Quando os dentes de leite caem e os dentes permanentes aparecem

· 28 de fevereiro de 2019
O processo de queda e renovação dentária da criança é uma etapa muito importante que pode variar de acordo com o desenvolvimento de cada uma delas. Embora os dentes de leite não sejam definitivos, ajudam a criança a mastigar e falar corretamente.

Geralmente, os dentes de leite caem a partir dos cinco anos de idade e são gradualmente substituídos pelos dentes permanentes. Desde o momento em que o primeiro dente de leite começa a nascer até que o último caia, demora cerca de três anos.

Provavelmente, os primeiros dentes que nasceram serão os primeiros a cair. No entanto, para se livrar das dúvidas, é conveniente saber em que ordem os dentes de leite caem.

Quando os dentes de leite começam a sair?

A dentição infantil começa aos 5 meses de idade. No entanto, só por volta dos 6 ou 8 meses que os primeiros dentes começam a aparecer.

Alguns bebês mostram seus dentes mais cedo do que outros. Tudo depende do seu ritmo de crescimento. Esses dentes não servem apenas para falar e comer, mas possuem outro propósito igualmente importante: demarcam o espaço onde os dentes definitivos finalmente irão aparecer.

A ordem em que os dentes de leite aparecem

Os primeiros dentes a sair são os incisivos inferiores, geralmente a partir dos 6 meses de idade. Imediatamente, os incisivos superiores os seguem, por volta dos 8 meses de idade.

O mais comum é que depois saiam os incisivos laterais e, então, os molares. Aqueles que saem por último são os segundos molares, às vezes eles não aparecem até a criança completar 3 anos de idade.

Como os dentes de leite caem?

A queda dos dentes de leite ocorre quando o dente definitivo começa a pressionar o dente temporário. Essa pressão faz com que o dente se solte lentamente devido ao desgaste na raiz, até cair.

Uma vez que isso acontece, um espaço fica disponível, que será o lugar onde o novo dente aparecerá. Finalmente, ele começará a se mover até cair ou até ser removido para evitar que a criança o engula.

Em que ordem os dentes de leite das crianças caem?

É normal que, após os 5 anos, a criança perceba que um de seus dentes começa a ficar mole. Este é um sinal de que o processo de renovação dentária começou a fim de chegar à dentição final.

É necessário explicar que, embora existam estimativas, não se sabe com certeza em que ordem os dentes de leite caem. Como mencionamos anteriormente, diferentes fatores podem influenciar esse processo.

Dentes inferiores

  • Incisivos centrais: muitas vezes, os incisivos centrais são os primeiros a cair, entre 5 anos e meio e 6 anos de idade.
  • Incisivos laterais: são os próximos a cair, a partir dos 6 anos e meio.
  • Caninos e primeiros molares: caem por volta dos 9 anos e meio
  • Segundos molares: caem um ano depois, próximo dos 10 anos e meio.

Dentes superiores

  • Incisivos centrais e laterais: tendem a sair quase ao mesmo tempo que os incisivos inferiores, em torno de 6 anos e meio.
  • Molares e caninos: os primeiros caem aos 9 anos e meio; os caninos, entretanto, com cerca de 10 anos e meio.
  • Segundos molares: são os últimos a cair, aos 10 anos e meio.

A dentição infantil começa aos 5 meses de idade. No entanto, só por volta dos 6 ou 8 meses que os primeiros dentes começam a aparecer.

7 fatos interessantes sobre os dentes de leite

Se você pensou que sabia tudo sobre os dentes de leite, nós vamos contar algumas curiosidades que podem te surpreender:

  • Alguns bebês nascem com dentes de leite prontos para sair.
  • A raiz dos dentes de leite existe.
  • Algumas crianças experimentam uma condição durante a erupção dos dentes permanentes chamados “dentes de tubarão”. Isso se distingue porque o definitivo começa a sair atrás do dente de leite, sem que o temporário tenha caído.

  • Os dentes permanentes não são tão brancos quanto os dentes de leite e são menos afiados.
  • O tamanho dos dentes definitivos é maior em relação aos dentes de leite.
  • Os molares permanentes começam a sair aos 6 anos.
  • O número de dentes de leite é 20, enquanto os dentes permanentes são 32 se os dentes do siso forem incluídos na conta.

Para manter os dentes saudáveis, eles devem ser limpos adequadamente. Da mesma forma, isso também deve ser feito quando os dentes definitivos saírem. Explicar à criança a ordem em que os dentes de leite caem e como funciona todo o processo pode ajudar a acalmar a ansiedade.

Lembre-se de que uma vez que os dentes de leite são substituídos pelos dentes permanentes, nenhum destes têm substitutos naturais.

  • Magalhães, A. C., Rios, D., Honório, H. M., & Machado, M. A. de A. M. (2009). Estratégias educativas-preventivas para a promoção de saúde bucal na primeira infância TT - Educative-preventive strategies to provide oral health in childhood. Odontol. Clín.-Cient.