Os cursos on-line são bons para o aprendizado das crianças?

Atualmente, a educação ultrapassou limites inimagináveis. O modo on-line veio para ficar, e seus filhos podem tirar muito proveito disso. Confira mais informações a seguir.
Os cursos on-line são bons para o aprendizado das crianças?

Última atualização: 15 Setembro, 2021

O aprendizado presencial em sala de aula é o modo de instrução tradicional. Trata-se de uma forma de educação e formação que nunca sai de moda graças às vantagens que oferece. Porém, hoje em dia e com o desenvolvimento da Internet e o avanço das novas tecnologias, parece que outras formas de aprendizagem mais interativas e motivadoras começam a surgir para os mais pequenos. Os cursos on-line são um bom exemplo disso.

Os cursos on-line e o estudos através de plataformas na Internet atraem mais facilmente a atenção das crianças. No entanto, é importante ter em mente que, para obter o máximo do aprendizado on-line, é necessário ter força de vontade e perseverança. Para que um curso on-line seja benéfico para uma criança, ela deve ser constante e ter um horário de estudo fixo para que sua força de vontade não diminua em nenhum momento.

Dessa forma, aprender pela Internet exige mais esforço, principalmente quando se trata de crianças pequenas. É normal que muitas vezes os filhos não consigam organizar o seu próprio tempo de estudo. Então o trabalho dos pais nesses casos será ajudá-los e encorajá-los a serem constantes.

Os cursos online contribuem para a educação das crianças

 

A aprendizagem muda de formato

Embora os métodos de aprendizagem possam variar de formato, toda preparação acadêmica requer estratégias educacionais e técnicas de estudo eficientes. Da mesma forma, os cursos on-line exigem esforço do aluno, que muitas vezes terá que traçar seus próprios objetivos, pois não conta com a ajuda de um professor para orientá-lo.

O desenvolvimento das mídias e tecnologias tem feito com que a sociedade se torne mais exigente, principalmente com os alunos mais jovens. Dessa forma, a educação escolar foi obrigada a se adaptar às novas necessidades de um mundo globalizado e tecnológico.

Para ajudar os alunos a alcançar seus objetivos e apoiá-los academicamente, muitos pais recorrem a tutores pessoais por meio da Internet, da educação on-line por meio de cursos ou uma combinação de ambos, muitas vezes com resultados promissores. Alunos que, além de frequentarem a escola, aproveitam o tempo livre para aprender por meio de cursos on-line, reforçam seus conhecimentos e melhoram sua média acadêmica.

Aprender é um tesouro que seguirá seu dono em todos os lugares.

-Provérbio chinês-

A educação on-line evolui a passos largos para acomodar as demandas da sala de aula e atender às necessidades dos alunos que buscam uma instrução flexível e eficaz para aprimorar e complementar suas aulas presenciais. Mas será que os cursos on-line e a aprendizagem pela Internet são adequados para o seu filho? Quais são os possíveis benefícios?

 

Os cursos online contribuem para a educação das crianças

Benefícios de aprender pela Internet com cursos on-line

  • Flexibilidade. A aprendizagem pode ocorrer a qualquer momento, em qualquer dia da semana. Os alunos não são obrigados a assistir às aulas pessoalmente e podem programar o aprendizado da maneira que desejarem. Embora eles precisem de sua ajuda para a organização, você também pode escolher o momento que mais lhe convier.
  • Oferta de disciplinas. Não importa em que matéria seu filho precise de reforço, ele pode encontrar uma grande variedade de assuntos disponíveis na Internet. Mas claro, é conveniente certificar-se de que o material para o estudo foi entendido corretamente.
  • Estrutura personalizada. Não existem dois alunos iguais. Normalmente, o aprendizado pela Internet possui uma tecnologia adaptativa, ou seja, modifica o conteúdo de acordo com o esforço e o trabalho de cada aluno. Portanto, cada aluno poderá seguir uma instrução adequada às suas habilidades.
  • Vários modos de aprendizagem. Algumas pessoas preferem estudar por meio de leituras e resumos. Outras, em vez disso, optam por vídeos e tutoriais de áudio ou aprendem melhor fazendo simulações de exames e testes… O treinamento on-line é flexível o suficiente para se adaptar às preferências de cada aluno.
  • Aprendizagem em um ambiente confortável. Onde se pode ficar mais confortável do que em casa? Alguns alunos se saem melhor estudando em casa seguindo seu próprio ritmo, sem a pressão ou o estresse que o estudo presencial pode trazer.
Pode interessar a você...
A síndrome da criança dependente das telas
Sou MamãeLeia em Sou Mamãe
A síndrome da criança dependente das telas

Você acha que o seu filho vive "grudado" nas telas? Talvez ele sofra da síndrome da criança dependente das telas. Confira em que consiste esse prob...