Quais são os benefícios da lei do esforço máximo para as crianças?

Quando os pequenos começam a dominar seus primeiros passos, a motivação para explorar o ambiente os leva a provar a si mesmos que são capazes de realizar grandes feitos.
Quais são os benefícios da lei do esforço máximo para as crianças?

Última atualização: 31 janeiro, 2023

À medida que as crianças deixam de ser bebês indefesos e começam a ganhar mais habilidades cognitivas e motoras, é comum observar que elas gostam de carregar coisas pesadas ou maiores que elas. Esse comportamento típico é conhecido como lei do esforço máximo e, segundo Montessori, é uma etapa natural do desenvolvimento psicomotor infantil.

À medida que crescem e alcançam novos marcos em seu desenvolvimento todos os dias, os pequenos sentem a necessidade de enfrentar novos objetivos e, assim, continuar aprendendo. É por isso que, depois de dominar os primeiros passos, a criança é estimulada a levantar muitas coisas, mesmo aquelas que são maiores do que ela. Algo que elas fazem como forma de se aprimorar cada dia mais.

Do que se trata a lei do esforço máximo?

María Montessori foi uma educadora e médica italiana que dedicou a maior parte de sua carreira à pedagogia infantil e ao estudo do desenvolvimento físico e emocional das crianças. E, graças às suas sábias lições, milhões de pais em todo o mundo tiveram a oportunidade de proporcionar aos seus filhos uma melhor criação e educação.

mãe e filho brincam
Durante a lei do esforço máximo, é comum as crianças recusarem ajuda e quererem fazer as coisas sozinhas.

Em sua observação do comportamento infantil, Montessori chegou à conclusão de que, a partir de um ano e meio, as crianças adquirem grande habilidade motora e agilidade. Algo que é possível graças à força e coordenação que vão ganhando com o passar dos meses. Como resultado dessas façanhas, as crianças se sentem fortes e seu primeiro impulso é fazer o melhor sem ajuda. Nas palavras de Montessori:

A criança não segue a lei do menor esforço, mas uma lei contrária, pois aplica uma enorme quantidade de energia ao trabalho sem objetivo e usa não apenas força motriz, mas também intensa energia na execução exata de cada detalhe.

~ María Montessori ~

Quais benefícios são alcançados pela lei do esforço?

Nessa fase da infância, a criança testa sua força, seu equilíbrio e sua determinação para provar a si mesma que é capaz de fazer coisas que antes pareciam impossíveis. E isso permite que ela continue praticando seus primeiros passos e construa sua autoestima e confiança. Devido ao exposto acima, quando as crianças podem explorar livremente, seu autoconceito e desenvolvimento motor são incentivados.

As crianças jogam um jogo popular no parque
Com o passar dos meses, as crianças vão adquirindo e aperfeiçoando novas habilidades psicomotoras que lhes permitem adquirir mais autonomia.

Portanto, quando os pais veem seus filhos entrarem nesse estágio de força e curiosidade, devem permitir que eles experimentem sem interromper seu crescimento pessoal, desde que os pequenos não estejam tentando levantar algo muito pesado que possa machucá-los.

Para conseguir fazer isso, é necessário proporcionar às crianças um espaço seguro onde elas possam se aventurar a explorar sem pôr em perigo o seu bem-estar. Portanto, mantenha itens perigosos como fontes de incêndio, móveis de vidro ou itens decorativos fora do caminho. Desta forma, você pode se sentir completamente segura enquanto seus filhos brincam e fortalecem suas habilidades motoras.

É importante lembrar que, segundo Montessori, controlar os erros excessivos na criação e educação dos filhos pode trazer consequências negativas. Porque se as crianças são constantemente corrigidas e não podem explorar o mundo por conta própria, isso cria uma dependência em relação aos adultos que as impede de alcançar seu desenvolvimento ideal.

Como podemos encorajar a fase da lei do esforço máximo?

