10 soluções naturais para antecipar o parto

05 Agosto, 2018

Quando estamos na reta final da nossa gravidez podemos ficar um pouco desesperadas, e os dias podem parecer passar mais lentamente. Isso pode nos fazer pensar em recorrer a soluções naturais para antecipar o parto.

Existem muitos métodos naturais que não fazem nenhum mal ao bebê e que cumprem perfeitamente com o objetivo de acelerar o processo. Conheça alguns métodos que podem funcionar muito bem para você:

Soluções naturais para antecipar o parto

Como comentamos anteriormente são métodos naturais que não causariam danos ao seu bebê nem ao seu corpo, mas você sempre deve consultar seu médico para confirmar.

  1. Use técnicas de relaxamento para deixar seus músculos e seu corpo relaxados. O excesso de nervosismo e o estresse podem deixar seus músculos contraídos e isso não vai ajudar o bebê a sair do seu corpo. Além disso, o nervosismo e a ansiedade fazem o corpo liberar adrenalina, e esse hormônio age como um inibidor de oxitocina que é o hormônio responsável pelas contrações.
  2. Fazer exercício pode antecipar o parto. Alguns especialistas garantem que caminhar pode ajudar a antecipar o parto graças ao vai e vem do quadril. Além disso, subir e descer escadas também pode ajudar. Em geral, o exercício ajuda o bebê a se colocar na posição correta.
  3. As relações sexuais ajudam a induzir o parto.O esperma do homem contém prostaglandinas, esses hormônios ajudam a dilatar o colo do útero fazendo com que o parto seja antecipado. Além disso, o organismo libera oxitocina, que provoca as contrações.
  4. Outras soluções naturais são o abacaxi, o manjericão, o orégano ou o gengibre que também podem induzir o parto de forma natural.
  5. Em muitas regiões da Ásia a acupuntura é utilizada como método natural para induzir o parto. Segundo estudos, as mulheres que realizam esse método são menos propensas a ter uma cesárea.
  6. A acupressão também funciona muito bem para antecipar o parto. É uma técnica na qual se exerce pressão em várias regiões do corpo, e com isso a atividade uterina é estimulada, causando a antecipação do parto.

A estimulação dos mamilos também faz o corpo liberar oxitocina, hormônio que está envolvido diretamente no processo das contrações.

  1. As infusões com folhas de framboesa. Esse tipo de infusão tem o efeito de estimular o útero. Você pode começar com uma xícara por dia e ir aumentando progressivamente.
  2. O chocolate também pode ajudar. Ele pode estimular o bebê e fazer com que ele faça movimentos, causando o início do parto.
  3. As risadas podem ajudar a antecipar o parto. Rir libera oxitocina e além disso ajuda a eliminar bloqueios emocionais e físicos. Procure assistir filmes ou passar momentos agradáveis, isso vai ajudar a aliviar as tensões.
    mulher grávida segurando uma flor perto da sua barriga

 

Por que o parto está lento?

Você não sabe o que pode afetar o processo do parto? Existem muitas situações que podem influenciar nesse momento. Por isso, é muito importante ficar atenta aos seguintes sintomas:

  1. O parto pode atrasar se você estiver desidratada ou cansada.
  2. A posição do bebê pode não ser a mais adequada.
  3. Você pode estar se sentindo ansiosa ou assustada. Além disso, também pode estar muito tensa.

Sua pélvis pode ser mais estreita ou mais larga do que o comum, o que pode fazer com que o bebê fique em uma posição não adequada.

  1. Você pode ter passado por intervenções médicas que estão atrasando o ritmo das contrações.

 

“Tomar a decisão de ter um filho é importantíssima. Trata-se de decidir que seu coração vai caminhar para sempre fora do seu corpo”

-Elisabeth Stone-

Outras técnicas que podem ajudar a lidar com o parto lento

  1. Escute música que você gosta e relaxe.
  2. Use técnicas de respiração, isso também ajuda a relaxar.
  3. É importante não ficar desidratada. Tome bebidas esportivas, água e outras bebidas.
  4. Mude de posição sempre que puder.

É importante saber quais soluções naturais podem funcionar para antecipar o parto, mas também o que pode estar influenciando. Além disso, esteja sempre atenta aos conselhos de outras mães.