Valores importantes nos primeiros 5 anos anos de vida

· 28 de setembro de 2018
Alguns pais acreditam que tentar ensinar valores aos seus filhos quando eles são muito pequenos é impossível e inútil. Acreditar que isso não faz sentido por causa da idade é um erro.

Os primeiros anos de vida definem muitas das características de uma pessoa. Portanto, neste artigo, vamos destacar 5 valores importantes que devemos ensinar aos nossos filhos, preferencialmente, nos 5 primeiros anos de suas vidas.

Se seu filho se encontra nesta faixa etária, leve em consideração alguns valores importantes que você deve ensinar a ele. Quanto mais cedo você realizar esse trabalho, será mais fácil para os pequenos adotar esses valores em suas vidas.

5 valores importantes que devemos ensinar às crianças

Honestidade

A melhor maneira de inserir a honestidade na vida do seu filho é sempre falar a verdade.

Se o seu filho te vê mentir, mesmo que você tente dar uma explicação coerente, certamente ele ficará confuso e aprenderá que não tem problema mentir. Nesse caso, ele verá as mentiras como algo normal, natural e sem importância.

Mas também quando você perceber que seu filho mentiu, evite exagerar. O ideal é explicar a importância de dizer a verdade, com palavras fáceis de entender.

Se se ver em uma situação na qual seu filho está mentindo, faça-o parar e diga claramente que você sabe que ele está mentindo. Em seguida, peça para ele dizer a verdade.

Dessa forma, a criança aprenderá que mentir não tem nenhum sentido e que sempre é melhor ser honesto desde o início.

As crianças de 0 a 5 anos realmente não dizem mentiras que causam danos. O problema é que se você deixá-los mentir, criarão hábitos difíceis de substituir no futuro.

Justiça

Quantas vezes você fez seu filho pedir desculpas por uma atitude ruim? Quantas vezes houveram consequências por um mau comportamento?

O segundo dos valores importantes que você não pode deixar de ensinar aos seus filhos nos primeiros 5 anos de vida, sem dúvida, é a justiça.

Ensinar sobre a justiça para seus filhos implica que eles aprendam que cada atitude tem uma consequência. Os pais que optam por ignorar o mau comportamento dos filhos lhes ensinam que nada acontece.

Logo, quando os pequenos crescem e enfrentam o mundo real, não sabem como lidar com as regras.

Determinação

valores importantes

Motivar seu filho a enfrentar novos desafios o ajuda a ter determinação e autoconfiança. O terceiro dos valores importantes que você deve ensinar aos seus filhos nos seus primeiros 5 anos vai mostrar a eles como encarar situações complexas da vida.

A melhor maneira de lhes ensinar esse valor é evitar recompensas em excesso. É bom que você reconheça cada avanço que seu filho tiver e o parabenizar por isso. O que você deve controlar é a forma como você o recompensa.

Se cada vez que seu filho comer vegetais você lhe der um doce, ele deixará de ver a boa dieta como algo bom para a vida. Em vez disso, começará a enxergar as recompensas como uma obrigação sua.

Portanto, desafie seu pequeno a melhorar cada vez mais e a cumprir com suas metas. Uma boa maneira para alcançar isso é incentivá-lo a praticar esportes.

Consideração

O quarto valor que você deve ensinar aos seus filhos é aprender a respeitar e pensar nos sentimentos dos outros. Vivemos rodeados de pessoas e simplesmente não podemos passar por cima delas.

Seus filhos devem entender que suas ações e palavras podem ferir ou ajudar os outros. O primeiro passo, portanto, pode ser explicar para eles que disseram algo inadequado quando for o caso.

Entenda que eles ainda não sabem reconhecer essas situações. Portanto, é seu dever explicar a situação com palavras amáveis. Convide-os a se colocar no lugar das outras pessoas. O que elas pensariam? Como se sentiriam? Gostariam de receber a mesma atitude?

Converse com eles de forma sincera e você verá que entenderão e adotarão esse valor em pouco tempo e com o mínimo esforço.

Amor

valores importantes

Os pais geralmente pensam que os filhos são seres amorosos por natureza. Embora seja verdade, você sempre deve conversar sobre o último dos nossos valores importantes e lhes explicar que deve ser recíproco.

Tirar alguns segundos do dia para dizer ao seu filho que você o ama será algo completamente especial e diferente para ele.

Quando você demonstra seu amor, seu filho aprende que essa atitude é positiva e também aprenderá a mostrar seu amor pelos outros.

Não tenha medo de beijar e abraçar seu pequeno. Certamente, eles precisam disso para se sentirem seguros e especiais.

Esses são os valores que não devem ser negligenciados nos primeiros anos de vida do seu filho. Sem dúvida, esses valores tão importantes irão estabelecem a base de um bom comportamento e de uma pessoa feliz.