Uma das melhores atitudes que nós, pais, podemos adotar quando nossos filhos se deparam com a fase da lei do esforço máximo é não interferir no desenvolvimento inato de suas habilidades. Embora devamos sempre estar cientes de que eles não se prejudicam em seu processo de exploração, é claro. Além disso, devemos transmitir segurança e a confiança de que são capazes de adquirir mais autonomia.

Aqui estão algumas maneiras de encorajar seus filhos.

1. Motivar a alcançar novos objetivos

Quando os pais incentivam os filhos a alcançar novos marcos, a motivação inata que os percorre os incentiva a dar o melhor de si. E isso pode significar levantar objetos pesados ou empurrá-los/movê-los de um lugar para outro.

Assim, na hora de ir ao mercado, você pode pedir que eles carreguem uma sacola e, ao chegar em casa, permitir que a ajudem a guardar algumas das compras. Isso permitirá que eles se sintam úteis e também ganhem novos aprendizados para sempre melhorar e ajudar os outros.

2. Ensinar ações cotidianas

Desde aprender a guardar as panelas até a regar as plantas com um pequeno regador, há muitas ações cotidianas que podem ajudar as crianças a despertar o interesse e aumentar a autoestima.

Como colocar um cesto de brincar de um tamanho que os pequenos possam arrastar e mover sozinhos, brincar com um bichinho de pelúcia ou uma bola grande ou ensiná-los a colocar a roupa suja na máquina de lavar ou no cesto.

3. Usar jogos e dinâmicas variadas

Quando você perceber que seu filho está naquela fase em que não quer receber ajuda de outras pessoas e testa sua força todos os dias, ajude-o a dominar suas habilidades por meio de jogos e dinâmicas que permitem que ele se mova livremente e transporte objetos em um lugar para outro.

Desta forma, não só estamos promovendo o seu desenvolvimento motor, como também estamos passando um tempo de qualidade com as crianças, um componente-chave em toda criação positiva e de apego seguro que permite que os pequenos se sintam motivados e confiantes para alcançar novos objetivos.

A lei do esforço máximo é uma etapa fundamental

Agora que você conhece mais sobre a lei do esforço máximo exposta por María Montessori, pode entender mais sobre o comportamento de seus pequenos e como aos poucos eles ganham mais autonomia, liberdade e força em seus corpos.

Portanto, tente motivar seus filhos e transmitir-lhes amor e segurança emocional para que ousem explorar novas habilidades sem se machucar. Desta forma, permite-se que as crianças evoluam em seu próprio ritmo e não as tornamos dependentes dos cuidados extremos dos outros.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Blandón Martínez, E., & Lanzas Sánchez, R. I. (2015). Estimulación oportuna y adecuada para potenciar el desarrollo motriz de los niños y niñas de 9 a 12 meses en la etapa lactantes, del Centro de Desarrollo Infantil “Mildred Abaunza” de la ciudad de Managua, durante el I Semestre del año 2015 (Doctoral dissertation, Universidad Nacional Autónoma de Nicaragua, Managua). Recuperado de: https://repositorio.unan.edu.ni/3263/
  • González-Pienda, J. A. (2007). Los retos de la familia hoy ante la educación de sus hijos: a educar también se aprende. Recuperado de: https://ruc.udc.es/dspace/bitstream/handle/2183/7080/RGP_15-13_Cong.pdf
  • Lillard, A. S. (2012). Preschool children’s development in classic Montessori, supplemented Montessori, and conventional programs. Journal of School Psychology. Recuperado de:  https://doi.org/10.1016/j.jsp.2012.01.001
  • Orozco Ocaña, C. P. Albán Tarambis, J. P. Vela Rojas, K. M. (2021). El método Montessori en el desarrollo integral de los niños/as de 4 a 5 años. Recuperado de: http://www.dspace.uce.edu.ec/handle/25000/23725

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.