6 hábitos que uma criança deve ter antes da adolescência

11 de fevereiro de 2018
As crianças são uma fonte inesgotável de energia, mas também precisam parar para refletir sobre certos temas. Transmita às crianças a importância das seguintes práticas para oferecer uma verdadeira ferramenta que vai servir para a vida toda.

Quando são pequenas queremos que sejam maiores, mas quando crescem desejamos que não tivessem crescido tão rápido. No momento em que menos esperamos, a infância vai acabar.

Devemos estar prevenidos conhecendo aqueles hábitos que uma criança deve ter antes de se tornar um adolescente.

É muito importante que nossos filhos tenham algumas coisas claras em mente antes de enfrentar o mundo da juventude. Quando são pequenas, não damos tanta importância para pequenos acontecimentos, palavras ou comportamentos infantis errôneos, mas chega um momento no qual devemos parar para pensar.

Dentro de alguns anos vão se transformar em adultos. É provável que nessa fase nossos conselhos e nossas advertências não produzam o mesmo efeito que têm agora. Por isso, devemos aproveitar a oportunidade que temos agora.

Mas quais são os hábitos que uma criança deve ter antes de iniciar a adolescência? Os pais realmente podem fazer alguma coisa em relação a isso?

“Sempre há um momento na infância em que a porta se abre e deixa entrar o futuro”
–Graham Green–

6 hábitos que uma criança deve ter antes da adolescência

Sentir que pode confiar em você

É muito importante que, antes de chegar à adolescência, seus filhos saibam que podem confiar em você. Demonstre interesse pelos amigos, os problemas e as preocupações e demonstre que podem contar com você para tudo.

Você vai encontrando um caminho que muitos pais acham impossível ao chegar a certas idades.

A comunicação com as crianças é fundamental para que cresçam em harmonia. Saber que têm pais que as amam e apoiam vai evitar que as crianças tomem decisões precipitadas sem pedir conselhos.

hábitos que uma criança deve ter

Saber aceitar um “não” como resposta

Existem muitas crianças que estão acostumadas a receber tudo que pedem. Assim, ao crescer acham que podem continuar vivendo assim. O que não sabem é que no mundo real as coisas não funcionam desse jeito e que seu comportamento pode colocá-las em uma ou outra confusão.

Ensine seu filho a aceitar os “não” sem fazer drama. Na maioria das vezes, os pais consentem com boas intenções, mas depois de um tempo isso acaba produzindo efeitos negativos.

Deixar o celular de lado

Seus filhos devem aprender a viver sem celular. Em um mundo excessivamente conectado, se relacionar com os outros cara a cara parece ser uma tarefa quase impossível.

Ao contrário do que nós vivemos, eles cresceram como participantes da revolução tecnológica, por isso é algo que faz parte da vida deles desde sempre.

Não levar o celular para a mesa na hora de comer, ter um horário específico para usar ou saber quando parar são condições imprescindíveis se quiserem ser adultos de valor. Na universidade ou no trabalho não vão poder ficar o dia todo olhando as redes sociais!

Contato físico

Seja carinhoso com as crianças. Elas podem ser um pouco ariscas às vezes, mas qualquer criança precisa se sentir amada. Também não as incomode em excesso: respeite seu espaço pessoal. Elas não vão demorar para correr para o seu colo quando sentirem necessidade de afeto.

A falta de carinho e intimidade pode fazer com que as crianças tenham carências no futuro. É primordial que não falte um abraço ou um beijo quando mais precisarem.

Aprender a cair

Seus filhos devem fracassar. É isso mesmo que você está lendo. E quando caírem, ajude-os a se levantar. Dessa forma, elas vão aprender que não tem problema se algo der errado: seria muito pior não ter tentado. Só por isso já são corajosos.

Quando aprenderem a cair poderão enfrentar o que for porque não terão medo do que os outros podem pensar. Se importarão somente com a própria percepção de si mesmos e a vontade de se superar vai aumentar.

hábitos que uma criança deve ter

Higiene

Pode parecer um pouco trivial, mas é muito mais importante do que se pensa. Ao crescer, cada um se torna dono do próprio corpo. Os pais já não estarão o dia todo falando para as crianças que devem trocar de roupa ou escovar os dentes. Por isso elas mesmas terão que “se obrigar” a fazer isso.

Parte da aventura de crescer se baseia em aprender a fazer certas coisas sozinhas. A autossuficiência é outro bom hábito que uma criança deve ter antes de chegar à adolescência e que permitirá ser com certeza dona do próprio destino.

Recomendados para você