Quais são os benefícios da lei do esforço máximo para as crianças?
À medida que as crianças deixam de ser bebês indefesos e começam a ganhar mais habilidades cognitivas e motoras, é comum observar que elas gostam de carregar coisas pesadas ou maiores que elas. Esse comportamento típico é conhecido como lei do esforço máximo e, segundo Montessori, é uma etapa natural do desenvolvimento psicomotor infantil.
À medida que crescem e alcançam novos marcos em seu desenvolvimento todos os dias, os pequenos sentem a necessidade de enfrentar novos objetivos e, assim, continuar aprendendo. É por isso que, depois de dominar os primeiros passos, a criança é estimulada a levantar muitas coisas, mesmo aquelas que são maiores do que ela. Algo que elas fazem como forma de se aprimorar cada dia mais.
Do que se trata a lei do esforço máximo?
María Montessori foi uma educadora e médica italiana que dedicou a maior parte de sua carreira à pedagogia infantil e ao estudo do desenvolvimento físico e emocional das crianças. E, graças às suas sábias lições, milhões de pais em todo o mundo tiveram a oportunidade de proporcionar aos seus filhos uma melhor criação e educação.
Em sua observação do comportamento infantil, Montessori chegou à conclusão de que, a partir de um ano e meio, as crianças adquirem grande habilidade motora e agilidade. Algo que é possível graças à força e coordenação que vão ganhando com o passar dos meses. Como resultado dessas façanhas, as crianças se sentem fortes e seu primeiro impulso é fazer o melhor sem ajuda. Nas palavras de Montessori:
A criança não segue a lei do menor esforço, mas uma lei contrária, pois aplica uma enorme quantidade de energia ao trabalho sem objetivo e usa não apenas força motriz, mas também intensa energia na execução exata de cada detalhe.
Quais benefícios são alcançados pela lei do esforço?
Nessa fase da infância, a criança testa sua força, seu equilíbrio e sua determinação para provar a si mesma que é capaz de fazer coisas que antes pareciam impossíveis. E isso permite que ela continue praticando seus primeiros passos e construa sua autoestima e confiança. Devido ao exposto acima, quando as crianças podem explorar livremente, seu autoconceito e desenvolvimento motor são incentivados.
Portanto, quando os pais veem seus filhos entrarem nesse estágio de força e curiosidade, devem permitir que eles experimentem sem interromper seu crescimento pessoal, desde que os pequenos não estejam tentando levantar algo muito pesado que possa machucá-los.
Para conseguir fazer isso, é necessário proporcionar às crianças um espaço seguro onde elas possam se aventurar a explorar sem pôr em perigo o seu bem-estar. Portanto, mantenha itens perigosos como fontes de incêndio, móveis de vidro ou itens decorativos fora do caminho. Desta forma, você pode se sentir completamente segura enquanto seus filhos brincam e fortalecem suas habilidades motoras.
É importante lembrar que, segundo Montessori, controlar os erros excessivos na criação e educação dos filhos pode trazer consequências negativas. Porque se as crianças são constantemente corrigidas e não podem explorar o mundo por conta própria, isso cria uma dependência em relação aos adultos que as impede de alcançar seu desenvolvimento ideal.
Como podemos encorajar a fase da lei do esforço máximo?
Uma das melhores atitudes que nós, pais, podemos adotar quando nossos filhos se deparam com a fase da lei do esforço máximo é não interferir no desenvolvimento inato de suas habilidades. Embora devamos sempre estar cientes de que eles não se prejudicam em seu processo de exploração, é claro. Além disso, devemos transmitir segurança e a confiança de que são capazes de adquirir mais autonomia.
Aqui estão algumas maneiras de encorajar seus filhos.
1. Motivar a alcançar novos objetivos
Quando os pais incentivam os filhos a alcançar novos marcos, a motivação inata que os percorre os incentiva a dar o melhor de si. E isso pode significar levantar objetos pesados ou empurrá-los/movê-los de um lugar para outro.
Assim, na hora de ir ao mercado, você pode pedir que eles carreguem uma sacola e, ao chegar em casa, permitir que a ajudem a guardar algumas das compras. Isso permitirá que eles se sintam úteis e também ganhem novos aprendizados para sempre melhorar e ajudar os outros.
2. Ensinar ações cotidianas
Desde aprender a guardar as panelas até a regar as plantas com um pequeno regador, há muitas ações cotidianas que podem ajudar as crianças a despertar o interesse e aumentar a autoestima.
Como colocar um cesto de brincar de um tamanho que os pequenos possam arrastar e mover sozinhos, brincar com um bichinho de pelúcia ou uma bola grande ou ensiná-los a colocar a roupa suja na máquina de lavar ou no cesto.
3. Usar jogos e dinâmicas variadas
Quando você perceber que seu filho está naquela fase em que não quer receber ajuda de outras pessoas e testa sua força todos os dias, ajude-o a dominar suas habilidades por meio de jogos e dinâmicas que permitem que ele se mova livremente e transporte objetos em um lugar para outro.
Desta forma, não só estamos promovendo o seu desenvolvimento motor, como também estamos passando um tempo de qualidade com as crianças, um componente-chave em toda criação positiva e de apego seguro que permite que os pequenos se sintam motivados e confiantes para alcançar novos objetivos.
A lei do esforço máximo é uma etapa fundamental
Agora que você conhece mais sobre a lei do esforço máximo exposta por María Montessori, pode entender mais sobre o comportamento de seus pequenos e como aos poucos eles ganham mais autonomia, liberdade e força em seus corpos.
Portanto, tente motivar seus filhos e transmitir-lhes amor e segurança emocional para que ousem explorar novas habilidades sem se machucar. Desta forma, permite-se que as crianças evoluam em seu próprio ritmo e não as tornamos dependentes dos cuidados extremos dos outros.
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