As crianças também precisam descansar a mente

As crianças parecem cheias de energia, mas não conseguem se concentrar durante longos períodos de tempo. Elas também precisam descansar a mente. Vamos te contar por quê.
As crianças também precisam descansar a mente

Última atualização: 09 Março, 2021

Como adultos, somos conscientes de que, quando passamos um tempo concentrados em uma tarefa, precisamos descansar a mente. Por isso, geralmente reservamos um momento para beber alguma coisa ou conversar com um colega do escritório. Embora as crianças pareçam cheias de energia, e ainda que o tempo durante o qual elas conseguem manter a concentração seja muito menor, elas também precisam descansar a mente.

Se isso não for proporcionado, as consequências não vão demorar muito a aparecer. Indo desde a irritabilidade e a frustração até falta de concentração, o esgotamento de suas capacidades cognitivas e emocionais vai se manifestar de diversas maneiras.

Muitas vezes, supomos que esses sintomas são reflexo de um mau comportamento da criança quando, na verdade, são um pedido de ajuda. Portanto, para evitar esse desconforto e prevenir os conflitos em casa, vamos tentar entender por que é tão importante descansar a mente.

O que significa descansar a mente?

Descansar a mente consiste em fazer pequenas pausas depois de passar um tempo concentrado em uma tarefa. Simplesmente, trata-se de mudar o foco da atenção para uma atividade diferente que não requeira esforço cognitivo. No entanto, a duração dessas pausas e o seu conteúdo deverão ser adaptados a cada caso.

Frequência e duração do descanso mental

Em primeiro lugar, a idade da criança é decisiva ao programar esses intervalos para descansar. As crianças menores vão precisar de pausas muito mais frequentes do que os adolescentes. Assim, as primeiras devem descansar após cerca de 15 minutos de concentração em uma tarefa, enquanto os últimos podem continuar trabalhando durante aproximadamente 45 minutos.

Da mesma forma, a duração dessas pausas para descansar nem sempre será a mesma. Para as crianças do Ensino Fundamental, 5 ou 6 minutos podem ser o suficiente para recarregar as energias. No entanto, um jovem em meio aos estudos provavelmente precisará de pelo menos 20 minutos para poder retomar a tarefa.

Como as crianças podem descansar a mente?

Por outro lado, a maneira como cada criança precisa descansar a mente pode ser diferente. Algumas crianças são mais introvertidas e recuperam o vigor fazendo atividades tranquilas sozinhas. Outros pequenos são mais dinâmicos e ativos e precisam de estímulos mais intensos e, de preferência, na companhia de outras pessoas.

Assim, antes de escolher a forma de realizar os intervalos para descansar a mente, analise o que mais se adapta à personalidade do seu filho. Algumas alternativas possíveis são as seguintes:

  • Fazer respirações profundas ou seguir uma breve meditação guiada.
  • Pintar uma ilustração ou fazer um desenho livre.
  • Praticar alongamento ou algumas posturas de yoga infantil.
  • Ouvir uma música, cantar e dançar algumas canções. As pausas que incluem exercícios físicos mostraram melhorar não só o desempenho acadêmico, como também o condicionamento físico e os hábitos das crianças.
  • Conversar sobre algo alheio à atividade, beber água ou comer algo são ações simples que fornecem esse espaço mental de que a criança precisa.

Quando as crianças precisam descansar a mente?

Os intervalos para descansar a mente são essenciais quando as crianças estão fazendo tarefas escolares ou de aprendizagem. Você verá que, ao implementá-los, muitas discussões e conflitos familiares que surgem ao fazer a lição de casa serão evitados.

Mas esse não é o único momento em que as pausas são benéficas. Elas são necessárias em qualquer atividade que requeira a energia mental da criança durante um tempo prolongado. Portanto, esteja ela lendo, jogando ou assistindo televisão, é importante mudar de tarefa periodicamente.

Da mesma forma, se a criança tiver passado por um período especialmente estressante, será muito positivo planejar um passeio em família para ajudá-la a se desconectar e se divertir. Por exemplo, fazer um passeio no campo após o período de provas será muito útil para a sua recuperação emocional.

Descansar a mente traz grandes benefícios

Esses pequenos intervalos de tempo não devem ser vistos como improdutivos nem como uma perda de tempo. Pelo contrário: eles são os melhores aliados para garantir que a criança volte à tarefa com as energias renovadas e com as faculdades ao máximo.

Os benefícios de fazer pequenas pausas incluem maior concentração, atenção e capacidade de reter informações. Também evita a fadiga e a frustração e ajuda a melhorar a atitude e o humor do seu filho. Em suma, é um hábito simples que pode contribuir para gerar grandes mudanças positivas.

Pode interessar a você...
Atividades de mindfulness e meditação para famílias
Sou Mamãe
Leia em Sou Mamãe
Atividades de mindfulness e meditação para famílias

Existem atividades de mindfulness e meditação que são excelentes para fazer em família. Elas aumentam a empatia e promovem a felicidade. Confira!



  • Méndez-Giménez, A. (2020). Resultados académicos, cognitivos y físicos de dos estrategias para integrar movimiento en el aula: clases activas y descansos activos. SPORT TK-Revista EuroAmericana de Ciencias del Deporte, 63-74. https://revistas.um.es/sportk/article/view/412531/278691
  • Rasberry, C. N., Lee, S. M., Robin, L., Laris, B. A., Russell, L. A., Coyle, K. K., & Nihiser, A. J. (2011). The association between school-based physical activity, including physical education, and academic performance: a systematic review of the literature. Preventive medicine52, S10-S20. https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0091743511000557