Vantagens e desvantagens de fraldas de pano

· 16 de fevereiro de 2019
As fraldas de pano parecem desatualizadas e pouco práticas? A seguir, listamos as vantagens e desvantagens dessa opção para que você reconsidere sua posição sobre esses itens ecológicos.

Diante das populares fraldas descartáveis, encontramos outra opção mais barata que é amiga do meio ambiente: trata-se das fraldas de pano. Uma vez usadas por nossas mães e avós, foram redesenhadas para os dias atuais.

Nós detalhamos a seguir os seus diferentes tipos e quais são suas vantagens e desvantagens.

Tipos de fraldas de pano

Em relação à forma, praticamente não há diferença entre fraldas de pano e fraldas descartáveis. Os dois tipos são classificados em diferentes categorias de acordo com a idade e o peso do bebê.

A parte disso, podemos dividir os tipos de fraldas de pano de acordo com o material:

  • De flanela: é extremamente macia. Geralmente vem com botões para prender.
  • Dobrada: sua principal característica é que consiste em várias camadas, o que aumenta sua capacidade de absorção. Elas são um pouco mais grossas que os outros tipos.
  • Plana ou com forma: a primeira é simplesmente um pedaço de tecido preso com grampos na parte da frente. A outra, por sua vez, é parecida, mas tem uma forma mais curvada para se adaptar melhor ao corpo.
  • Ajustada: sua forma é muito semelhante à fralda descartável. Tem um elástico na cintura e um fecho.
  • Recarregável: esse modelo curioso conta com um espaço para adicionar um absorvente. Seu principal benefício é que ela seca mais rápido que as outras.

Todos esses modelos têm uma característica comum: eles vêm com uma capa cuja função é evitar que as necessidades acabem entrando em contato com as roupas. Assim como as fraldas, elas também têm vários tamanhos e diferentes modelos de fechos.

Vantagens de fraldas de pano

Em primeiro lugar, existe um aspecto que não pode ser ignorado em relação a esses itens para o bebê: são mais baratas do que as descartáveis. Quem é mãe sabe que o preço das fraldas descartáveis aumentou consideravelmente nos últimos tempos.

Certamente, as fraldas de pano exigem um investimento maior no início, mas o fato de poder reutilizá-las acaba compensando o seu valor. No fim das contas, em vez de comprar centenas de fraldas descartáveis, você pode comprar apenas umas 30 de pano até que o seu pequeno aprenda a usar o banheiro.

As fraldas de pano trazem vantagens e desvantagens

Além disso, essas fraldas são muito úteis para combater irritações na pele dos pequenos, especialmente em recém-nascidos. Isso porque contêm menos produtos químicos, causam menos assaduras pois são mais macias e, por absorverem menos, são trocadas com mais frequência durante o dia.

Ademais, existe outra grande vantagem que não está precisamente relacionada à saúde da criança. Ao usar as fraldas de pano, fazemos uma enorme contribuição ao meio ambiente. Estima-se que um bebê pode utilizar mais de dois mil quilos de fraldas, ou seja, material não degradável, até aprender a ir ao banheiro.

Desvantagens das fraldas de pano

A principal desvantagem dessas peças é que, logicamente, é preciso lavá-las com frequência. No entanto, ao contrário do que geralmente se pensa, é necessário apenas de um pouco de água e sabão neutro para torná-las utilizáveis novamente. Não é necessário usar nenhum detergente especial, muito menos alvejante.

Quanto a esse assunto, surge um ponto controverso. Em um mundo onde a água é cada vez mais escassa, vale a pena usar esse recurso natural para limpar fraldas? Essa questão ganha mais e mais espaço nos dias de hoje.

Da mesma forma, as fraldas de pano que não possuem um bom absorvente não evitam o vazamento das necessidades do bebê. Como resultado, será preciso trocar quase todas as roupas e, além disso, o pequeno provavelmente vai precisar de mais banhos.

“As fraldas de pano exigem um investimento no início, mas o fato de poder reutilizá-las acaba compensando o seu valor”

A fralda de pano versus fralda descartável

Os aspectos que acabamos de comentar sobre as fraldas de pano contrastam com as características das fraldas descartáveis modernas.

Estas, por sua vez, são caracterizadas por serem muito práticas e superabsorventes. O quesito maior absorção leva à duas características que devemos analisar: embora seu preço seja maior, também é verdade que elas duram mais tempo.

fraldas de pano

O principal ponto fraco tem a ver com a parte ecológica, como comentado anteriormente. Isso fica claro tanto pelo seu processo de fabricação, no qual são consumidos muitos recursos naturais, quanto pelo seu tratamento.

A fralda descartável é impossível de reciclar e, embora estejam sendo desenvolvidos métodos para isso, a sua decomposição é extremamente lenta.

Em suma, tudo se resume a uma questão de preferências, circunstâncias e custo-benefício. Cada mãe deve avaliar e escolher a opção que considerar mais conveniente para o seu caso.

Por um lado, podemos economizar dinheiro e cuidar do meio ambiente. E, pelo outro, é necessário ficar mais atenta quando ao tempo que os bebês ficam usando a mesma fralda.