Protetor de crianças: o filtro dos sonhos

· 4 de dezembro de 2018
Você sabe qual objeto foi criado especialmente para ser protetor de crianças? Sim, o filtro dos sonhos. Esses objetos místicos de origem ancestral foram concebidos especialmente para proteger os sonhos das crianças durante a noite.

O filtro dos sonhos foi projetado como um feitiço contra os espíritos malignos. Mirko Badiale disse uma vez: “Em cada criança deveria ser colocado um cartaz que diz: cuidado, contém sonhos”.

Por esta razão, hoje vamos falar sobre a importância de cuidar do descanso de seus filhos e deste objeto sagrado tão particular.

Atualmente, os filtros dos sonhos se tornaram muito populares. Essas belezas tradicionais são elaboradas de maneira artesanal com base em fios coloridos, penas, grãos, galhos de salgueiro ou cedro e um aro. Dado seu propósito, seu lugar característico era nos berços dos pequeninos.

As celebridades que gostam de estilo boêmio se juntaram à tendência de colocar os filtros dos sonhos em suas casas.

Hilary Duff, a popular cantora, atriz, estilista, modelo e mãe de um pequeno chamado Luca, se juntou à tendência e colocou um belo filtro dos sonhos gigante no quarto de seu filho desde antes que nascesse. Fosse para decoração ou para crença, o resultado igualmente foi um gesto muito bonito.

A origem do filtro dos sonhos

Para os nativos americanos, os filtros dos sonhos têm mais de um significado. Por exemplo, para os Ojibwa, eles simbolizam o movimento do sol. Para os Lakota, são círculos de proteção que representam os ciclos da vida.

Há outros povos como os Sioux que entendem sua “magia” de outra forma. Eles acreditam que na rede central ficam presas as coisas ruins e os maus sonhos. Enquanto, pelas penas e grãos inferiores, deslizam os bons sonhos que escorregam para as mentes das crianças.

Durante as décadas dos anos 60 e 70 tornaram-se populares como lembranças. Inclusive, se tornaram um elemento de identificação cultural sob o qual os vários povos indígenas da América do Norte se uniram.

filtro dos sonhos

A lenda

Quando o mundo era jovem, os seres humanos ainda mantinham contato com os deuses. Um dos povos que costumava manter uma comunicação regular com o mundo espiritual era a tribo Lakota.

Uma manhã, o líder espiritual da tribo teve uma visão de Iktomi, o mestre da sabedoria. Na forma de uma aranha, ele falou em uma linguagem sagrada que só os Lakota poderiam entender.

Enquanto Iktomi estava falando, ele ia recolhendo penas, cabelos, contas coloridas e outras oferendas. Ele falou sobre os ciclos da vida e da importância de cuidar da infância.

Iktomi explicou que a infância determina a vida adulta e que, portanto, devemos tecer nesse período fortes alianças, grandes conhecimentos e raízes sólidas. Olhe meu tecido e coloque-o sobre o berço de seus filhos de agora em diante, acrescentou o mestre em forma de aranha.

A vida são ciclos, e neles podem haver círculos ruins e círculos bons. Se ficamos presos nas etapas negativas, teremos uma grande dor, por isso devemos fechá-las bem e começar períodos mais belos e luminosos com sabedoria.

-Olhe, ancião- ele disse enquanto fazia o objeto sagrado.- Esta rede forma um círculo perfeito, mas há um buraco nela. Tudo passará por aqui. No entanto, permanecerão apenas as coisas nobres. Quando o amanhecer chegar, o mal se queimará com o primeiro raio de luz. Ele desaparecerá para sempre.

Iktomi depois deu o filtros dos sonhos ao velho líder e lhe disse para fazer mais e que cada criança deveria dormir com um sobre sua cabeça. Ele também pediu para que ele transmitisse este conselho entre sua gente e outros povos.

O filtro dos sonhos e as crianças

Hoje em dia, os filtros dos sonhos podem ser encontrados comumente pendurados nas entradas das casas. Eles também são geralmente colocados perto das janelas.

Muitas mulheres consideram que simbolizam “limiares” de passagem. Neles, passamos do mundo consciente para o estágio do sonho, onde a delimitação se estende entre nossa casa e o exterior. Outras consideram que são símbolos de proteção.

Além disso, há aqueles que consideram que os filtros dos sonhos são formas de nos motivar a sonhar grande, a perseguir nossos sonhos e torná-los realidade nesta vida. Esse enfoque em particular é extremamente inspirador.

filtro dos sonhos

Para honrar a tradição, os colocamos na cabeceira do berço ou da cama de nossos filhos. Mas não diretamente sobre sua cabeça. Sempre será melhor colocá-los na parede, estabelecendo uma distância de segurança. Vale lembrar que devem ser instalados de tal forma que não caiam.

Por fim, queremos te dar uma ideia: crie seu próprio filtro dos sonhos com seus filhos. Este artesanato está na moda em festas e reuniões para crianças.

Sempre será mais bonito se nossos filhos tiverem um desses objetos feitos por nós mesmos ou – por que não? – feitos com a ajuda deles mesmos se a idade já permitir. Sem dúvida, a experiência é tão fascinante quanto especial.