante a madrugada e só conseguem voltar a dormir com o embalo de outra canção. O alerta que fazemos deve servir para que as mães considerem cantar canções de ninar aos seus filhos somente durante o início do momento de descanso, talvez até que os pequenos comecem a cochilar, mas sem continuar até que durmam profundamente.

Canções de ninar: tudo o que elas significam para os bebês

As canções de ninar funcionam como analgésicos ou calmantes em qualquer momento de choro, medo ou irritação dos pequenos. Se os bebês quiserem ter satisfeita alguma necessidade ou se estiver com alguma dor, uma boa canção de ninar pode ajudar a acalmar.

Essas canções transmitem segurança. Ao ouvi-las, os bebês sabem que não estão sozinhos. E mais, eles se sentem protegidos e confiantes de que alguém os acompanha e cuida deles.

Na verdade, muitas mães utilizam as canções de ninar como forma de comunicação com os filhos desde quando estes ainda estão no útero. O ritmo das melodias e o tom de voz da mãe oferecem bem-estar emocional aos bebês.

O papel das canções de ninar no desenvolvimento das crianças

As crianças aprendem a melodia e a letra das canções de ninar desde pequenas. Isso faz com que muitas vezes adquiram a capacidade de prever e saber qual parte da música vem depois. Dessa maneira, as canções de ninar introduzem o significado de treinamento e ajuda os pequenos a formar um sentimento de segurança que os permitirá se sentir mais seguras com o que acontece ao redor.

“As crianças que crescem acompanhadas por esse tipo de melodia obtêm dos versos, da música e de quem a entoa as ferramentas necessárias para construir seu amor próprio”

Quando os bebês observam e escutam suas mães cantar, vão juntando demonstrações do que significa a linguagem articulada e os movimentos que é preciso fazer com a boca para conseguir falar. Eles aprendem sobre o som das vogais e consoantes e como a união delas serve para transmitir ideias. A repetição dessas melodias também os ajuda a realçar todos os conhecimentos que adquirem à medida que escutam uma e outra vez as canções.

canções de ninar

As sinapses (conexões neurais) que ocorrem durante esse processo são as que ensinam a emitir sons, depois balbuciar e, por fim, a adquirir a fala.

Outro papel que as canções de ninar desempenham no crescimento dos bebês é estimular o desenvolvimento psicomotor e a coordenação corporal. Além disso, os benefícios em longo prazo de cantar canções de ninar não são menores do que os que se pode perceber de maneira imediata. Não perca a chance de ajudar seu filho a crescer de uma maneira tão simples!