7 museus para visitar de casa

Você sabia que pode mostrar aos seus filhos incríveis obras de arte sem sair do conforto da sua casa?
7 museus para visitar de casa

Última atualização: 15 Agosto, 2021

Nós convidamos você a descobrir alguns museus para visitar de casa e ensinar seus filhos tudo sobre arte e cultura de uma maneira diferente.

Você vai ver como eles ficarão animados em poder interagir com a tela, enquanto navegam nas galerias virtuais mais famosas do mundo!

Museus para visitar sem sair de casa

Pinacoteca de Brera

Vamos viajar para Milão, na Itália, pela internet e dar um passeio na Pinacoteca de Brera. No site estão expostas obras dos grandes mestres da pintura desde 1809.

Uma vez dentro do site, vá para a seção Collezione e clique em Collezione online. Dessa forma vocês poderão visualizar as diferentes estratégias de pesquisa para visitar cada uma das salas disponíveis.

Em toda a galeria on-line estão expostas mais de 600 obras ordenadas de acordo com os seguintes critérios:

  • Data ou período.
  • Materiais e técnicas.
  • Artista.
  • Salas.
  • Em empréstimo (obras cedidas a outros museus).
  • Obras expostas na pinacoteca.
  • Obras não expostas.
  • Busca avançada.

O site é muito intuitivo, oferece todas as informações sobre as obras e permite ampliar a imagem para ver cada uma delas em detalhes.

Museu do Centro Nacional de Arte Reina Sofia

Esse é um dos mais visitados da Espanha e está localizado na cidade de Madrid. Ele também tem um site que permite fazer um tour on-line de casa.

Assim que entrar na página, você terá à disposição um carrossel com as atividades mais recentes do museu. Em seguida, também pode encontrar um menu com as diferentes seções, como exposições, coleções, atividades e visitas guiadas.

Na seção multimídia desse museu, as crianças podem encontrar uma grande variedade de obras, bem como ouvir os áudios da Rádio Museu Sofia.

Finalmente, eles podem entrar na seção Gigapixel, na qual uma seleção de obras é exposta em alta resolução, para ver seus detalhes com diferentes filtros. Por exemplo, fotografia digital infravermelha, luz ultravioleta, luz normal e imagem radiográfica.

Museu do Vaticano

 

O Estado do Vaticano está localizado no centro da cidade de Roma, na Itália. Ele contém uma imensa quantidade de obras de arte, distribuídas em diferentes galerias e museus.

Essa é uma das visitas virtuais que vocês não podem perder, já que o passeio presencial com crianças não é altamente recomendado. Isso se deve ao enorme tamanho do local e ao número de cômodos a serem percorridos.

O site do Musei Vaticani é muito simples e fácil de usar. A exploração através das suas diferentes seções nos leva a fazer percursos com visão de 360° pelos locais mais emblemáticos, como a Capela Sistina, as Salas de Rafael e outros.

Além disso, você pode acessar os vídeos de todas as salas, os sítios arqueológicos e os belos jardins do Vaticano.

Museu Americano de Fotografia

Esse museu é um pioneiro no mundo virtual. The American Museum of Photography é totalmente digital e funciona 24 horas por dia, 365 dias por ano. O lema da instituição é o seguinte:

Um museu sem paredes, para uma arte sem fronteiras”.

O passeio inclui mais de 20 programas para explorar a história e o mundo da fotografia. Os pequenos ficarão fascinados com as fotos antigas da coleção Inventing Modernism, com os fantasmas da exposição Do You Believe? ou mesmo com as fotos de cães em Photography as a fine ARF.

Museu do Louvre

Esse é o museu mais visitado do mundo e convida você a descobrir suas exposições, coleções e atividades através do seu site.

Visitas virtuais a esse emblemático museu da cidade de Paris permitem que as crianças explorem suas salas e seus jardins. Além disso, elas podem acessar um enorme banco de dados on-line para encontrar informações sobre todas as obras expostas lá e no Museu Nacional Eugène Delacroix.

A proposta do Louvre de casa oferece outras opções, como shows, leitura de histórias e uma experiência virtual mágica chamada “A sós com a Mona Lisa”.

Galleria degli Uffizi

Agora faremos uma visita virtual a um dos museus de arte mais famosos do mundo, localizado na bela cidade de Florença, Itália. Le Gallerie degli Uffizzi está alojado em um antigo edifício construído em 1560 e abriga obras de arte de todas as épocas.

Em seu site podemos encontrar coleções de pinturas dos principais mestres da arte pictórica, como Botticelli, Leonardo da Vinci, Rafael, Michelangelo, Giotto, Piero della Francesca, Filippo Lippi e Caravaggio.

O tour on-line inclui imagens com qualidade HD, vídeos, um enorme arquivo digital e uma revista chamada Imagines.

Museu Britânico

 

Museu Britânico: um dos museus para visitar de casa

O Museu Britânico possui um dos maiores acervos do mundo, com objetos e obras de todas as culturas do planeta.

O site é simples e intuitivo, basta entrar e clicar em Coleções para encontrar o mecanismo de busca. Aqui você escolhe como vai explorar as coleções: por local de origem, por tipo de objeto ou diretamente pelo número atribuído no museu.

Cada objeto possui uma descrição completa que inclui sua idade, onde e quando foi encontrado, suas dimensões, os materiais e as técnicas, entre outros dados relevantes.

A arte não é chata

“A arte serve para a descoberta, a identificação, a descrição e o arranjo das nossas experiências, da nossa realidade interior.”

-Stanislaw Witkiewicz-

O que você achou da nossa proposta? Visitas virtuais familiares podem ser muito úteis para aproximar a arte das crianças e demolir o mito de que visitar um museu é uma atividade entediante.

As possibilidades oferecidas pelos sites interativos tornam os passeios mais interessantes e também despertam a curiosidade das crianças. Portanto, aproveite essas possibilidades em família. Será uma boa forma de apresentar os pequenos ao mundo da arte e da cultura.

Pode interessar a você...
Ser mãe e pai na era digital
Sou MamãeLeia em Sou Mamãe
Ser mãe e pai na era digital

Ser mãe e pai na era digital é um desafio, talvez mais complexo do que aquele que nossos pais ou as gerações anteriores enfrentaram. Veja mais sobr...