O que são as semanas mágicas dos bebês?

As interrupções do sono estão frequentemente ligadas ao desenvolvimento e amadurecimento da criança. Você quer saber mais?
O que são as semanas mágicas dos bebês?
Samanta Ruiz

Revisado e aprovado por a professora Samanta Ruiz.

Escrito por Samanta Ruiz

Última atualização: 23 novembro, 2022

Choro, desconforto, interrupção do sono. E o meu pequeno? Aprenda o que são as semanas mágicas dos bebês e entenda por que, muitas vezes, você sente que coisas diferentes acontecem.

Por décadas, fala-se de regressões do sono em bebês e o que elas significam. Em termos de ciência, o estudo mais difundido é o da antropóloga Hetty van de Rijt e do psicólogo Frans Plooij, publicado em 1992. Eles descobriram que as crianças dão certos saltos mentais em seu desenvolvimento durante os primeiros 20 meses de vida e que esses períodos podem ser previstos.

Esses períodos difíceis foram caracterizados principalmente por aumento do choro e diminuição da independência e quantidade de sono.

– Hetty van de Rijt, Frans Plooij-

As investigações desses cientistas se transformaram em um livro e lá eles chamaram esses dias do bebê como as Wonder Weeks .

Wonder Weeks: quando são e como reconhecê-las?

Como mãe, você sabe que tem uma conexão especial com seu filho. Se você perceber que ele está diferente, que está mais irritado do que o normal ou que alterou seus horários de sono, pode ser uma das chamadas semanas mágicas dos bebês. Hoje em dia, o cérebro do seu filho está se preparando para uma mudança. Quando cada estágio terminar, seu filho se acalmará e incorporará novos aprendizados.

A cronologia dos saltos ou leaps foi padronizada e, embora as semanas possam ser variáveis (um pouco mais ou menos), a sequência seria sempre a mesma.

Semana 5 – Salto 1

O bebê está em processo de adaptação às suas sensações no novo ambiente. Consequentemente, ele passa mais horas acordado para reconhecer seu mundo. Na 5ª semana e, muitas vezes, nas últimas horas do dia, você notará que seu filho fica inquieto e você tem dificuldade em colocá-lo para dormir.

Semana 8 – Salto 2

Nesses dias, o bebê começa a reconhecer padrões. Por exemplo, ele descobre que pode repetir movimentos com as mãos e também sons, então ele faz isso várias vezes. Essa descoberta o deixa inquieto e provavelmente terá problemas para adormecer. Portanto, certifique-se de que ele esteja confortável e que seu quarto seja silencioso.

Quando o bebê descobre que pode repetir movimentos e sons, fica inquieto e repete as ações. Isso torna mais difícil para ele adormecer.

Semana 12 – Salto 3

O pequeno distingue os diferentes tons de voz e os seus movimentos são mais coordenados e suaves. O reconhecimento do mundo lhe causa alguns nervos. Por isso, ele fica mais ativo e começa a mudar sua rotina de sono aos poucos.

Semana 19 – Salto 4

Reconhece sequências e as causas e consequências de algumas ações simples. É ideal aproveitar essa nova capacidade de criar eventos reconhecíveis, como organizar uma rotina de sono eficaz.

Semana 26 – Salto 5

O bebê expande seu mundo espacial e a compreensão das distâncias. Por esse motivo, ele manifesta ansiedade quando você se afasta dele. Além disso, ele está se tornando mais móvel e provavelmente começará a engatinhar e rolar por conta própria. Este último ato pode levar à interrupção do sono e ao desconforto subsequente de não conseguir adormecer rapidamente.

Semana 37 – Salto 6

Nesta semana mágica, seu bebê começa a se diferenciar e a entender que certas coisas são diferentes de outras. Especialistas dizem que ele é capaz de distinguir categorias. Já com um grau de mobilidade total, o sono é interrompido mais do que o normal pelos próprios movimentos.

Semana 46 – Salto 7

Seu filho reconhece sequências simples como acordar, se vestir e tomar café da manhã. Os bebês não gostam de incertezas, eles gostam de saber o que vem a seguir, então se sentem muito confortáveis quando conseguem. É possível que queira pular  uma soneca e, assim, alterar sua rotina de sono.

Na semana 55, o bebê começa a escolher de acordo com suas preferências. Por exemplo, qual é o brinquedo que ele mais gosta.

Semana 55 – Salto 8

Depois de um ano de vida, seu bebê começa a ter preferências e a escolher, por exemplo, se gosta mais de um brinquedo ou de outro. Percebendo que ele pode fazer escolhas por si mesmo, tenta pular uma soneca ou esticar a hora de dormir, por exemplo.

Semana 64 – Salto 9

Os bebês já sabem o que é uma sequência e agora estão começando a entender o que é uma consequência. Então, aplicam isso para alcançar seus objetivos. Se eu fizer isso, isso acontece. A ansiedade dessa descoberta pode perturbá-los e ter consequências em seu sonho. Este é o momento de começar a estabelecer limites.

Semana 75 – Salto 10

Seu filho é capaz de entender que situações diferentes são resolvidas de maneiras diferentes. Por exemplo, as coisas feitas em casa e na creche não são as mesmas. Além disso, ele pode mudar seu comportamento e se adaptar a cada sistema ou fazer birras para mostrar que não está satisfeito com isso.

Por fim, é provável que ele queira alterar suas horas de sono e fique insatisfeito quando você quer colocá-lo na cama.

Entenda quais são as semanas mágicas dos bebês para sustentar seu filho

A principal mudança que toda semana mágica passa é a evolução da percepção. Quanto mais percebem o mundo, mais curiosos e ansiosos ficam os bebês, dificultando a conciliação e a manutenção de uma rotina de sono. Você pode ajudá-los, tornando o local para dormir confortável e tranquilo. A ideia é criar um ambiente calmo para que o pequeno possa relaxar.

Embora o assunto das regressões do sono em bebês seja controverso, podemos traçar um paralelo. Por exemplo, pense em você e em como você fica inquieta quando descobre algo novo. Como você dorme nesse dia? Bem, com bebês é a mesma coisa! Só que eles precisam do seu apoio para se acalmar e descansar bem para começar o novo dia.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.



Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.