Quando introduzir o cacau na dieta do bebê

Vamos contar a partir de quando você pode começar a oferecer cacau amargo para o bebê. Um alimento de origem vegetal que se destaca por sua densidade nutricional.
Quando introduzir o cacau na dieta do bebê

Última atualização: 03 Outubro, 2021

O cacau é um dos melhores alimentos que você pode introduzir na dieta do seu bebê. Claro, estamos falando de sua versão natural, que é bem diferente daquela dos chocolates comerciais. Estes últimos contêm grandes quantidades de açúcares adicionados, o que diminui o seu valor nutricional.

No entanto, o cacau amargo é um produto de origem vegetal que concentra grande quantidade de nutrientes essenciais. Seu consumo regular está associado a melhorias em vários parâmetros de saúde. Por esse motivo, os especialistas incentivam sua introdução oportuna na dieta do bebê.

Benefícios do cacau

Quando falamos sobre as propriedades do cacau amargo, devemos destacar sua ação sobre os níveis de pressão arterial. De acordo com uma revisão sistemática da Colaboración Cochrane, esse alimento é capaz de normalizar esses níveis e, assim, reduzir o risco de doenças cardiovasculares no futuro.

Outra vantagem do cacau é que ele concentra ácidos graxos mono e poli-insaturados de alta qualidade. Entre os saturados, predomina o ácido esteárico, que se transforma em ácido oleico no intestino. Esse elemento causa alterações positivas na microbiota quando consumido regularmente.

Por outro lado, o cacau fornece micronutrientes essenciais como cálcio, potássio, fósforo e magnésio. Todos eles são essenciais para o correto desenvolvimento da criança.

O cacau traz muitos benefícios para as crianças.

Quando introduzir o cacau na dieta do bebê?

As últimas diretrizes da Associação Espanhola de Pediatria recomendam adiar a introdução até depois do primeiro aniversário. Após esse tempo, o produto pode ser bem tolerado pelos pequenos. No entanto, é importante oferecê-lo em pequenas quantidades para que o bebê não o rejeite por causa de seu sabor amargo.

Por outro lado, quando falamos em cacau, estamos nos referindo à versão mais pura desse alimento, e não a preparações solúveis comerciais. Estes últimos têm açúcares adicionados ou adoçantes artificiais, que podem ser prejudiciais à saúde.

O ideal é escolher uma variedade orgânica e ecológica, para adicionar uma pequena porção à mamadeira ou aos diversos preparos oferecidos ao bebê. Dessa forma, é possível aumentar a densidade nutricional, garantindo ao mesmo tempo um fornecimento adequado de minerais e vitaminas.

É importante observar que o cacau é um produto calórico, portanto também não se deve consumi-lo em excesso.

Qual é a melhor hora do dia para oferecer o cacau ao bebê?

A hora ideal do dia para oferecer o cacau ao bebê é o lanche, seja dissolvido em um mingau de cereal ou misturado com o leite da mamadeira.

É conveniente experimentar outras alternativas, porque no início a criança pode rejeitar esse gosto. As diferentes combinações com frutas podem torná-lo mais palatável.

Também existem patês para lanches, mas essa opção é recomendada para crianças mais velhas. É importante prestar atenção especial às informações nutricionais, pois alguns produtos podem conter aditivos prejudiciais à saúde. Além disso, muitos combinam cacau com nozes, que devem ser incorporadas quando o pediatra permitir.

meninas bebês bebem bebida copo leite chocolate cacau nutrientes fortes superalimento

Cacau, um alimento saudável para o bebe

Como comentado, o cacau orgânico e amargo é um produto altamente recomendado para introduzir na dieta do seu bebê. Não só porque concentra nutrientes de alta qualidade, mas por todas as suas propriedades benéficas para o corpo.

Pode começar a ser administrado a partir do primeiro ano de vida, desde que as versões com adição de açúcares sejam evitadas. Como regra geral, é conveniente limitar o consumo de açúcar nas primeiras etapas, para evitar que a criança se acostume com o excesso desse sabor.

Pode interessar a você...
Quando introduzir os cereais na dieta do bebê?
Sou Mamãe
Leia em Sou Mamãe
Quando introduzir os cereais na dieta do bebê?

A maternidade é uma experiência linda e ao mesmo tempo intimidadora, e uma das incógnitas das mães é saber quando introduzir os cereais na dieta do...