Melhore o desempenho dos alunos com motivação

Vamos analisar como a motivação do aluno influencia a capacidade de sucesso em um curso.
Melhore o desempenho dos alunos com motivação
Azucena Fernández

Escrito e verificado por a professora Azucena Fernández.

Última atualização: 13 abril, 2023

Um estudo recente de cinco pesquisadores da Universidade de Washington, bem como do Teachers College da Universidade de Columbia, visa explorar como alunos motivados têm melhor desempenho, especialmente em áreas como ciência e tecnologia.

O estudo Even Einstein struggled: Effects of Learning About Great Scientists’ Struggles on High School Students’ Motivation to Learn Science (Even Einstein: efeitos do aprendizado sobre as lutas dos grandes cientistas na motivação dos alunos do ensino médio para aprender o estudo de ciências) se focou em alunos do ensino médio.

Quando entrevistados durante o estudo, a maioria dos alunos disse que qualquer pessoa que quisesse ser cientista tinha capacidade para isso. Além disso, para eles, qualquer pessoa com um sonho ou uma nova ideia poderia entrar no campo da ciência. Esses mesmos alunos também responderam que não estavam qualificados para seguir carreira em ciências. Eles não achavam que era uma área na qual poderiam se destacar.

Foi assim que os pesquisadores perceberam que a autoconfiança e a autopercepção têm forte impacto nos níveis de motivação. O estudo de que estamos falando se concentra especificamente na sala de aula de ciências, mas os cientistas concluíram que as mesmas teorias podem ser aplicadas a qualquer tipo de sala de aula em qualquer nível de ensino.

Motivação e percepção

O estudo descobriu que os alunos que ouviram histórias de cientistas que se destacaram, sem mais dados, eram menos propensos a sentir que também tinham o mesmo talento necessário para liderar carreiras de sucesso no campo.

Melhore o desempenho dos alunos com motivação.

No entanto, os alunos que ouviram histórias sobre cientistas que tiveram que lutar por seus objetivos (para superar problemas sociais ou desafios acadêmicos) eram mais propensos a sentir que também poderiam superar esses desafios e ter um melhor desempenho em sala de aula.

O estudo sobre o desempenho do aluno com motivação

Os pesquisadores deram aos grupos de controle currículos diferentes com informações de histórias sobre cientistas que fizeram contribuições notáveis para a ciência e enquadraram as histórias de maneiras diferentes.

  • Histórias sobre a luta de cientistas famosos para encontrar seus objetivos: esses alunos tinham maior probabilidade de ter um desempenho melhor em sala de aula. Eles estavam mais motivados.
  • Histórias de realizações de cientistas, sem mais dados: esses alunos não tinham tanta probabilidade de se sair bem. Foi identificado um impacto negativo no desempenho do curso. Impacto associado a fornecer aos alunos histórias de conquistas de cientistas sem explicar suas motivações e dificuldades.

Portanto, a pesquisa mostra que a composição do curso e como as informações são apresentadas podem ter um impacto significativo. Este impacto influenciará a motivação dos alunos e sua percepção em sala de aula.

Composição do curso para melhorar o desempenho do aluno com motivação

Todos os profissionais da educação, desde professores do ensino fundamental até professores do ensino médio ou universitário, têm um desafio. Eles precisam criar um curso que seja envolvente e empolgante para todos os alunos.

Ao projetar um curso, o professor deve levar em consideração os objetivos acadêmicos a serem alcançados, os níveis de desempenho e os fatores socioeconômicos que podem afetar os alunos que participam desse curso.

Além disso, estratégias motivacionais devem ser levadas em consideração no desenvolvimento de um curso. O conteúdo não importa, pois podemos estar falando sobre compreensão de leitura ou um assunto de ciências.

Melhore o desempenho dos alunos com motivação.

O estudo mostra que a motivação dos alunos está diretamente relacionada à sua autoconfiança. A composição do curso que acomoda esse fato pode melhorar a experiência de todos os alunos.

Orientações para a concepção de um curso capaz de motivar

Antes de tudo, os alunos que estarão em sala de aula devem ser avaliados. Idade, níveis de desenvolvimento e níveis de desempenho devem ser levados em consideração ao projetar um curso específico. Além disso, o histórico socioeconômico dos alunos pode ser importante no desenvolvimento da capacidade de sentir confiança em si mesmos.

Em segundo lugar, o professor deve considerar todos os temas que vai tratar ao longo do ano letivo. Os tópicos específicos e o alcance dos objetivos podem ser afetados pelos níveis de motivação dos alunos. Os alunos devem ser encorajados a acreditar em suas habilidades. Se conseguirmos motivá-los, esses objetivos serão alcançados com mais facilidade.

Usando os resultados deste estudo, seremos capazes de criar uma composição de curso mais eficaz. E isso terá como objetivo melhorar os níveis de desempenho dos alunos com motivação em sala de aula. Apenas é necessário apresentar o material de uma forma diferente do que é feito tradicionalmente.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Lin-Siegler, Xiaodong, Ahn, Janet N.,Chen, Jondou, Fang, Fu-Fen Anny, Luna-Lucero, Myra Even. (2016). Einstein struggled: Effects of learning about great scientists’ struggles on high school students’ motivation to learn science. Journal of Educational Psychology.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.