As tarefas do lar que o seu filho deve fazer de acordo com a idade
As tarefas do lar são uma ferramenta útil na hora de promover a responsabilidade e autonomia nas crianças. O lar é o primeiro círculo social ao qual a criança pertence. Portanto, é o espaço propício para colocar em prática as normas e os valores que vã garantir uma convivência saudável na sua vida.
As responsabilidades começam
As responsabilidades serão designadas de acordo com a idade da criança. Além disso, deve ficar claro que ela deve cumprir com essas tarefas. Sempre é bom motivar e explicar para a criança o motivo de ajudar, destacando a importância dos trabalhos que são designados. Dessa forma, ela vai assumir essas tarefas com boa vontade. Como efeito positivo, vai fortalecer sua autoestima e ela vai sentir que é um membro importante e necessário para a família.
A criança aprenderá ao mesmo tempo a valorizar o trabalho. Perceberá que as tarefas do lar não são feitas magicamente, mas requerem esforço. Também aprenderá as vantagens da colaboração. Todos os integrantes dessa “equipe familiar” colaboram para que o lar fique mais limpo, arrumado e agradável.
Condições para envolver a criança nas tarefas do lar
- É importante escolher as tarefas que serão pedidas para a criança, de acordo com sua idade e condições pessoais. É preciso deixá-la responsável por ações que ela realmente pode fazer. A ideia é que, além de colaborar com a família, a criança se sinta estimulada e interessada. Se forem atribuídas tarefas para uma criança pequena impossíveis de serem realizadas, ela acabará perdendo a confiança em si mesma e não terá mais vontade de tentar.
- A paciência do adulto deve acompanhar todo esse processo de inserção da criança às tarefas do lar. Se algo não for feito corretamente por falta de atenção ou de habilidades, não é preciso criticá-la ou censurá-la. O estímulo e a demonstração de como se faz algo são o caminho. “Olhe, dessa forma é melhor”, dirá a mãe ou o pai enquanto mostra como fazer da maneira correta.
Quais tarefas do lar e qual idade?
Escolher as tarefas do lar adequadas para cada idade e para cada criança é uma parte fundamental desse processo.
Cada tarefa exige determinadas habilidades, e portanto a criança poderá realizá-las a medida que cresce.
A seguir, vemos um guia de atividades adequadas para diferentes idades:
2 e 3 anos
- Arrumar seus brinquedos. No começo, é uma boa estratégia acompanhar a tarefa com alguma musiquinha. Uma muito conhecida é “Arrumar, arrumar, cada coisa no seu lugar”. A mesma coisa vale para os livros.
- Comer sozinho. Os talheres adequados precisão ser usados para que a criança não se machuque. É válido começar com uma colher de plástico. Logo acrescentar um garfo. Ainda que a comida termine sobre a mesa, no chão ou na roupa, é importante ter paciência para que a criança adquira esse hábito.
- Organizar sua roupa, recolhendo a que ficou jogada no chão ou pela casa e levando-a ao guarda-roupa.
- Regar as plantas é uma tarefa que as crianças gostam e que pode ser feita nessa idade.
- Recolher do chão e jogar no lixo coisas limpas, como papéis ou cartões.
4 e 5 anos
- Ela será responsável por quase todas as tarefas da sua higiene pessoal. Pode lavar seu corpo com uma esponja com a ajuda da mãe e do pai, escolher sua roupa e se vestir.
- Tomar banho sozinha. Com certeza a criança já terá deixado as fraldas e será incentivada a tomar banho sozinha.
- Colocar a mesa. É um bom momento para ensinar o lugar correto para cada utensílio.
- Alimentar os animais de estimação.
- Ajudar a lavar e a secar os pratos.
6 a 9 anos
- Tomar banho sozinha. A criança já não precisa mais da ajuda da mãe e do pai.
- Arrumar a cama. Organizar sua mesa de trabalho e preparar suas coisas para o colégio.
- Passar o aspirador e o pano nos móveis.
- Preparar um prato simples, como um sanduíche.
10 a 12 anos
- Limpar seu quarto e outros ambientes da casa.
- Sair para passear com o animal de estimação.
- Estender a roupa limpa.
- Atender o telefone responsavelmente.
A partir dos 12 anos
- Passar a roupa.
- Costurar botões.
- Cuidar do jardim.
- Cuidar do seu irmão.
- Fazer algumas compras.
O importante é evitar associar as tarefas domésticas com os castigos. “Se você não obedecer, vai varrer a sala a semana toda”. Pelo contrário, é preciso mostrar que todas as tarefas são importantes e necessárias. A ideia é ensinar que colaborar é uma regra de convivência na casa e na vida.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Goodnow, J. (1996). Contribuciones a la familia: las ideas de padres e hijos sobre las tareas domésticas. Infancia y Aprendizaje, 19(73), 19-33. https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1174/02103709660560528
- Mendoza, R., Batista-Foguet, J. M., & Rubio, A. (2006). La cooperación de los adolescentes en las tareas domésticas: diferencias de género y características asociadas. Cultura y Educación, 18(3-4), 363-379. https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1174/113564006779172966
- Landwerlin, G. M. (1997). El papel de los niños en la redefinición del trabajo doméstico en la nueva familia urbana española. Revista Internacional de Sociología, 39-56. https://search.proquest.com/openview/032da01b9737a0dabe85cab5742cef2b/1?pq-origsite=gscholar&cbl=1817790