Os valores do Natal para as crianças

Aproveitar a época natalina para transmitir os valores do Natal às crianças é uma ideia fantástica. Saiba mais sobre esse assunto!
Os valores do Natal para as crianças

Última atualização: 24 dezembro, 2021

A transmissão de valores é fundamental para que as crianças cresçam de forma saudável e equilibrada e tenham uma vida plena e feliz. Para conseguir isso, mães e pais devem educar seus filhos social e civicamente desde a mais tenra idade. Esse tipo de educação deve ser ministrada ao longo do ano, mas principalmente durante as festas de fim de ano, quando o mundo está repleto de ideias sobre os valores do Natal.

Antes de abordar essa questão, é importante esclarecer que a educação não consiste apenas em ensinar às crianças habilidades intelectuais e acadêmicas, mas também é necessário educar a parte emocional. Aristóteles já dizia:

“Educar a mente sem educar o coração não é educar.”

Pois bem, aproveite a época natalina para transmitir aos seus filhos os valores que caracterizam essas datas de final de ano.

Crianças aprendendo os valores do Natal com seu cachorro.

Os valores do Natal para as crianças

O Natal é uma época ideal para transmitir certos valores positivos às crianças. A seguir apresentamos quais são os valores mais importantes do Natal.

“O Natal é uma época não só de alegria, mas de reflexão”.

-Winston Churchill-

O valor da gratidão

No Natal é importante ensinar os pequenos a agradecer pelos presentes que recebem, por poderem estar com os seus entes queridos nessas datas, por poderem desfrutar de uma mesa cheia de comida, por terem saúde, etc. Ou seja, eles devem aprender a ser gratos, a valorizar tudo o que possuem e a se sentir privilegiados por isso.

A solidariedade

A solidariedade consiste em agir com altruísmo e em benefício dos outros. É mais um dos valores que deve ser incutido nas crianças nessa época do ano.

Assim, elas devem estar cientes de que nem todas as famílias possuem tantos recursos quanto as suas. Por isso, devem ser ensinadas a compartilhar o que possuem com os mais desfavorecidos, doando alimentos, brinquedos, roupas, etc., para que outros pequenos como eles também possam aproveitar o Natal.

A paz

O Natal é uma época de paz e harmonia em que a maioria das famílias se reúne. É um momento de festejar e estar junto, evitando conflitos e discussões desnecessárias. Os adultos devem dar exemplos e transmitir isso às crianças por meio de seus comportamentos.

Amor, um dos valores mais importantes do Natal

Por último, não podemos deixar de mencionar o amor, esse belo sentimento que se expressa com maior intensidade durante a época do Natal. É claro que no Natal as pessoas tendem a ser mais sociáveis, alegres, amigáveis, gentis e afetuosas. É algo que as crianças percebem e aprendem a valorizar, reproduzindo esses comportamentos e atitudes.

Sobre os valores do Natal…

O Natal, além de ser uma época de consumo excessivo, em que se gasta muito dinheiro com decoração, alimentação, presentes, etc., também é uma época em que muitos valores podem ser promovidos, como a gratidão, a solidariedade, a paz e o amor, dos quais já falamos.

Mãe e filho se abraçando no Natal.

Na verdade, essa é a época do ano preferida por muitas crianças, e também por muitos adultos, porque nessas datas predominam a ilusão, a esperança e a felicidade e, além disso, uma infinidade de bons sentimentos são trocados entre as pessoas.

Em suma, é um momento perfeito para transmitir valores éticos e sociais aos pequenos da casa.

“Natal! A própria palavra enche o nosso coração de alegria. Por mais que tenhamos medo da correria, das listas de presentes e das comemorações a comparecer, quando chega o dia de Natal, sentimos o mesmo calor que sentimos quando éramos crianças, o mesmo calor que envolve nosso coração e nosso lar.”

-Joan Winmill Brown-

E você, o que está esperando para envolver o seu lar de bons sentimentos? Transmita os valores do Natal aos seus filhos e mantenha-os no espírito natalino durante todo o ano!

This might interest you...
5 histórias infantis para educar seus filhos em valores
Sou Mamãe
Leia em Sou Mamãe
5 histórias infantis para educar seus filhos em valores

A educação em valores é muito importante, principalmente hoje. Conheça as cinco melhores histórias infantis para educar seus filhos em valores.



  • Pradas-Rojano, A. (2019). La Navidad como propuesta didáctica para educar en valores en Educación Infantil (Trabajo de Fin de Grado). Universidad de Jaén, España.