Up – Altas Aventuras, nunca é tarde para buscar a felicidade
Muitas pessoas passam anos das suas vidas buscando a felicidade. No entanto, a vida está repleta de momentos emocionantes que provocam essa sensação de bem-estar. Aproveitar ao máximo cada momento pode-se dizer que é um dos segredos para encontrar essa satisfação de forma permanente.
Descubra como Up – Altas Aventuras, um filme cheio de valores, ensina que nunca é tarde para buscar sua felicidade e aproveitar para sempre as alegrias da vida.
Up – Altas Aventuras, um filme com um grande ensinamento de vida
No ano de 2009, a Disney lançou o filme Up – Altas Aventuras , que conta as aventuras de um viúvo rabugento e um garoto explorador. Neste filme, são mostradas imagens de um garoto solitário, fã de um famoso explorador, que com uma mentira perde seu emprego.
Posteriormente, Carl, o protagonista, conhece uma curiosa garota (Ellie), que é amante da natureza e conta para ele seu plano de transportar sua casa para o Paraíso das Cachoeiras. Com o passar do tempo, Carl e Ellie crescem, se casam e, como não podem ter filhos, concentram suas vidas nas aventuras.
Após a morte de Ellie, a vida de Carl toma outro rumo. Ameaçado por empreiteiros que pretendem despejá-lo da sua casa, ele decide realizar os planos que tinha com a esposa. É nesse momento em que Russel, um garoto explorador, entra em cena. Juntos, eles empreendem a travessia de levar a casa de Carl até o Paraíso das Cachoeiras.
Ensinamentos de Up – Altas Aventuras para encontrar a felicidade
Para encontrar a felicidade, é indispensável se concentrar nas coisas que transcendem o superficial. Tome nota de como as qualidades que os personagens desse filme desenvolvem servem de referência para a busca da sua felicidade.
Aprender a ser humilde
Em primeiro lugar, observa-se um avô rabugento que evita qualquer contato com o exterior. No entanto, à medida que a relação com Russel, o garoto explorador, se desenvolve, ele descobre que as aventuras devem ser concluídas e que não devemos nos render. É nesse momento em que o garoto aprende a dar amor e entende o valor da generosidade. Algo que o pequeno não sente na sua família.
Aprender a dar sem receber nada em troca pode ajudar você a se livrar da frustração que algumas circunstâncias que a vida do dia a dia provoca. Essa ação rapidamente se transforma em sentimento de felicidade.
A constância traz resultados
Esse é um ensinamento que o personagem Russel nos traz. Embora a princípio sua meta fosse conseguir uma medalha, com o tempo ele aprende a ajudar desinteressadamente.
Claro, dentro das limitações de uma criança. Sua atitude demonstra que buscar a felicidade requer constância, superar desafios firmemente e impor limites quando for necessário.
A importância da amizade
A bela relação criada entre os dois protagonistas faz pensar naqueles amigos que nos trazem felicidade e acabam fazendo parte da família.
Também nos transmite a ideia de que bons amigos complementam as qualidades, se apoiam em tempos difíceis e ajudam a tirar o melhor de cada um. Sem dúvidas, um grande ensinamento de Up é escolher amigos que tragam bem-estar para sua vida.
“Um irmão pode não ser um amigo, mas um amigo será sempre um irmão”
–Demetro de Falero–
Aprender a deixar os defeitos de lado
Amar uma pessoa mesmo com seus defeitos é o aprendizado que o relacionamento entre Carl e Ellie nos deixa. A sinceridade leva a nos mostrar como nós somos. Dar uma chance para as pessoas valorizarem você com suas virtudes, mas também com seus pontos fracos. Isso cria vínculos duradouros, como o que é necessário em um casal.
Acreditar nos sonhos
Um dos aspectos principais de Up – Altas Aventuras é que ajuda a ver a importância de valorizar a vida e acreditar nos seus sonhos. Além disso, permite entender que apesar dos problemas, das circunstâncias ou da idade, sempre haverá um motivo para ser feliz.
Por outro lado, incita as crianças a acreditar e confiar em si mesmas para alcançar o sucesso, estimulando o desejo de viver nossas aventuras.
Para concluir, Up – Altas Aventuras é um filme com uma excelente mensagem para todos os espectadores. Ensina a valorizar cada momento da vida e aproveitar ao máximo. Também transmite a ideia de que pode ser muito fácil se descuidar de alguns aspectos que dão sentido à nossa vida.
Divirta-se assistindo esse filme em família e fique à vontade para extrair outros ensinamentos que te levem a buscar sua felicidade.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Fernández-Berrocal, P., & Extremera Pacheco, N. (2009). La inteligencia emocional y el estudio de la felicidad. Revista interuniversitaria de formación del profesorado, 23(3). https://www.redalyc.org/html/274/27419066006/
- Goleman, D. (2018). Inteligencia emocional. Editorial kairos.
- Rangel, A. E. N. (2014). Inteligencia emocional. Salud vida, 1.
- Trujillo Flores, M. M., & Rivas Tovar, L. A. (2005). Orígenes, evolución y modelos de inteligencia emocional. Innovar, 15(25), 9-24. http://www.scielo.org.co/scielo.php?pid=S0121-50512005000100001&script=sci_abstract&tlng=fr
- Jonas Rivera, John Lasseter, Andrew Stanton y Pete Docter, Bob Peterson. (2009). Up. Walt Disney Pictures, Pixar Animation Studios.