Por quanto tempo as crianças podem manter a concentração, com base na idade

É normal que as crianças pequenas se distraiam facilmente e não consigam se concentrar por longos períodos de tempo. Aqui contamos a você o que é esperado para cada idade e como usar essas informações.
Por quanto tempo as crianças podem manter a concentração, com base na idade
Elena Sanz Martín

Revisado e aprovado por a psicóloga Elena Sanz Martín.

Escrito por Elena Sanz Martín

Última atualização: 25 outubro, 2022

A capacidade de concentração das crianças é uma questão que preocupa muitos pais. Vendo que seus filhos se distraem facilmente, eles podem ficar alarmados e se perguntar se há um problema de déficit de atenção.

A verdade é que esta é uma capacidade complexa que se desenvolve progressivamente. Às vezes, exigimos mais dos pequenos do que os pequenos podem dar. Por isso, é conveniente saber por quanto tempo as crianças conseguem manter a concentração de acordo com a idade.

Essa preocupação é legítima considerando que cada vez mais se fala em TDAH. No entanto, uma criança que se distrai durante a leitura, que muda de atividades ou jogos com frequência ou que se levanta o tempo todo enquanto faz a lição de casa não necessariamente tem um problema. Este distúrbio é muitas vezes superdiagnosticado mesmo por profissionais. Por isso, antes de rotular uma criança, devemos verificar se o seu atendimento corresponde ao esperado para sua faixa etária.

Por quanto tempo as crianças podem manter o foco?

Atenção e concentração são duas funções essenciais durante a infância, pois delas depende o aprendizado. As crianças ganham progressivamente mais controle sobre seus recursos de atenção e se tornam capazes de manter o foco por mais tempo. No entanto, isso depende do desenvolvimento e da maturação do cérebro, não é um processo que pode ser forçado.

Se você quiser saber quanto tempo seu filho deve conseguir se concentrar, aqui está uma estimativa de acordo com a idade:

Primeiro ano

Durante o primeiro ano de vida, a atenção do bebê é fugaz e inconstante. A criança pode se concentrar no rosto ou na voz de seus cuidadores, mas é rapidamente distraída por qualquer estímulo ambiental. Sua capacidade de concentração não excede 4 ou 5 minutos.

A capacidade de concentração dos bebês dura apenas entre 4 e 5 minutos. Eles geralmente se concentram na voz dos pais ou de estímulos ambientais.

De 1 a 2 anos

Nesse momento, as crianças tendem a focar sua atenção no que lhes causa curiosidade ou no que é marcante. Elas ainda não conseguem controlar intencionalmente sua atenção e a concentração não é mantida por mais de 6-8 minutos.

De 2 a 3 anos

A partir deste estágio, a atenção voluntária se desenvolve e o bebê já é capaz de controlar onde coloca seu foco atencional. A capacidade de concentração também aumenta, mas ainda é reduzida e fica em torno de 10 ou 15 minutos.

De 3 a 4 anos

O controle da atenção é aumentado. Uma criança desta idade já será capaz de mudar sua atenção à vontade e permanecer focada por 15 a 20 minutos. Ela terá sucesso especialmente se o estímulo ou a tarefa for do seu agrado. No entanto, é fácil se cansar e querer mudar de atividade se não lhe agradar.

4 a 5 anos

Nessa idade, as crianças podem se concentrar por até 25 minutos (embora geralmente seja menos). Além disso, elas começam a usar a atenção dividida, por meio da qual prestam atenção a vários aspectos enquanto se concentram em uma tarefa. Por exemplo, elas podem ouvir você e responder suas perguntas enquanto brincam com massinha de modelar.

De 6 a 9 anos

Já na fase escolar, a capacidade de concentração das crianças aumenta significativamente. Uma criança dessa idade pode manter sua atenção em uma tarefa por períodos de 30 a 45 minutos. Além disso, ela pode participar deliberadamente de uma tarefa ou atividade, mesmo que não goste. Estes são dois avanços muito importantes para poder adquirir aprendizado acadêmico.

No entanto, ainda é possível que a criança se distraia por períodos de tempo muito mais curtos se estiver entediada. Quando isso acontece, ela pode querer mudar de atividade ou precisar de pequenas pausas.

A partir dos 10 anos, as crianças já conseguem se concentrar por mais tempo. Elas podem até se distrair e voltar a se focar novamente no assunto.

10 anos acima

A partir dessa idade, crianças e jovens conseguem se concentrar por períodos cada vez mais longos, de 50 minutos a mais de uma hora. Apesar da distração, eles são capazes de reorientar e continuar na tarefa. No entanto, como acontece com os adultos, tudo vai depender da atividade. Além disso, mesmo nesta fase, pausas mentais serão necessárias.

Como ajudar as crianças a manter o foco

Como você pode ver, a capacidade das crianças de manter a concentração aumenta progressivamente à medida que crescem. Isso está relacionado à maturação do córtex pré-frontal, que é uma área do cérebro que não termina de se desenvolver até depois da adolescência. Por isso, é conveniente ter paciência e estar atento ao momento evolutivo em que a criança se encontra para não exigir mais do que o devido.

De qualquer forma, existem certas maneiras de aumentar a atenção e a concentração dos pequenos. Estes são alguns exemplos:

  • Incentivar a motivação: atividades atrativas e prazerosas despertam mais curiosidade e aumentam a concentração dos pequenos. Portanto, é interessante tentar abordar as tarefas de uma forma original que os motive a se envolver.
  • Tenha em conta os ritmos circadianos e o estado das necessidades: há certas horas do dia em que a criança consegue se concentrar melhor do que outras. Se estiver com sono, com fome, cansada ou irritada, sua concentração não será a melhor e este não é o momento certo para trabalhar nisso.
  • Preste atenção ao ambiente: se você deseja que seu filho permaneça focado, é importante que o ambiente esteja livre de distrações e estímulos irrelevantes. Por exemplo, a televisão ligada ao fundo ou o resto dos irmãos brincando no mesmo cômodo pode ser muito perturbador. Um espaço bagunçado, sujo ou mal iluminado pode ter o mesmo efeito.
  • Organize os tempos: o objetivo é motivar as crianças a terminar a tarefa que estão realizando, mas é muito possível que elas precisem fazer algumas pausas, que podem ser programadas de acordo com as informações acima sobre o tempo de concentração de acordo com a idade. Depois de descansar por alguns minutos, elas podem retomar a tarefa.

Por fim, não podemos ignorar o efeito que as telas e a tecnologia exercem nos pequenos. Dispositivos móveis, aplicativos e mídias sociais prejudicam sua capacidade de concentração, por isso é importante limitar seu uso. Ao contrário, algumas atividades como realizar técnicas de respiração, pintar mandalas, montar quebra-cabeças ou copiar desenhos estimulam essa função, tornando-se uma excelente alternativa de entretenimento.


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