A posição de dormir influencia na gravidez?

· 27 de março de 2017

Durante a gravidez as mulheres experimentam muitas mudanças que modificam o corpo. Uma das adaptações mais importantes decorrentes dessas mudanças é a posição ao dormir. Na gravidez, o descanso pode ser um pouco incômodo para a grávida por não saber em que posição se deitar. A alimentação e a relação com as outras pessoas também podem se refletir na forma de dormir.

Antes de engravidar, todas as mulheres estavam acostumadas a dormir em determinada posição. Se tínhamos o costume de dormir de barriga para cima ou para baixo, devemos estar conscientes de que nenhuma dessas formas são recomendáveis quando estamos grávidas.

É muito difícil encontrar uma posição cômoda nessa fase. Sobretudo se estávamos acostumadas a dormir de barriga para baixo e precisamos abandonar esse hábito. As mulheres que estavam acostumadas a dormir de barriga para cima podem provocar mal estar nas costas e nos órgãos, devido ao peso extra que carregam agora.

Aqui também cabe destacar que a hora de ir para cama deveria ser o momento destinado a recuperar as forças. No entanto, em algumas situações encontrar uma posição para poder descansar corretamente se torna uma angústia.

É bastante comum que muitas mulheres tenham dificuldades para dormir. Outras, por outro lado, nem dormem, principalmente devido ao tamanho da barriga e a sensibilidade nos seios. A rigorosa mudança de posição ao dormir pode ser muito complicada, mas não impossível.

Há uma posição para dormir que seja adequada às grávidas?

Os especialistas recomendam uma posição ideal para descansar: deitada sobre o lado esquerdo. Essa posição facilita o fluxo sanguíneo, e para estabilizar o corpo podemos colocar um travesseiro entre as pernas.

Acredita-se que essa posição favorece a circulação do sangue e o transporte de substâncias nutritivas na direção do bebê e do útero. Isso garante um fornecimento correto de oxigênio ao feto, Além de beneficiar o processo de eliminação de resíduos e fluidos através dos rins.

lado esquerdo

Também ajuda a reduzir o edema característico da gravidez e previne o aparecimento de varizes. Além de evitar a acidez que incomoda algumas mulheres. Por isso, é preferível que durante o primeiro trimestre de gestação você comece a praticar esse novo hábito para que isso não se torne uma complicação posteriormente.

É possível citar um estudo da Universidade neozelandesa de Auckland que afirma que as mulheres grávidas que não costumam deitar, nos momentos de descanso, sobre o lado esquerdo podem apresentar um maior risco de provocar a morte do feto. Apesar do risco ser muito baixo, é preciso levar em consideração essa recomendação.

Dormir sobre o lado direito influencia negativamente

De acordo com várias pesquisas, dormir sobre o lado direito é uma posição que influencia negativamente vários órgãos. Contamos à você como essa posição afeta individualmente algumas regiões do corpo.

  • A veia cava. A maior veia do corpo se encontra no lado direito e por ela circula uma considerável quantidade de sangue. Se você dormir do lado esquerdo, vai evitar a pressão do peso sobre essa artéria. Isso favorece a irrigação do sangue em direção à placenta e permite a circulação de oxigênio.
  • O fígado. Esse importante órgão está localizado no lado direito do abdômen. Por esse motivo, se você dormir sobre o lado esquerdo, vai evitar que o fígado seja pressionado pelo útero.
lado esquerdo

A posição ao dormir influencia no descanso adequado

Dormir durante as últimas semanas de gravidez pode ser complicado. Mas com a ajuda de travesseiros é possível conseguir um momento de descanso mais aceitável. Se a grávida sofre com a acidez é muito benéfico o ato de dormir com o peito um pouco elevado. Por isso, o uso de almofadas e travesseiros é essencial nessa fase.

Um colchão firme e um pouco inclinado e suficientemente adaptável às curvaturas da coluna vai proporcionar um descanso melhor.  Por outro lado, um colchão duro como o chão pode ser tão prejudicial quanto um excessivamente macio, no qual a coluna não fica adequadamente apoiada. O colchão não deve sofrer deformações como uma rede, pois deve proporcionar apoio na coluna toda.

Recomendações para melhorar o sono da grávida

  • Não se recomenda o uso de muitas almofadas para se acomodar
  • Usar travesseiros em forma de triângulo
  • Nos certificar de esvaziar a bexiga antes de ir dormir
  • Reduzir a quantidade de líquido que consumimos na hora do jantar
  • Jantar pelo menos três horas antes de ir se deitar
  • Evitar o consumo de café