12 hábitos para manter sua casa arrumada

6 de maio de 2018
Saiba como manter a sua casa arrumada sem perder horas e horas de limpeza com essas simples orientações. Além da organização em casa, você ajudará seus filhos a adquirir bons hábitos desde a infância.

Manter a casa arrumada quando se tem filhos pequenos é um grande desafio. Você sempre terá que lidar com brinquedos no chão e manchas de comida nas paredes e nos tapetes. No entanto, existem truques muito práticos que podem te ajudar a economizar tempo para manter sua casa arrumada.

Naturalmente, você também deve ensinar seus pequenos a praticar o hábito da ordem e o senso de responsabilidade. Desde cedo, atribua tarefas simples de acordo com a idade dos seus filhos que contribuam com a ordem e a limpeza.

É de extrema importância a comunicação em casa. Ela deve ser fluida e aberta para que as diretrizes de horários e rotinas fiquem estabelecidas e sejam cumpridas. Os pais são responsáveis por ensinar aos filhos os horários para comer, tomar banho, estudar e brincar, entre outras coisas.

-Doutora Paola Rodríguez-

Truques para sempre manter sua casa arrumada

No quarto

  • Faça a cama assim que se levantar. Quando a primeira coisa que você faz pela manhã é arrumar a cama, você aumenta inconscientemente sua produtividade. Desta forma, você ficará com menos vontade de voltar a dormir.
  • Limpe diariamente a mesa de cabeceira. Mantenha um pano umedecido a mão para que, quando você se levantar, possa limpar em alguns segundos. Desta forma, irá evitar que uma das tarefas se acumule até o fim de semana.

  • Verifique os guarda-roupas com frequência. Em cada um dos armários, destine um lugar para depositar os itens que sua família não usará mais. Então você poderá doá-los ou vendê-los em uma loja de segunda mão.
  • Organize as roupas que você usou durante o dia. Quando você acumula pilhas de roupas em uma cadeira, o dia da limpeza será muito mais longo. Crie o hábito de depositar o que você usou junto com as roupas sujas ou colocando tudo em um lugar em seu armário.
  • Tenha um cesto de roupa suja para cada pessoa da família. Desta forma, cada um pode se encarregar de selecionar suas roupas sujas de maneira ordenada. Separe uma cesta extra para itens como cortinas e lençóis.
  • Evite acumular roupas para dobrar. Depois de lavar e secar as roupas, não caia na tentação de jogá-las em um canto e esquecê-las. Você otimizará o tempo se, no final de cada ciclo de lavagem e secagem, organizar a roupa seca imediatamente.

No banho

  • Borrife um pouco de limpador depois de tomar banho. Separando alguns minutos para fazer uma pequena limpeza no chuveiro, as manchas não serão difíceis de remover. Basta aplicar seu produto de banheiro, deixá-lo agir e remover.
  • Use o banheiro durante a rotina noturna. Quando você escovar os dentes e lavar o rosto, você pode aproveitar para limpá-lo um pouco. Use uma toalha ou um pano com desinfetante para fazer uma limpeza rápida.
  • Organize a bancada antes de dormir. Com maquiagem, os produtos de higiene pessoal e os cabelos que caem fora da bancada geralmente fica uma bagunça. Para que as manchas não fiquem aderidas, limpe-as todas as noites.

Na cozinha

  • Cada um lava os utensílios que usa. Se seus filhos já têm idade, eles devem ser responsáveis por lavar seus próprios pratos, pelo menos pela manhã. Desta forma, você evitará que, quando chegar em casa após o trabalho, tudo esteja um caos.

  • Limpe enquanto cozinha. O ideal é dividir as tarefas com seu parceiro e com seus filhos. Assim, ninguém se sentirá sobrecarregado com tarefas domésticas. Você também pode distribuir as tarefas por turnos. Desta forma, será uma tarefa mais justa.
  • Limpe o forno após cada uso. Um forno que foi usado em várias receitas se torna mais difícil de limpar, então é bom fazê-lo imediatamente. Quanto menos tempo você deixar passar entre cada limpeza, estas serão menos difíceis e longas.

Outra boa recomendação para evitar que todos os objetos fiquem fora de lugar e ter uma casa arrumada é separar um espaço para cada coisa. Use gavetas específicas para os brinquedos, os materiais escolares, artigos de higiene pessoal ou a maquiagem.

Se você tem um lugar pronto para organizar os pertences da família, não tem porquê causar desordem.

Inclua sua família nas rotinas de limpeza para que todos aprendam a cuidar dos seus espaços e a importância de ter uma casa arrumada. Como equipe, todos devem participar das atividades que beneficiam a todos. A organização do lar não deve ser uma tarefa incômoda.