A importância das histórias na aprendizagem

· 23 de fevereiro de 2019
As crianças são máquinas de aprendizagem, então devemos prestar atenção especial à importância das histórias em suas vidas diárias.

Conhecer a importância das histórias é crucial para o crescimento das crianças. Criar o hábito de ler em casa permitirá que os pequenos tenham empatia com o ambiente e desenvolvam sua imaginação para resolver diferentes problemas ou conflitos.

A maioria das pessoas nasce com diferentes tipos de criatividade que é desenvolvida usando a metodologia apropriada. Embora todas as pessoas tenham a capacidade de criar, em crianças ela está acentuada. Isso ocorre devido à sua condição de crescimento, sendo o momento ideal para começar a incentivar o aprendizado com histórias ou contos.

A importância das histórias na aprendizagem das crianças

A criatividade pode ser estimulada e aumentada à medida que diferentes histórias são ensinadas a cada dia. As histórias ajudarão a desenvolver habilidades cognitivas, estimulando o cérebro a aprender novas habilidades.

Por essa razão, é essencial que os pais saibam a importância das histórias na aprendizagem e os outros benefícios que esse hábito pode gerar.

1. Estimulação

Histórias folclóricas são uma boa maneira de se aproximar de diferentes culturas. São histórias capazes de deixar grandes ensinamentos no ambiente, o que nos faz abrir nossa perspectiva para outros mundos, oferecendo-nos histórias e ensinamentos de outras pessoas.

menina lendo um livro

As crianças adoram histórias e, muitas vezes, não sabemos que esta é uma maneira muito criativa e didática de aprender. Se olharmos para épocas anteriores, poderemos ver a grande importância das histórias e fábulas populares, dando-nos conhecimento e ajudando-nos a sobreviver e a nos integrar à sociedade.

A neurociência nos ensinou que o cérebro humano é social. É por isso que a criança aprende mais facilmente quando interage com outras pessoas. Além disso, foi provado que as metáforas nas histórias são perfeitas para criar novas conexões neuronais no cérebro.

2. Fomenta a imaginação

As histórias são ideais para criar uma boa conexão e interação com as crianças, promovendo a expansão da imaginação e criatividade. Isso lhes permitirá fugir dos medos e, na maioria dos casos, fazê-las se sentir corajosas e capazes de tudo, porque foram inspiradas por seus personagens favoritos das histórias.

As histórias são perfeitas para criar interação com as crianças e ajudar a aumentar a imaginação e a criatividade.

É melhor contar as histórias ao ir para a cama, pois é o momento perfeito em que a mente subconsciente deixa toda a imaginação fluir naturalmente.

Normalmente, a primeira coisa que as crianças sonham é a última que pensam quando vão para a cama. É por isso que, se contarmos uma história para as crianças na hora de dormir, estaremos ajudando-as a aprender enquanto dormem.

3. Reflexões e ensinamentos

Quando ouvem histórias e fábulas, as crianças tendem a se tornar mais reflexivas, porque encontrarão mensagens nelas que as ajudarão a entender como devem agir e reagir em diferentes situações.

Além disso, elas adquirem a capacidade de ouvir e de serem mais pacientes, desenvolvendo a empatia e a capacidade de se colocar no lugar dos outros.

Quando a história termina, é bom encorajar as crianças a fazerem várias atividades criativas. Por exemplo, elas podem inventar outra história com personagens semelhantes e, também, suas próprias histórias.

4. Pensamento lógico e prático

Muitas pessoas sabem da importância das histórias, mas o que elas não sabem é que as histórias ajudam no raciocínio lógico e matemático, porque permitem que as crianças descrevam personagens ou animais.

Elas também permitem que as crianças sequenciem as cenas de cada capítulo, conheçam o começo, o fim e criem as cenas, o que as ajudará a adquirir uma maior retenção de informações e dos diferentes acontecimentos que vivenciam.

Na parte prática é ainda melhor porque as crianças aprendem depois de terem ouvido a história. Isso lhes permite mais expressividade e criatividade para imitar animais, desenvolver habilidades plásticas, desenhar ou até mesmo resolver problemas e montar quebra-cabeças de forma mais bem-sucedida.

importância das histórias

5. Instrumento emocional

A sensibilidade das crianças é importante. É por isso que as histórias foram e ainda são um instrumento emocional para ajudar a aumentar as emoções de uma forma positiva.

Em termos gerais, é um recurso social, que permite abrir diferentes portas na aprendizagem. Principalmente no que se refere a convivência e tolerância.

É essencial que os pais saibam a importância das histórias para as crianças e criem o hábito da leitura. Isso fará com que elas desenvolvam habilidades muito mais rapidamente e saibam como responder em várias situações.

  • Justo, C. F., & Martínez, E. J. (2009). Efectos de un programa de intervención basado en la imaginación, la relajación y el cuento infantil, sobre los niveles de creatividad verbal, gráfica y motora en un grupo de niños de último curso de educación infantil. Revista iberoamericana de Educación49(3), 6
  • Liceo Sorolla. (Febrero 6, 2014). La Importancia de los Cuentos en Educación Infantil