Protetores bucais infantis
Cuidar da saúde oral dos pequenos não implica apenas manter uma higiene adequada e limitar o consumo de doces. Além disso, o uso de protetores bucais é uma prática que ajuda a prevenir problemas na boca.
As lesões dentárias são uma situação bastante comum durante a infância. De fato, é a segunda causa de atenção em odontopediatria, depois da cárie. Nesse sentido, algumas brincadeiras podem causar acidentes que lesam os dentes. Além disso, à medida que as crianças crescem, começam a praticar esportes e o risco de golpes na boca aumenta.
Os protetores bucais são uma medida preventiva que ajuda a manter a integridade dos dentes e dos tecidos orais das crianças. Saiba mais sobre esses elementos que possibilitam a diversão e a segurança.
O que são os protetores bucais para crianças?
Os protetores bucais usados em crianças são aparelhos de plástico flexível. Em geral, cobrem os dentes superiores, que, por se destacarem mais na boca, são os mais expostos a golpes. No entanto, em casos especiais, outros designs podem ser usados.
A principal função dos protetores bucais em crianças é absorver possíveis golpes. Com isso, minimiza-se o risco de os dentes serem danificados ou quebrados e machucar os lábios, a língua e outras estruturas da boca. Por outro lado, se as crianças usam ortodontia fixa, o uso de protetores bucais torna-se imprescindível durante a prática esportiva. Dessa forma, evita-se que o aparelho quebre ou traumatize os tecidos moles.
Para quais esportes os protetores bucais são recomendados para crianças?
Os atletas são muito mais propensos a sofrer danos nos dentes se não usarem um protetor bucal. Esportes de colisão e contato são considerados de alto risco, mas lesões dentárias podem ser causadas por uma variedade de atividades.
Boxe, artes marciais, kickboxing de contato, futebol americano, rugby, hóquei, ginástica e patinação artística e no gelo são considerados esportes de alto risco. Por outro lado, basquete, mergulho, futebol, handebol, paraquedismo, polo aquático, hipismo, squash, ciclismo e escalada apresentam risco intermediário.
Quais tipos de protetores bucais infantis existem?
Ao procurar proteção para a boca do seu filho, saiba que existem várias alternativas. Vamos contar quais são os três tipos de protetores bucais para crianças entre os quais se pode escolher:
- Pré-fabricados: são os mais baratos e fáceis de encontrar. Eles vêm pré-formados com medidas padrão e prontos para uso, por isso às vezes não cabem ou não se adaptam muito bem na boca. Por serem volumosos, em alguns casos podem ser desconfortáveis e dificultar a fala e a respiração.
- Semi-adaptáveis: esses protetores bucais estão disponíveis em algumas lojas de artigos esportivos e drogarias. Para usá-los, eles devem ser primeiro amolecidos, sendo colocados em água fervente. Em seguida, eles são inseridos na boca e mordidos para se adaptar à forma dos dentes da criança. Esses modelos alcançam um ajuste melhor do que os protetores pré-fabricados, embora o ajuste não seja perfeito.
- Feito sob medida: são aparelhos feitos sob medida para a boca da criança pelo odontopediatra. Para a sua confecção, os moldes são retirados da cavidade oral da criança, de forma a obterem um excelente encaixe. São os mais caros, mas também os mais confortáveis e seguros.
Como usar corretamente os protetores bucais em crianças?
Os protetores bucais devem fazer parte do equipamento esportivo infantil e devem ser usados em todos os jogos. Colocá-los na boca sempre que realizar uma atividade de risco diminui as chances de lesões em caso de acidente.
Por outro lado, é importante que os aparelhos sejam devidamente cuidados e limpos. Seguem algumas dicas de uso e manutenção:
- Lave-os com água antes de colocá-los na boca.
- Limpe-os com água e uma escova de cerdas macias após cada uso.
- Armazene-os secos e transporte-os em um estojo rígido e ventilado. Isso evita a proliferação de bactérias e fungos.
- Verifique regularmente o ajuste do protetor na boca. Como as crianças estão crescendo e suas bocas mudam rapidamente, muitas vezes eles precisam ser substituídos.
- Preste atenção a sinais de desgaste no aparelho, caso em que será necessário substituí-lo.
- Leve seu protetor bucal para check-ups odontológicos para que o profissional possa verificá-lo, avaliar seu ajuste e limpá-lo completamente.
- Mantenha o protetor bucal longe de sol, água quente e outras fontes de calor que possam deformá-lo.
Jogos seguros com proteção bucal
Como pais, cabe a nós proporcionar segurança aos nossos pequenos. Nesse sentido, os protetores bucais irão ajudar você a prevenir lesões na boca de seus filhos e cuidar de seus dentes enquanto brincam ou praticam esportes.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Caiazzo, A., Sanz, J. L., & Forner, L. (2020). ¿ Son efectivos los protectores bucales para la prevención de traumatismos dentales en el deporte? Una revisión sistemática. Endodoncia (Madr.), 38(3), 34-48.
- Manrique Toiran, S. (2020). Conocimiento y uso del protector bucal en deportes de riesgo en niños catalanes entre 6 y 18 años. Universitat Internacional de Catalunya.
- Valdés, L. D., & Valle-Lizama, R. L. (2021). Protectores bucales en la prevención de lesiones traumáticas dentomaxilofaciales en adolescentes durante prácticas deportivas. Revista Archivo Médico de Camagüey, 25(4).
- Solórzano Rendón, L. L. (2022). Protectores bucales en niños deportistas (Bachelor’s thesis, Universidad de Guayaquil. Facultad Piloto de Odontología).
- López Garcés, K. N. (2021). Factores predisponentes de traumatismos dentales en niños (Bachelor’s thesis, Universidad de Guayaquil. Facultad Piloto de Odontología).
- Díaz Valdés, L., Valle Lizama, R. L., & Rodríguez Ortiz, M. (2021). Nivel de información sobre protectores bucales y avulsión dentaria en entrenadores deportivos. Medisan, 25(5), 1143-1157.
- Flores, K. M. B., Molinar, Y. H., & Berber, M. Á. R. (2022, October). Uso de guardas deportivas en Odontopediatría. In XXI Congreso Latinoamericano de Odontopediatría (Vol. 12, No. Suplemento).