Contos para preparar as crianças para enfrentar uma nova fase escolar

· 8 de fevereiro de 2018
Para as crianças é complicado enfrentar cada nova fase escolar, pois representam um verdadeiro desafio, marcado por incertezas, medos e muitos aprendizados.

Quando somos crianças, vemos como se tudo fosse difícil e temos medo de não estar à altura para enfrentar tudo o que a proposta pedagógica abrange.

A mente que se abre a uma nova ideia nunca voltará ao seu tamanho original

-Albert Einstein-

No entanto, para combater essa angústia e essa ansiedade que as crianças sentem no começo de cada nova fase acadêmica, existe um precioso material que você pode usar. Trata-se de uma série de contos que vão ajudar você a preparar seus filhos para enfrentar uma nova fase escolar.

Sem dúvida alguma, a literatura é uma grande aliada de mães, pais, educadores, professores e psicólogos. Pois, através dessas produções literárias, é possível abordar temas complexos de uma maneira mais que interessante.

Então, neste artigo de Sou Mamãe compartilhamos com você uma série de narrativas infantis para superar esse primeiro dia na escola que tanto medo provoca nos pequenos. Esse momento delicado que implica socialização com desconhecidos pode ser superado da melhor maneira com a ajuda desse inestimável material. Hora de voltar às aulas!

Contos para enfrentar uma nova fase escolar

nova fase escolar

Uma grande variedade de obras tratam de diferentes aspectos relativos à vida escolar. Os desafios que essa nova fase implica em nível social e/ou cognitivo, assim como determinados valores são temas abordados por meio das criações de diversos autores. Convidamos você a conhecer alguns deles.

Um ciclo escolar que termina, uma página que chega ao seu fim; mais um degrau para subir. A oportunidade começa de novo; não é o fim. É apenas o início do seu futuro.

-Maricela Salazar Mier-

Contos sobre a nova fase escolar

  • Emma vai à escola. O conto de Susie Morgenstein se baseia na história de uma menina que começa a frequentar a escola. Nesse caso, o tema central se orienta especialmente à superação da ausência dos pais.
  • Meu primeiro dia na escola. Essa narrativa é ideal para ajudar as crianças a entender como é e em que consiste, basicamente, a escola. Além disso, trata o medo do primeiro dia de aula como uma sensação absolutamente normal.
  • A senhorita Marisa. Nesse conto, a história desenvolve os benefícios da leitura para as crianças, a fim de promover e incentivar esse hábito fundamental.

Contos sobre a tolerância e o respeito nas aulas

  • Somos todos diferentes. O texto de Pablo Zevallos desenvolve o respeito com os outros através do seu enredo. Nele, vários animais decidem abrir uma escola na floresta. Através da escolha de atividades, chega-se a uma conclusão mais que importante. Todos somos diferentes, com forças e fraquezas. Trata-se apenas de assumir isso, assim como de respeitar opiniões, capacidades e limitações alheias.
  • O orelhudo, de Álvaro Jurado Nieto. Aqui é contada a história de Henry, a fim de concluir que os defeitos físicos não importam. A aparência é o de menos quando podemos nos transformar em heróis anônimos no nosso dia a dia, pois o valor e a ousadia do protagonista na hora de salvar seus companheiros vale ouro, e é realmente digno de se admirar.

Nova fase escolar: contos para todos os gostos

nova fase escolar

Como você pode ver, indiscutivelmente, há contos infantis para todos os gostos. E quando se trata da nova fase escolar, a oferta literária é extremamente variada. Pois nem tudo se resume aos medos do primeiro dia de aula ou às mudanças que esse momento envolve.

Junto à iniciação das crianças nas aulas, abre-se um leque de temas que, como pais e professores, não podemos ignorar. Assim, os valores – tanto em geral, quanto mais pontualmente na escola – ganham relevância.

Se você quer que seu filho esteja completamente preparado para enfrentar essa nova fase escolar, você pode recorrer aos livros citados. Com toda certeza você vai oferecer não apenas uma remota ideia do que as espera. Mas também estará difundindo conceitos básicos como tolerância, respeito, igualdade e outros.