7 benefícios da arte para crianças pequenas

A arte não pode faltar na vida das crianças porque ajuda no seu desenvolvimento integral. Você sabe quais são alguns de seus benefícios? Aqui vamos contar tudo sobre esse tema!
7 benefícios da arte para crianças pequenas

Última atualização: 29 Julho, 2021

As crianças são pura arte desde pequenas. Basta dar a elas algumas ferramentas básicas para liberar sua criatividade e os resultados serão maravilhosos. É necessário ajudá-las a expressar todo o seu potencial artístico, porque isso é fundamental para elas em todos os sentidos.

A arte existe em vários formatos: música, dança, pintura, escultura, artesanato… E em todas essas modalidades a imaginação e as emoções têm um papel fundamental. Portanto, vamos contar a você alguns dos benefícios mais importantes da arte para as crianças pequenas.

A arte é um elemento essencial para o desenvolvimento integral de qualquer criança, principalmente desde a mais tenra idade. Portanto, tanto em casa quanto na escola, é importante oferecer aos pequenos a oportunidade de potencializar sua criatividade.

Deve-se permitir que toda a arte que eles possuem dentro de si emerja, conferindo-lhes autoestima e confiança. Você quer saber quais são alguns desses benefícios?

7 benefícios da arte para as crianças pequenas

Os benefícios da arte para as crianças: a pintura

1. Revelam sua riqueza interior

As crianças não percebem, mas com a arte (de qualquer espécie) elas revelam toda a sua riqueza interior, que não é pequena. Os pequenos mostram grande sensibilidade e deixam à mostra suas emoções mais profundas através da janela da arte.

2. Liberdade de expressão, um dos benefícios da arte para as crianças

A arte permite que elas tenham a liberdade de expressar tudo o que carregam dentro de si. É uma atividade que fornece ferramentas que permitem essa externalização, dependendo dos gostos e interesses próprios. Contudo, mesmo que você dê às crianças uma tela em branco, pintura a dedo ou canetinhas grandes demais para sua idade, os resultados serão sempre maravilhosos e elas gostam muito!

3. Melhora as habilidades motoras finas

Graças à arte, o desenvolvimento integral da criança melhora quase sem que elas percebam, como evidenciado por esse estudo publicado na revista Realidad y Reflexión.Quando uma criança está imersa em atividades artísticas, suas habilidades motoras finas melhoram porque seus pequenos músculos (das mãos e dos dedos) trabalham mais. Elas passam a fazer mais facilmente a pinça com os dedos, a cortar com tesoura, a virar página com facilidade… E tudo isso graças à pintura, mesmo que seja com os dedos.

4. Um bom desenvolvimento da linguagem, outro dos benefícios da arte para as crianças

O bom desenvolvimento da linguagem também é promovido, à medida que o vocabulário aumenta e as habilidades de comunicação melhoram. Os pequenos podem falar sobre o que criaram ou, se estiverem fazendo uma atividade conjunta, melhoram a comunicação com seus iguais. Por outro lado, a atividade artística também aumenta a compreensão do ambiente.

5. As crianças passam a gostar mais das coisas

Graças à arte, elas também aprendem a desfrutar de outras coisas que as fazem se sentir bem graças à criatividade. As crianças de hoje em dia ficam muito imersas no mundo digital, e isso entorpece sua imaginação e criatividade. Por isso é tão importante promover as atividades artísticas em casa, porque eles gostam e a sua mente funciona muito melhor.

6. Melhora as habilidades de resolução de problemas

Para ter uma boa capacidade de resolução de problemas, é necessário melhorar o pensamento crítico, e isso também é alcançado graças à arte. As crianças aprendem a pensar de forma construtiva sobre o que estão fazendo. Se cometem um erro, procuram maneiras de consertá-lo ou pedem ajuda, se necessário.

O benefício das artes para as crianças: a música

7. Os pequenos pensam mais sobre si mesmos

A arte ajuda as crianças a pensarem em si mesmas e por si mesmas. Elas vão se concentrar mais em sua pessoa, tanto externa quanto internamente. Por exemplo, podem fazer partes do corpo com massinha ou um autorretrato com canetinha. Elas se tornam conscientes de si mesmas em muitos níveis diferentes, por exemplo, no âmbito físico e emocional.

Por tudo isso, é tão importante que os pais promovam a arte na vida de seus filhos, em qualquer um de seus aspectos. Para que as crianças a descubram, devem ser expostas aos diferentes tipos de arte de que gostem, para poderem escolher a que mais lhes interessa.

Talvez depois de ir a um concerto de música ou assistir a mamãe tocar violão, elas se interessem por outros instrumentos. Ou quando são apresentadas aos materiais de pintura, descobre-se que elas adoram criar imagens que reflitam seu estado de espírito. E se elas gostarem de modelar? As opções são muitas e o que importa mesmo é que, como pais, vocês procurem o tipo de arte com que os seus filhos se sentem mais identificados ou à vontade.

Ofereça materiais e oportunidades para que seus pequenos possam aproveitar, para que se beneficiem de tudo de bom que a arte tem para eles.

Pode interessar a você...
O que os artesanatos ensinam às crianças
Sou MamãeLeia em Sou Mamãe
O que os artesanatos ensinam às crianças

Neste espaço, vamos falar sobre todas as contribuições de atividades como os artesanatos para todo o desenvolvimento físico e mental das crianças.



  • Bilbao, A. (2015) El cerebro del niño explicado a los padres. Editorial: Plataforma Actual.
  • Orellana Alvarado, F. L. (2018). El arte en el desarrollo integral del niño. Realidad y Reflexión, 2018 Año. 18, N° 47, p 86-91. http://ri.ufg.edu.sv/jspui/handle/11592/9113