Vantagens e desvantagens do uso do coletor menstrual

· 19 de setembro de 2018
O coletor menstrual é um produto que veio substituir os métodos tradicionais usados para controlar o fluxo durante a menstruação.

Os absorventes externos e internos podem ser incômodos, ao mesmo tempo em que se refletem em um gasto frequente. No entanto, a maioria das mulheres gosta de se manter em uma área de conforto, em especial quando se trata das partes íntimas.

Na atualidade, contamos com muitas opções em relação aos cuidados com a higiene íntima. Há modelos de absorventes para cada tipo de mulher e quantidade de fluxo. Além disso, a comodidade que esses produtos proporcionam deixa “aqueles dias” muito mais fáceis. É por esse motivo que poucas mulheres se atrevem a mudar.

Se você já testou o coletor menstrual ou ainda não se decidiu a testar, vamos mostrar a você quais são as principais vantagens e desvantagens do uso desse produto.

O coletor menstrual

coletor menstrual

Trata-se de um produto muito recente, por isso muitas mulheres ainda não o conhecem. Ele foi desenvolvido de uma maneira que dispensa o descarte após o uso. É fabricado com um material à base de silicone, que é flexível e lavável. O coletor é inserido na vagina para conter o sangue.

Seu propósito, assim como o dos absorventes externos e internos, é reter o fluxo durante a menstruação. No entanto, diferentemente dos produtos comumente projetados para esse fim, o coletor menstrual não absorve o fluxo. Ele retém o sangue em seu interior até ser esvaziado em água corrente.

É um produto fabricado também em látex ou elastômero termoplástico, ambos com aprovação médica. Portanto, não provoca irritações ou alergias, já que não possui produtos químicos nocivos à saúde. Apresenta características variadas que permitem escolher tamanhos, acabamentos e cores de acordo com as necessidades de cada mulher.

O formato do produto é de uma taça. Como um recipiente destinado a conter líquidos, é aberto em cima, estreitando-se até se fechar embaixo. Na base do coletor, há uma pequena haste, também flexível, por meio da qual o produto pode ser retirado da vagina.

A forma de colocar é um pouco mais complexa, mas permite um ajuste ideal dentro da vagina. Como o coletor é flexível, ele deve ser dobrado para ser introduzido na vagina. Ao ser inserido, ele se desdobra sozinho até atingir a abertura necessária.

coletor menstrual

Vantagens e desvantagens do seu uso

Vantagens

  • É inofensivo ao organismo porque é hipoalergênico
  • Não provoca ressecamento ou irritação na mucosa vaginal
  • Como não absorve o sangue, protege contra infecções vaginais, que podem aparecer devido ao contato na utilização do absorvente externo
  • Pode ser facilmente limpo com uma toalha ou água e sabão todas as vezes que o sangue for retirado
  • Devido à sua composição, é incapaz de deixar restos de fibra ou de qualquer material estranho no organismo
  • Apesar do custo ser relativamente elevado, pode ser utilizado por 15 anos, sempre que cuidado da forma correta
  • Dependendo do fluxo de cada mulher, pode conter o sangue por no máximo 12 horas
  • Quando perfeitamente ajustado ao corponão há riscos de vazamentos. Portanto, é possível levar uma vida completamente normal usando o coletor. Não haverá manchas ou acidentes ao dormir ou praticar esportes
  • Contribuímos com a conservação do meio ambiente porque evita o uso de produtos descartáveis.

Desvantagens

  • A forma de colocar provoca certo receio em muitas mulheres. Apesar de não causar nenhum desconforto, pode parecer incômodo à primeira vista.
  • No começo, manusear o coletor pode deixar nossas mãos manchadas de sangue. Isso provoca aversão em algumas mulheres, sobretudo quando não estão acostumadas a lidar com sangue
  • Para limpar o coletor menstrual, você vai precisar de água e sabão ou pelo menos água. Portanto, é um processo difícil de realizar em um banheiro público ou de maneira rápida.
  • Após o término e antes do início de cada períodoé necessário esterilizar com água fervente
  • É preciso testar vários tamanhos de coletor a fim de encontrar um adequado para você. Em diversas situações, um tamanho inadequado pode provocar vazamentos ou incômodos.