6 valores que podemos aprender com nossos filhos adolescentes
É imenso o leque de coisas que os adultos podem aprender com os valores dos adolescentes. Você já pensou sobre isso? Os jovens vivem uma das fases mais intensas da vida e, desde que consigamos nos livrar dos preconceitos em relação a esse período, encontraremos nele grandes ensinamentos.
Os valores dos adolescentes
É evidente que os adolescentes não se interessam por qualquer coisa. Ou seja, nem tudo lhes parece importante e eles nos mostram isso diariamente. No entanto, eles têm certos valores indiscutíveis nos aspectos da vida que são significativos e importantes para eles.
1. O valor da amizade é uma prioridade para os adolescentes
Todos sabemos que a amizade na adolescência é muito relevante. Na verdade, muito provavelmente muitos adultos mantêm amizades dessa época ou se lembram delas com muito carinho. A questão é que para nós, os mais velhos, também nos cairia bem dar à amizade o mesmo nível de importância que os adolescentes lhe dão.
2. São autênticos
Outro valor que todos devemos admirar e – porque não? – incorporar, é a autenticidade que muitos adolescentes têm a seu favor. Embora seja verdade que muitos jovens têm dificuldade em se mostrar como são, muitos outros vivem de acordo com suas convicções, independentemente do que pensamos.
Esse aspecto vem se tornando mais perceptível nas últimas décadas, pois as crianças estão aos poucos se livrando das preocupações com o que vão dizer e agindo de acordo com seus desejos genuínos. Como a nós, adultos, também nos faria bem sermos mais honestos conosco mesmos!
3. São livres e independentes
A liberdade é praticamente uma busca incessante para os adolescentes. Para eles, é muito importante conquistar espaços pautados na independência e na individualização. Assim, eles querem fazer as coisas por conta própria, mesmo que isso implique enfrentar complicações e obstáculos para os quais não estão 100% preparados.
Na ânsia de explorar o mundo, os jovens buscam seus próprios espaços, livres de mandatos ou exigências familiares. Por sua vez, essa autonomia crescente fortalece o senso de responsabilidade, pois implica o fato de começar a tomar decisões e se responsabilizar por elas.
4. Gostam e se divertem
Os adolescentes não apenas gostam de se divertir, mas também gastam muito tempo e energia se divertindo. Com mérito absoluto, o bem-estar representa uma de suas prioridades. Assim, eles procuram sair com os amigos para se divertir e querem fazer atividades inovadoras e emocionantes. Rir alto a ponto de chorar é comum para eles.
Embora seja compreensível que, com a idade adulta, o tempo de lazer seja reduzido devido às responsabilidades do trabalho, o prazer deve permanecer um valor inegociável ao longo da vida.
5. Respeitam o meio ambiente
É claro que a juventude sempre foi representativa das lutas revolucionárias que visam impactar positivamente a sociedade e o planeta. Ao contrário do que muitos esperariam, muitas vezes são os adolescentes que geram consciência ecológica na população adulta.
A verdade é que os jovens estão preocupados com as mudanças climáticas e as consequências que isso acarreta. É urgente ouvirmos o seu pedido e nos envolvermos no valor do respeito ao meio ambiente.
6. São solidários
Felizmente, não é difícil encontrar adolescentes comprometidos com a comunidade e com um sentimento de solidariedade muito latente. Eles tendem a se tornar sensíveis, às vezes até mais do que os adultos, a situações vulneráveis que outras pessoas vivenciam.
Muitos jovens estão envolvidos em atividades solidárias como voluntariado ou simplesmente agem por empatia com as pessoas ao seu redor. Além disso, eles estão dispostos a ajudar desinteressadamente. Este é um dos valores mais valiosos que podemos aprender com nossos adolescentes.
Os adolescentes também dão o exemplo
Os adolescentes são muito mais do que pessoas com acne e conflitos emocionais. O fato de terem toda a vida pela frente os torna grandes sonhadores. É uma rica e valiosa fase da vida que, por si só, oferece muitas oportunidades de aprendizado e crescimento. É quando o sistema de crenças começa a ser construído e fortalecido.
Assim, os adultos podem observar e colocar em prática muitos dos valores que os adolescentes têm como prioridade e que também tínhamos nessa fase, mas parece que os esquecemos.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Ochoa, G. M. (2000). Socialización familiar y valores en el adolescente: un análisis intercultural. Anuario de psicología/The UB Journal of psychology, 15-32.
- Díaz-Tepepa, G. (2007). Valores en los adolescentes. Revista mexicana de investigación educativa, 12(34), 1015-1019.
- Aspiazu, L. G. (1985). Dimensiones de personalidad y valores interpersonales en adolescentes. Revista Latinoamericana de Psicología, 17(2), 193-203.