Artesanatos natalinos para as crianças

Comemore a chegada do Natal com esses fantásticos artesanatos de Natal que vamos apresentar a seguir.
Artesanatos natalinos para as crianças

Última atualização: 05 Abril, 2021

O Natal é uma das épocas mais mágicas do ano. A ilusão, as canções e as luzes se juntam durante esses dias para festejar mais um ano nessa data tão bonita. Um dos elementos que marcam a chegada do Natal é a decoração. Quando ruas, casas, jardins e lojas ficam cheios de luzes e árvores, significa que o Natal está próximo.

Por isso, hoje trazemos uma série de artesanatos natalinos para que juntos, em família ou em sala de aula, vocês possam começar a decorar suas casas ou escolas e, assim, dar um toque natalino a cada lugar especial.

Artesanato natalinos

Personagens de natal com papelão

O Papai Noel, os Três Reis Magos, as renas e os bonecos de neve são as estrelas do Natal. A confecção desses personagens será muito simples se você usar o rolo de papelão do papel higiênico como base. Dessa forma, você também estará reciclando materiais. Por exemplo, para fazer um Papai Noel, você precisará de:

  • Um rolo de papelão.
  • Algodão.
  • Cartolina vermelha.
  • Cola.
  • Tesoura.
Personagens feitos com rolos de papel, um dos enfeites de Natal.

Com a cartolina vermelha, você vai forrar do meio do cilindro para baixo, criando assim a roupa do Papai Noel. Você também deve usar a mesma cartolina para criar o chapéu desse personagem. Para isso, basta fazer um cone e colocar uma pequena bola de algodão no topo.

Na parte do cilindro do meio para cima, ou seja, na parte que fica sem decoração, você deve colocar algodão, recriando, assim, a barba e os cabelos brancos do Papai Noel. Você deve deixar um espaço no meio do cilindro para desenhar o nariz e os olhos. E nosso Papai Noel estará pronto!

Da mesma forma e dependendo das características marcantes, você pode criar outros tipos de personagens. Você só precisará usar sua própria imaginação.

Bolas de árvore de natal

Como já dissemos, um dos elementos mais representativos do Natal são as árvores. Elas são colocadas nas casas e nas ruas, cheias de decorações de várias cores e formas.

Sem dúvida, o complemento mais importante para uma árvore de Natal são suas bolas. Portanto, o primeiro dos enfeites de Natal que propomos é a criação de bolas para a árvore. Para isso, você precisará de:

  • Cartolina.
  • EVA.
  • Lápis.
  • Tesoura.
  • Fita.

O primeiro passo será desenhar, ou traçar, a forma da bola em uma cartolina da cor que você quiser. Uma vez recortada a forma, o próximo passo será a decoração. Você pode usar EVA ou qualquer outro material semelhante que tiver em casa. Para a decoração, você pode fazer flocos de neve, estrelas ou presentes de acordo com a forma que mais gostar.

Por fim, na parte superior da bola, faça um pequeno furo para passar a fita e poder pendurar a bola de Natal na árvore.

Uma árvore de Natal

A grande maioria das crianças adora ajudar a preparar as decorações de Natal, especialmente as decorações das árvores. Por isso, elas vão adorar criar a sua própria árvore de Natal de uma forma totalmente simples. Para fazer isso, você precisará dos seguintes materiais:

A primeira das etapas será pintar os três palitos de sorvete de verde. Depois de pintar, você deve colá-los no formato de um triângulo, simulando uma árvore de Natal, como na imagem abaixo.

Árvore de Natal feita com palitos de sorvete, maravilhosos artesanatos natalinos.

Os botões coloridos devem ser colocados no topo dos palitos, dando um toque de alegria. Se você não tiver tantos botões coloridos, também pode usar cartolinas ou folhas coloridas, fazendo pequenos círculos.

Por fim, toda árvore precisa da sua base, então com a cartolina marrom, recorte um pequeno fragmento retangular e cole-o atrás do palito de sorvete que está posicionado horizontalmente.

Uma rena do Papai Noel, um dos melhores artesanatos de Natal

Para criar uma rena de Papai Noel, você precisará dos seguintes materiais:

  • Um prato de plástico.
  • Cartolina marrom.
  • Tinta acrílica marrom.
  • Dois palitos de sorvete.
  • Dois olhos móveis.
  • Um pompom vermelho.

A primeira das etapas será pintar o prato de plástico com a tinta marrom. Você deve pintar a base do prato, ou seja, a parte que fica em cima da mesa, e não a parte onde os alimentos são colocados. Depois de pintados, o próximo passo será colar os olhos e o pompom vermelho, que vai servir de nariz.

Com a cartolina marrom, você terá que criar duas orelhinhas que colocaremos nas laterais do prato. Por fim, os dois palitos de sorvete, também pintados de marrom, devem ser colocados acima das orelhas, simulando os chifres.

Pode interessar a você...
Artesanatos elaborados com macarrão para as crianças
Sou MamãeLeia em Sou Mamãe
Artesanatos elaborados com macarrão para as crianças

O macarrão, além de ser um dos pratos favoritos das crianças, também pode ser utilizado para realizar artesanatos.