Sete maneiras de estimular a criatividade das crianças através do desenho

30 de junho de 2019
O desenho é uma ferramenta muito eficaz para estimular a criatividade das crianças. Neste artigo você descobrirá a importância da criatividade para o desenvolvimento infantil e como estimulá-la.

A importância de estimular a criatividade das crianças desde cedo é amplamente conhecida. De fato, as crianças criativas são mais decisivas na hora de enfrentar as dificuldades. O desenho é uma excelente ferramenta para incentivar a criatividade das crianças. Continue lendo e descubra como essa atividade pode ajudar a criatividade e a imaginação dos pequenos.

O desenho estimula a criatividade

Segundo a professora Ángeles Gervilla, a criatividade é a capacidade de gerar algo novo, seja um produto, uma técnica ou uma maneira própria de se aproximar da realidade. Em outras palavras, é a capacidade de criar.

Hoje em dia, a criatividade é muito valiosa em todas as áreas da vida seja no ambiente de trabalho, acadêmico, familiar ou pessoal. Ao estimular a criatividade nas crianças, encoraja-se a capacidade de adaptação para enfrentar qualquer tipo de desafio que ela poderia encontrar pela vida.

Nas instituições de ensino, o desenho tem um papel muito importante na primeira infância. Isso porque é uma atividade muito eficaz na hora de estimular a criatividade, especialmente nos primeiros anos de vida. É um meio pelo qual os pequenos exploram e desenvolvem tanto a sua personalidade quanto a sua relação com o ambiente.

Para Viktor Lowenfeld, o desenho é o meio de expressão que a criança tem desde cedo. Ele defende que a criança pode criar novas ideias ao desenhar, uma vez que o desenho favorece a flexibilidade e a fluidez do pensamento.

“A criatividade não representa apenas a capacidade pessoal do indivíduo, mas também uma atitude em relação à vida”.

-Issam Madi-

Estimular a criatividade das crianças é cuidar do bom desenvolvimento delas.

Sete maneiras de estimular a criatividade das crianças através do desenho

  • Use um papel em branco e evite modelos preparados. Nesse momento é importante que a criança se sinta livre e explore a sua originalidade enquanto desenha. Geralmente, os desenhos prontos dão apenas a opção de colorir e não oferecem ao pequeno a opção de contribuir com algo novo.
  • Desafie a criança a desenhar coisas que lhe causam medo ou de que não gosta de uma forma divertida ou engraçada.
  • Tenha a natureza como inspiração. Geralmente, as crianças adoram desenhar elementos da natureza como flores e animais.
  • Incentive o seu lado criativo e proponha desenhar um animal da maneira menos comum, fora dos parâmetros normais.
  • Imaginar histórias e desenhar os personagens. Crie uma história sem descrever demais os personagens. Ao ouvirem a história, as crianças já terão criado uma imagem mental dos personagens. No final, peça que desenhem de acordo com o que imaginaram.
  • Aproveite os eventos locais. Os eventos como festas regionais ou locais são uma oportunidade perfeita para descobrir o que as crianças pensam sobre elas através do desenho.
  • História em quadrinhos. Sugira que a criança conte uma história através de desenhos. Os quadrinhos são uma excelente ferramenta que não apenas estimula sua criatividade, mas também a sua capacidade narrativa.

Desenhe e brinque em família

Estimule a criatividade das crianças enquanto vocês compartilham o tempo em família. Com as brincadeiras em família, o clima da casa vai melhorar, além de certamente ajudar a fortalecer os laços familiares. Tente colocar em prática as seguintes brincadeiras utilizando o desenho:

  • Uma brincadeira divertida é fazer com que cada pessoa desenhe uma parte do corpo humano em um papel. Pode ser a cabeça, o tronco, os membros, etc.
    • Quando terminar, todos viram o papel para baixo e passam à próxima pessoa.
    • Nessa rodada as pessoas adicionam uma nova parte do corpo no desenho que receberam. E as rodadas continuam até completar o desenho todo.
  • Outra brincadeira para fazer com as crianças e compartilhar o tempo em família é um grande desenho em conjunto. Se tiver uma folha de papel grande, melhor. A ideia é que todos desenhem no mesmo papel cooperativamente, esperando a sua vez. No final a família toda terá um grande desenho feito em conjunto.
Oito maneiras de estimular a criatividade das crianças através do desenho

Por todas essas razões, desenhar na infância não é um simples passatempo, mas também uma atividade educacional. Por meio do desenho, as crianças se desenvolvem tanto mentalmente quanto pessoalmente, ademais de aprender a comunicar suas emoções.

Para as crianças, o desenho é um meio de expressar as preocupações e frustrações, assim como os desejos e alegrias. De fato, o desenho estimula a criatividade das crianças, fundamental para saber viver em um mundo em que a imaginação é o segredo para a felicidade.

  • Lowenfeld, V. (1987). Desarrollo de la capacidad creadora. Ed. Kapelusz. Argentina: Buenos aires.
  • Madi, I. (2012). La creatividad y el Niño. Palibrio. Estados Unidos.
  • Wallon, P., Cambier, A. y Engelhart, D. (1992). El dibujo del niño. Siglo XXI editores. España: Madrid.