10 soluções naturais para antecipar o parto
Quando estamos na reta final da nossa gravidez podemos ficar um pouco desesperadas, e os dias podem parecer passar mais lentamente. Isso pode nos fazer pensar em recorrer a soluções naturais para antecipar o parto.
Existem muitos métodos naturais que não fazem nenhum mal ao bebê e que cumprem perfeitamente com o objetivo de acelerar o processo. Conheça alguns métodos que podem funcionar muito bem para você:
Soluções naturais para antecipar o parto
Como comentamos anteriormente são métodos naturais que não causariam danos ao seu bebê nem ao seu corpo, mas você sempre deve consultar seu médico para confirmar.
- Use técnicas de relaxamento para deixar seus músculos e seu corpo relaxados. O excesso de nervosismo e o estresse podem deixar seus músculos contraídos e isso não vai ajudar o bebê a sair do seu corpo. Além disso, o nervosismo e a ansiedade fazem o corpo liberar adrenalina, e esse hormônio age como um inibidor de oxitocina que é o hormônio responsável pelas contrações.
- Fazer exercício pode antecipar o parto. Alguns especialistas garantem que caminhar pode ajudar a antecipar o parto graças ao vai e vem do quadril. Além disso, subir e descer escadas também pode ajudar. Em geral, o exercício ajuda o bebê a se colocar na posição correta.
- As relações sexuais ajudam a induzir o parto.O esperma do homem contém prostaglandinas, esses hormônios ajudam a dilatar o colo do útero fazendo com que o parto seja antecipado. Além disso, o organismo libera oxitocina, que provoca as contrações.
- Outras soluções naturais são o abacaxi, o manjericão, o orégano ou o gengibre que também podem induzir o parto de forma natural.
- Em muitas regiões da Ásia a acupuntura é utilizada como método natural para induzir o parto. Segundo estudos, as mulheres que realizam esse método são menos propensas a ter uma cesárea.
- A acupressão também funciona muito bem para antecipar o parto. É uma técnica na qual se exerce pressão em várias regiões do corpo, e com isso a atividade uterina é estimulada, causando a antecipação do parto.
A estimulação dos mamilos também faz o corpo liberar oxitocina, hormônio que está envolvido diretamente no processo das contrações.
- As infusões com folhas de framboesa. Esse tipo de infusão tem o efeito de estimular o útero. Você pode começar com uma xícara por dia e ir aumentando progressivamente.
- O chocolate também pode ajudar. Ele pode estimular o bebê e fazer com que ele faça movimentos, causando o início do parto.
- As risadas podem ajudar a antecipar o parto. Rir libera oxitocina e além disso ajuda a eliminar bloqueios emocionais e físicos. Procure assistir filmes ou passar momentos agradáveis, isso vai ajudar a aliviar as tensões.
Por que o parto está lento?
Você não sabe o que pode afetar o processo do parto? Existem muitas situações que podem influenciar nesse momento. Por isso, é muito importante ficar atenta aos seguintes sintomas:
- O parto pode atrasar se você estiver desidratada ou cansada.
- A posição do bebê pode não ser a mais adequada.
- Você pode estar se sentindo ansiosa ou assustada. Além disso, também pode estar muito tensa.
Sua pélvis pode ser mais estreita ou mais larga do que o comum, o que pode fazer com que o bebê fique em uma posição não adequada.
- Você pode ter passado por intervenções médicas que estão atrasando o ritmo das contrações.
“Tomar a decisão de ter um filho é importantíssima. Trata-se de decidir que seu coração vai caminhar para sempre fora do seu corpo”
-Elisabeth Stone-
Outras técnicas que podem ajudar a lidar com o parto lento
- Escute música que você gosta e relaxe.
- Use técnicas de respiração, isso também ajuda a relaxar.
- É importante não ficar desidratada. Tome bebidas esportivas, água e outras bebidas.
- Mude de posição sempre que puder.
É importante saber quais soluções naturais podem funcionar para antecipar o parto, mas também o que pode estar influenciando. Além disso, esteja sempre atenta aos conselhos de outras mães.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Mayo Clinic. Inducing labor: when to wait, when to induce. Mayo 2020.
- Medline Plus. Deshidratación. Biblioteca Nacional de Medicina de Estados Unidos. Agosto 2019.
- Muñóz Balbontín Y, Stewart D, et al. Herbal medicinal products use during pregnancy and post natal period. Obstetrics and Gynecology. Mayo 2019. 133(5): 920-932.
- Parsons M, Simpson M, Ponton T. Raspberry leaf and its effects on labour: safety and efficacy. Australian College of Midwives Incorporated Journal. Septiembre 1999. 12 (3): 20-5.
- Schlaeger J. M, Gabzdyl E.M, et al. Acupunture and Acupressure for labour. Journal of Midwifery Women’s Health. Enero 2017. 62 (1): 12-28.
- Smith C. A, Crowther C. A, Grant S. J. Acupunture for induction of labour. Cochrane Database Systematic Review. Agosto 2013. 15; (8) CD002962.