10 maneiras de aproximar o seu filho de Deus

22 de dezembro de 2018
A educação dos nossos filhos não apenas depende dos professores. Como pais, devemos ser os primeiros a ensinar valores que englobem o amor ao próximo, o respeito e a nobreza.

Muitos dos princípios imprescindíveis da educação das crianças podem ser encontrados na religião. Neste artigo, veja 10 maneiras de aproximar o seu filho de Deus.

Nos tempos em que vivemos, é muito comum a falta de fé. As pessoas vivem apressadas, a vida em geral é muito acelerada e, na maioria dos casos, apenas interessa o dinheiro e as facilidades para consegui-lo.

A vida se materializou e graças a isso estamos experimentando uma grande crise de valores, sem os quais o mundo não terá um futuro digno.

Devido a crise de humanidade, a educação religioso torna-se de suma importância na educação das nossas crianças.

“Fomentar uma conexão saudável e forte com Deus é necessário para combater emoções negativas. É preciso ensinar que sa crianças  podem seguir confiando em Deus apesar das adversidades e dos problemas.”

Sem uma vida espiritual estável e sólida, as emoções negativas podem inclusive repercutir na saúde física dos nossos filhos.

Como posso aproximar o meu filho de Deus?

A seguir apresentaremos algumas formas de aproximar o seu filho de Deus. Com essa aproximação, o que queremos é formar uma pessoa íntegra, nobre, que possa construir um futuro melhor no seu entorno.

Também queremos que nosso filho tenha uma capacidade espiritual sólida, que lhe dê segurança e força na adversidade.

Vá com o seu filho para a missa

Leve-o à missa de forma habitual. Escutar a vida e os ensinamentos de Jesus o motivarão a fazer o bem aos outros. Além disso, eles gostarão das diversas histórias e parábolas que, além de serem didáticas, são bastante aplicáveis na vida atual.

Reze junto com ele antes de dormir

Rezar antes de dormir é uma forma muito usual de falar com Deus. É importante que ele aprenda as orações básicas, porque assim será mais fácil a integração com a comunidade cristã.

Ainda assim, não podemos esquecer que Deus é nosso amigo, e que podemos nos dirigir a Ele da forma que quisermos.

de deus

Incentive-o a se inscrever em algum grupo de catequese

Nesses grupos, ele conhecerá crianças com as mesmas inquietudes e com o mesmo amor por Deus. Além de frequentar uma ou duas vezes por semana, também são organizados eventos e acampamentos. Diga para ele que será muito divertido e que fará muitos amigos.

Mostre filmes e livros que falem de Deus

Existe um quantidade enorme de filmes que falam de Deus. Alguns deles estão focados especificamente para o público infantil. Informe-o sobre essas possibilidades, assim como sobre os livros com esse tema. 

Depois assistir ao filme ou de ler o capítulo, vocês podem comentar o que absorveram e compartilhar um momento de diálogo e aproximação mútuo. Compartilhar o conteúdo educativo com nosso filhos fortalece nosso vínculo afetivo e gera segurança.

“Não se vive sem fé. A fé é o conhecimento do significado da vida humana. A fé é a força da vida. Se o homem vive, é porque acredita em algo”.

–León Tolstói–

Mostre a sorte que ele tem

Milhares de pessoas no mundo vivem na pobreza, submetidas a fome, guerras e abusos. Seu filho é um privilegiado que deve saber o que acontece em outros lugares do planeta.

Fale com ele sobre o valor de ajudar os outros e incentive-o a participar de organizações sem fins lucrativos.

Reze na mesa com ele

Rezar na mesa é ato de agradecimento. Orar por cada alimento é uma forma de dizer a Deus como nos sentimos afortunados por ter comida de sobra.

É comum orar no almoço e no jantar, que é quando geralmente toda a família está presente.

de deus

Amar a natureza é amar a Deus

Deus quer que amemos não apenas as pessoas, mas também a natureza. Temos que respeitar todos os seres vivos, incluindo animais e plantas.

Todos nós fomos criados para sermos valorizados e para não ferir os outros. Por isso, fazer mal ao meio ambiente é fazer mal a Deus e a nossa própria identidade cristã.

Orar durante a gravidez

Se durante a gestação seguimos em contato com Deus, nosso bebê perceberá. Escolha um lugar onde você possa rezar de maneira cômoda e tranquila, procurando ter por perto uma imagem de Jesus.

Concentre-se na criança que você leva dentro de si, e pense nela em cada oração.

Converse com o seu filho

É recomendável que você converse com o seu filho sobre Deus e sobre a fé.

Para que uma criança cresça com valores religiosos, é preciso que ela perceba que os pais acreditam no mesmo que ela. Sente-se com ela e peça que conte suas dúvidas e problemas.

O valor do perdão

Um dos dogmas mais importantes do cristianismo centra-se no perdão. Saber perdoar é uma das lições mais duras e valiosas que alguém pode aprender. 

Considerar que somos humanos e erramos é uma forma de amadurecer emocionalmente e nos aproximar de Deus.