Dicas para cuidar dos dentes de leite

20 de junho de 2018
O cuidado com os dentes de leite é muito importante. Não só porque garante um sorriso saudável na idade adulta, mas também porque permite desenvolver um hábito saudável nas crianças.

Os primeiros dentes devem ser cuidados com a mesma dedicação que os dentes permanentes. Para isso, existem produtos adequados à sensibilidade das crianças.

Às vezes, os pais não se preocupam em escovar os dentes do bebê quando começam a aparecer. Em parte porque ficamos sensibilizados com essa fase ou porque nos preocupamos com possíveis reações adversas que poderiam ocorrer enquanto os dentes estão nascendo.

Sabemos que é ideal a própria criança escovar seus dentes assim que for capaz de fazer isso. Dessa forma, incentivamos seu interesse. Mas enquanto ainda é um bebê, continua a ser responsabilidade dos pais realizar essa tarefa.

Especialistas recomendam cuidar da saúde bucal desde os primeiros dentinhos.

Dicas para cuidar dos dentes de leite

Existem regras básicas para cuidar dos dentes, sejam ou não de leite. Em primeiro lugar, temos a escovação, que deve ser realizada pelo menos três vezes por dia, com ênfase na escovação ao acordar e antes de dormir. Também não podemos nos esquecer da escovação após as refeições principais, principalmente depois do café da manhã.

cuidar dos dentes de leite

Outra recomendação geral é a consulta frequente com especialistas. As crianças devem ir ao dentista pelo menos a cada seis meses a fim de fortalecer o esmalte dos dentes.

Prevenir o aparecimento das cáries contribui para uma boa mastigação, um fator muito importante para uma correta formação dentária.

Para começar com os cuidados da saúde oral dos nossos filhos, é importante abordar as seguintes recomendações:

  • Junto com escovação adequada e visitas regulares ao dentista, é aconselhável o uso do fio dental. Como se sabe, o uso desse item é necessário a partir de quando a dentição estiver quase completa. Deve-se utilizar sob a supervisão de um adulto, enfatizando a região molar, onde há menor alcance para a escova dental.
  • Algumas crianças são mais propensas ao aparecimento das cáries. Isso pode acontecer porque em seus dentes de leite predominaram fissuras pronunciadas, outras vezes se deve à propensão genética ou, ainda, por fraqueza do esmalte. Nesses casos, é preciso ter mais cautela e as consultas com o dentista se tornam obrigatórias.
  • Outro sinal que requer muita atenção é quando os dentes começam a se mover de forma irregular. Embora seja normal que os dentes de leite se movam, é necessário que o espaço reservado para o dente permanente seja adequado. Nesse sentido, por vezes, acaba sendo necessária a remoção dos primeiros dentes.
cuidar dos dentes de leite

E não para por aí…

  • Para ter certeza de que estamos prevenindo as cáries, devemos evitar o consumo de alimentos doces antes de dormir. Portanto, é aconselhável não dar mamadeira, suco ou qualquer outra substância doce para a criança logo antes de se deitar. Após a escovação, a criança só deve beber água.
  • É aconselhável equilibrar a alimentação nessa fase. Por conseguinte, o controle em relação ao consumo de doces, refrigerantes ou alimentos à base de açúcar é aconselhável. Ao mesmo tempo, incorpore frutas, legumes e laticínios na dieta do seu filho.
  • De acordo com a idade da criança, é preferível que ela seja responsável pela realização da própria higiene bucal. O pequeno deve participar da escovação e limpeza da boca sempre com a supervisão dos pais.
  • A escovação com flúor também é recomendada. Mas para isso é necessário que a criança tenha a idade e/ou capacidade para cuspir corretamente. Essa enxague final deve ser feito sempre com acompanhamento do adulto porque a criança não deve engolir a substância.
  • O cuidado dos dentes de leite também envolve o acompanhamento para que não ocorram irregularidades na formação de dentes e evitar lesões ou fraturas. Nesse caso, se a criança fizer alguma atividade física que exponha a integridade dos dentes, é necessário o uso de protetor bucal.
Recomendados para você