Dar responsabilidades para que ganhem privilégios

· 15 de novembro de 2016

Nunca é cedo demais para ensinar a uma criança que os privilégios são obtidos por méritos e que são consequências positivas de cumprir com as responsabilidades que cada um tem dentro de casa, em seu papel na família. 

As responsabilidades e os privilégios são aspectos que devem andar de mãos dadas em todos os momentos de nossa vida. Por isso, é necessário que na infância se aprenda a cumprir com os deveres para ter realizações importantes. 

Dicas para ensinar a seus filhos o valor da responsabilidade

  • Começar desde bem cedo. Você não pode esperar que um adolescente assuma uma grande responsabilidade se não o tiver ensinado desde pequeno a assumir deveres adequados para a sua idade. A responsabilidade é um valor que pode começar a ser ensinada quando as crianças estão apenas começando a andar. 
  • Deixe eles ajudarem. Muitos pais não deixam que seus filhos intervenham nas atividades que realizam, mas se querem ter um filho responsável, uma boa prática é permitir que eles participem de atividades cotidianas como a limpeza da casa e inclusive do seu trabalho, quando for possível. Atribua a eles pequenas tarefas que sejam fáceis e agradáveis para eles.
  • Mostre a eles como ser responsáveis. Dê a eles os meios para que possam cumprir suas tarefas de forma confortável. Se você quer que eles recolham suas roupas, coloque um cesto para facilitar. Faça um acompanhamento com paciência e continuidade para cada um dos deveres que delegar a seus filhos e logo eles os farão sozinhos.
  • Seja um modelo. Sua conduta é o melhor exemplo para que eles realizem as ações que você quer que façam. Demonstre que como família vocês são uma equipe e que cada um dos membros da equipe tem funções importantes que devem ser realizadas para que tudo se dê de maneira mais conveniente para o bem comum.
menino-limpeza

  • Tenha uma atitude positiva. Especialmente quando novas, as crianças sempre querem ajudar as mães. Dessa forma, o ideal é que se use essa atitude positiva para comprometê-los em outros tipos de atividades. Dê sempre a eles um estímulo verbal quando fizerem o que você havia pedido que fizessem, fortalecendo a comunicação e convertendo essa ação positiva em um hábito para a vida.
  • Controle suas expectativas. Cada tarefa deve ser pensada para a idade e as possibilidades da criança. Esse é um processo que acontece aos poucos e você não verá resultados de um dia para o outro; Assim, é melhor reconhecer os avanços dos seus filhos e pouco a pouco aumentar grau de compromisso em cada atividade.
  • Controle adequadamente as recompensas materiais. Ao menos no começo do processo não é recomendável dar prêmios por cada boa ação. As recompensas podem fazer com que seus filhos ajam somente esperando um prêmio e essa não é a ideia. Estimule-os com carinho e quando não houver uma rotina de responsabilidade você pode dar ocasionalmente uma recompensa tangível. 
  • Tenha rotinas bem estabelecidas. A ordem nas rotinas é uma das chaves para conseguir criar crianças responsáveis. Se cada um sabe o que se deve fazer em determinado momento do dia, os resultados serão melhores e mais evidentes. 
  • Ensine-os que cada ação tem uma consequência que pode ser positiva ou negativa, dependendo do que se faça. Se não for cumprida uma das responsabilidades assumidas, tire dele (pelo menos temporariamente) algum dos privilégios que você tenha dado. Pouco a pouco seu filho aprenderá que as boas ações trazem privilégios e que as pouco adequadas geram consequências que não são muito agradáveis.
menina-responsabilidade

  • Estimule a independência. A única forma de melhorar uma habilidade é através da prática. Se você deixa que ele faça sozinho as tarefas que são apropriadas para suas condições, pouco a pouco ele aprenderá a confiar nas suas capacidades e a ter um estilo de vida mais independente.
  • Deixe-o tomar decisões. Quando você deixa seus filhos escolherem e decidirem em situações que são relevantes para eles, os ensina a analisar as consequências das situações e a revisar o que é mais conveniente. Para as crianças menores dê opções que sejam adequadas e permita que eles escolham entre as possibilidades que você os apresenta. 

O valor da responsabilidade é um dos mais importantes que deve ser fortalecido desde idades mais tenras. Lembre-se que desde pequenos eles devem ser envolvidos nas atividades familiares para que aprendam a ser parte de uma comunidade em que os direitos e os deveres de todos são igualmente importantes e necessários para uma convivência saudável.