É hora de despertar a consciência ecológica!

06 Setembro, 2020
O que significa despertar a consciência ecológica nas crianças? Trata-se de transmitir desde cedo o respeito pela natureza ao seu redor e pelos seres que nela habitam. O uso responsável dos recursos, o hábito de reciclar e de reutilizar, além da importância da convivência, são conceitos a serem ensinados.
 

Despertar a consciência ecológica nas crianças envolve transmitir os cuidados e o respeito com o meio ambiente e com os seres vivos desde a infância. Ensinar o amor pela natureza aos pequenos permite que eles construam laços positivos com o meio ambiente e, assim, habitem o planeta com uma atitude responsável.

Existem muitas maneiras de despertar a consciência ecológica através de conceitos simples, tais como reduzir o consumo, reutilizar e reciclar. A profunda empatia das crianças em relação aos seres vivos durante a infância facilita bastante o desenvolvimento e a assimilação das ideias sobre ecologia.

Natureza: uma fábrica ou uma casa?

Refletir sobre a natureza pode levar a vários caminhos. Primeiramente, é possível distinguir no ambiente mais próximo quais coisas provêm da natureza e quais são os materiais obtidos. É incrível, para os pequenos e para os que não são tão pequenos assim, descobrir que absolutamente tudo faz parte da natureza.

Por exemplo, eles vão encontrar brinquedos de plástico, um material derivado do petróleo, que, por sua vez, é extraído da terra, sendo uma ‘fonte de energia não renovável’ e, portanto, escassa.

Outro exemplo é o dos livros, que podem evocar as florestas de pinheiros, de onde é extraída a madeira que mais tarde servirá para as folhas nas quais os pequenos desenham. 

Posteriormente, o passeio visual pode chegar a um urso de pelúcia feito de algodão ou aos tijolos de uma parede feita com produtos minerais. De repente, algo que parece tão abstrato quanto a palavra ‘natureza’ começa a ser palpável através dos objetos e visível por meio da análise dos seus materiais.

 

Uma maneira de assimilar essa ideia é perguntar às crianças qual é o seu brinquedo preferido e analisar o material com o qual ele foi feito. Para uma criança, a história sobre o objeto trará um valor completamente novo. Esse detalhe pode se tornar uma semente para despertar a consciência ecológica.

despertar a consciência ecológica

Os recursos naturais

Para os pequenos, basta uma consciência ecológica focada no respeito à natureza em geral e no consumo responsávelA partir dos dez ou doze anos, no entanto, as crianças já são capazes de assimilar a finitude dos recursos naturais.

Além disso, as crianças podem ser conscientizadas quanto à seleção de determinados produtos que têm menor impacto sobre o meio ambiente. Também é possível convidá-las a refletir sobre o papel das grandes fábricas nos cuidados ou nos maus-tratos ao planeta, sobre o perigo do uso dos agrotóxicos e sobre a necessidade de respeitar a biodiversidade.

A natureza precisa se sentir bem para se recuperar da poluição nas grandes cidades causada pelas empresas de mineração, fábricas de papel, etc. Como podemos, em casa ou na sala de aula, despertar a consciência ecológica e pensar em soluções simples para dar a nossa pequena contribuição diante do grande problema da poluição ambiental?

 

Despertar a consciência ecológica: 10 opções para a mudança

A Associação Mundial de Educadores da Infância (AMEI) preparou, por ocasião do Dia Mundial do Meio Ambiente, uma lista com 10 opções ou regras para que as crianças aprendam a cuidar da saúde do planeta:

  • Fechar a torneira: economizar água é a regra número um para ensinar as crianças a cuidar do meio ambiente. É preciso evitar o desperdício ao escovar os dentes ou ao tomar banho, por exemplo.
  • Papéis dentro do lixo: outra regra simples e aplicável à vida cotidiana é manter as ruas limpas.
  • Compartilhar brinquedos: a ideia de não consumir mais do que o necessário pode ser ensinada dessa maneira. Além disso, também será promovida a solidariedade e a empatia com o outro.
  • Reciclar: o conceito de reciclagem é indispensável nessas regras. O ideal é ter latas de lixo destinadas para resíduos orgânicos e recicláveis. Também é possível reciclar objetos em casa, tais como garrafas de plástico ou caixas de papelão.

“Para os pequenos, basta uma consciência ecológica focada no respeito à natureza em geral e no consumo responsável”.

Plantas, animais de estimação e reciclagem

  • Cuidar das plantas: por impulso, as crianças geralmente arrancam folhas ou flores das plantas. O respeito por todas as formas de vida é essencial para despertar a consciência ecológica desde cedo.
  • Apagar a luz: simplesmente, o local de onde saímos não precisa ficar iluminado. Por outro lado, procurar a luz natural para as tarefas diárias também ajuda a melhorar o estado de humor.
 
despertar a consciência ecológica

  • Respeitar as pessoas: a diversidade de personalidades, culturas e crenças também deve ser respeitada. Ninguém pode decidir sobre a vontade dos outros.
  • Reutilizar o papel: desenhar dos dois lados da folha é um exemplo de como aproveitar melhor o papel.
  • Cuidar do que pertence a todos: as florestas, as praças, as ruas e a água dos rios pertencem a todos e não são propriedade de ninguém. É preciso respeitar o que é usado e o que não é usado.

Por fim, transmitir a consciência ecológica para as crianças também envolve passear em uma fazenda, plantar uma horta ou passar uma tarde no campo. Devemos mostrar todas as opções, permitir que perguntem, experimentem e, acima de tudo, sintam da sua própria maneira o cuidado e o respeito pelo planeta.