Descubra o método japonês contra a preguiça

A preguiça costuma tomar conta de você com maior frequência do que você gostaria? Descubra o método japonês contra a preguiça que vai ajudar você a lutar contra ela. Não resta dúvidas de que a falta de vontade é um dos maiores obstáculos que temos que enfrentar para alcançar nossos objetivos. Conseguir vencê-la pode fazer com que nossa vida melhore de maneira perceptível e, consequentemente, também a de nossos filhos.

Para vencer a preguiça é preciso ter força de vontade. Por isso, vamos mostrar a você como atingir o nível de energia que precisa todo dia para realizar suas tarefas. Claro que você vai poder pôr em prática com seus filhos, e toda a família vai poder aproveitar essa dica.

Kaizen, o método japonês contra a preguiça

Pois bem, esse método japonês contra a preguiça é conhecido também como o método Kaizen. Por meio dele, convida-se as pessoas a criar o hábito de realizar determinada tarefa todo dia exatamente na mesma hora.

Trata-se de ir adotando afazeres que nos tomem pouco tempo. São tarefas que, a princípio, não nos vão dar preguiça de fazer. Assim, com o acúmulo de tarefas -já que pouco a pouco vamos acrescentando mais tarefas-, no final do processo, vamos fazer tudo o que é necessário durante o dia.

Esse método se baseia em dar pequenos passos para alcançar resultados que a priori nos parecem inalcançáveis. Dessa forma, pouco a pouco o cansaço vai sendo vencido. O ponto-chave está em adotar o hábito de realizar uma determinada tarefa todo dia exatamente na mesma hora.

Se conseguirmos fazer essas pequenas coisas todos os dias, vamos chegar a um ponto em que vamos fazê-las sem nos darmos conta. Além disso, não se preocupe, você não vai ter que dedicar tempo demais a essas tarefas.

menino segurando um lápis, método japonês contra a preguiça

O método japonês contra a preguiça exige pouco tempo de você

O procedimento é muito simples. Consiste em realizar as tarefas todos os dias em um minuto. Dessa forma, nosso cérebro vai compreender que as tarefas que, geralmente, nos exigem vários minutos, podem ser executadas em questão de segundos.

O fundamento do método se baseia no fato de que com pequenos passos podemos alcançar resultados que aparentemente são muito difíceis. Quando nós mesmos vermos que somos capazes de vencer nossa preguiça e de dedicar um minuto a tais tarefas sem esforço, o mais recomendável é ir aumentando gradualmente o tempo que dedicamos a essas tarefas, que nos causavam preguiça.

Ler o capítulo de um livro ou fazer meia hora de exercício são apenas uma pequeníssima parte das coisas que podem ter um impacto positivo na nossa vida

Lembre-se de que um minuto é pouquíssimo tempo e a preguiça não vai ser um empecilho para aproveitá-lo.

É lógico que esse método vai ajudar você, mas também a sua família. Dessa forma, vocês vão se tornar pessoas muito mais produtivas, o que vai acarretar em uma vida muito mais feliz.

Como surgiu o método Kaizen

O criador desse método se chama Masaaki Imai. Ele garante que se a pessoa seguir esse método, muitos aspectos podem ser melhorados, tanto no âmbito profissional quanto no pessoal.

O segredo está na sua simplicidade e na baixa exigência que requer. Não exige muita energia, podendo cumprir qualquer meta, caso você esteja pressionado a cumpri-la. Assim, sempre vai ser mais fácil vencer a preguiça e deixar de lado os pensamentos negativos que fazem com que posterguemos de vez em quando o que deveríamos fazer em um determinado momento.

mulher dormindo com uma xícara de café na sua frente, método japonês contra a preguiça

Embora nos tenham ensinado que para obter bons resultados exige-se sempre um grande esforço, não é assim que funciona. Além disso, muitas vezes esses projetos não chegam a lugar algum. Se algo que não nos motiva exige muita energia, vamos acabar por abandonar. Isso vai acarretar em certo desânimo e em uma sensação de fracasso.

Por isso, o melhor é começar pouco a pouco. Ganhamos força de vontade com o tempo e esforço também. Além disso, trata-se de criar um hábito que nos permita aplicá-lo a todos os aspectos possíveis de nossa vida.

Um longo caminho começa quando damos o primeiro passo, e não há mal nenhum que dure por muito tempo. O mais importante é não dar apenas um passo, mas sim procurar caminhar todos os dias

-Masaaki Imai-

Agora você já sabe! Para conseguir maior produtividade, o que você tem que fazer é selecionar de verdade uma meta e, em seguida, estabelecer a regra do minuto. Você mesma vai ver que em menos tempo do que esperava, sua preguiça vai se reduzindo. Além disso, você vai poder colocar seus filhos nesse caminho de esforço e superação. Em pouco tempo vocês vão perceber que vale a pena!

Recomendados para você