Tipos de mamilos e sua influência na amamentação
Atualmente, os mamilos são classificados em cinco tipos diferentes, cada um com suas particularidades e sua anatomia. É claro, devemos lembrar que não há vantagens ou desvantagens de ter um ou outro tipo de mamilo. Simplesmente, cada mulher deve conhecer seu próprio corpo e aprender a manipular e cuidar de seus mamilos durante a amamentação.
Os 5 tipos de mamilos e suas características
1. O mamilo comum
O mamilo comum é chamado dessa forma porque predomina na maioria das mulheres. Em estado normal, esse tipo de mamilo tem apenas alguns milímetros sobressalentes em relação à aréola. Quando estimulado pela manipulação tátil, pelo frio, pelo humor ou durante a amamentação, seu tamanho aumenta facilmente.
2.- O mamilo plano
Esse tipo de mamilo se projeta de forma tão discreta que parece formar uma superfície plana em relação à aréola. No entanto, eles reagem da mesma forma que os mamilos comuns diante qualquer estimulação e durante a lactação. O único aspecto peculiar é ser mais curto ou menos notável.
3. Os mamilos inchados
Sua aparência é muito semelhante à dos mamilos planos, já que em um estado normal eles não se sobressaem em relação à aréola. No entanto, os mamilos inchados voltam ao normal rapidamente após se sobressair por qualquer estimulação. Em geral, as mulheres com mamilos inchados têm problemas durante a amamentação.
4.- Mamilos invertidos
Os mamilos invertidos têm um aspecto semelhante às covinhas, porque são afundados. Em geral, eles podem ser facilmente extraídos por meio de uma intervenção cirúrgica. É preciso lembrar que o sucesso da amamentação dependerá, em parte, do estado dos mamilos da mãe.
Atualmente, são conhecidos três graus de inversão dos mamilos, para os quais existe tratamento:
- Na inversão de primeiro grau não há obstrução relevante nos ductos lácteos. É o melhor caso para a amamentação, uma vez que a gestante poderá amamentar seu bebê normalmente após a extração dos mamilos.
- Na de segundo grau, são identificadas pequenas obstruções nos ductos lácteos das mamas. Nestes casos, é possível amamentar. No entanto, a mulher vai ter dificuldades e pode sentir dor ao oferecer leite.
- Infelizmente, na inversão de terceiro grau os dutos de leite materno ficam totalmente bloqueados e é impossível amamentar.
O mamilo “comum” é chamado desta forma porque é predominante na maioria das mulheres em todo o mundo. Em estado normal, este tipo de mamilo sobressai alguns milímetros em relação a aréola
5.- Mamilos unilaterais
As mulheres com mamilos unilaterais têm um mamilo normal e um mamilo invertido. Em geral, é possível suprir a obstrução parcial ou completa do mamilo invertido mudando de posição e amamentando cuidadosamente com o outro mamilo.
Como saber se você tem mamilos invertidos?
Muitas mulheres não sabem que têm mamilos invertidos pois se acostumaram com a aparência de seus seios. No entanto, é fácil identificar se você tem um mamilo invertido com um método caseiro simples. Primeiro, é preciso pressionar suavemente a região da aréola que fica a cerca de 3 centímetros do mamilo.
Se o mamilo aumenta ligeiramente de tamanho ou sobressai em relação a aréola, é um possível sinal de uma pseudo-inversão. Mas se continuar afundado, provavelmente é um caso de um mamilo invertido de segundo ou terceiro grau.
Tipos de mamilos e amamentação
Embora os tipos de mamilos influenciem na lactação, esse não é o único fator determinante. Mulheres com mamilos comuns também podem ter problemas durante a amamentação ou produção de leite. No momento da amamentação, cada mulher terá suas dificuldades e deve encontrar suas próprias soluções, sempre com a ajuda de seu médico.
Muitos bebês têm dificuldade em agarrar e sugar mamilos planos, inchados ou pseudo-invertidos. Para estes casos, existem os chamados protetores de mamilos que ajudam a manter os mamilos protuberantes. No entanto, alguns bebês podem rejeitar o aparelho.
Por outro lado, mamilos comuns, mas grandes, podem causar engasgos por atrito com a boca do bebê. Nestes casos, o trabalho da mãe será evitar com muito cuidado que o bebê coloque o mamilo inteiro dentro da boca.
Mulheres com mamilos de segundo grau invertidos terão maiores problemas de amamentação. O volume de leite pode ser reduzido por causa das obstruções. Isso pode fazer que o bebê mame com mais intensidade, machucando ou causando dor nos seios. Já nos casos de inversão de terceiro grau, a amamentação será impossível.