13 nomes pouco comuns para meninas e seus significados

17 Maio, 2018
O momento de escolher um nome para uma menina que vai nascer é, na verdade, o primeiro passo para começar a formar seu caráter e sua identidade.

Quando ficamos sabendo que estamos esperando uma menina, a primeira questão que surge é a seguinte: “Qual nome vamos escolher?”. A boa notícia é que existem nomes pouco comuns para meninas que têm um significado importante e que são um presente digno, mas também uma fonte de empoderamento sem igual.

Escolher um nome é o primeiro passo para começar a construir a identidade de uma pessoa. Os parentes passam a repetir esse nome que será, no futuro, a carta de apresentação da criança na sociedade.

Alguns exemplos muito originais

Os nomes pouco comuns para meninas vão fazer com que as pequenas tenham um diferencial, ou algo peculiar, nos próximos anos. Pensando nessa ideia, a seguir vamos apresentar uma lista de possíveis alternativas que podem interessar os futuros pais.

nomes pouco comuns para meninas

Abgail. A história desse nome remonta ao antigo testamento, pois Abigail foi a terceira esposa do Rei Davi. Essa mulher foi escolhida pelo monarca devido à sua grande cautela e inteligência. O nome Abigail é de origem hebraica e significa “a alegria do meu pai” ou “o prazer do pai”.

Asenat. Para aqueles pais que desejam algo verdadeiramente pouco comum, essa é a alternativa perfeita. Asenat aparece no antigo testamento, embora seja originário do Egito. O nome foi inspirado na deusa Neith e seu significado é “possessão da deusa Neith”.

Alma. Pais que buscam um nome puro podem escolher essa bela ideia. Alma é de origem latina (almus) e significa “aquela que dá vida”. Dessa forma, evoca-se na pequena o amor pela vida e pela sensibilidade. Um nome para pais e filhas sonhadoras.

Origens dos nomes pouco comuns para meninas

Caterina. Esse nome é uma variante de “Catalina” ou “Katherine”, nomes originários da Grécia. Independentemente disso, hoje em dia é muito usado na Itália. Seu significado é “de pura casta” e está associado a Santa Catalina.

Daenerys. Os pais que são fãs de séries televisivas devem considerar essa opção. O nome surgiu por invenção do autor da saga literária “Game of Thrones” e a personagem se caracteriza por ser forte, decidida, nobre, corajosa e bela.

Martina. Esse nome é uma variante do nome Martin e tem origem no latim martinus. Por essa razão, seu significado é “consagrada a Marte” ou “unida a Marte”. Está associado ao deus da guerra e muitos dizem que se propagou graças a Santa Martina.

Lucrécia. Se o propósito é inspirar a menina a ser vencedora, essa é a escolha perfeita. Lucrécia tem raízes latinas e significa “a vencedora” ou “aquela que lucra”. Ideal para inspirar o futuro de uma menina.

Miranda. Esse nome feminino e imponente vem do latim “mirari”. Para aqueles que ainda não sabem, Miranda significa “digna de admiração”. É preciso destacar que essa alternativa é uma variante de “Miralda”, “Mirabem” ou “Mirinda”.

Malisa. Nesse caso nos referimos a um nome hebreu composto por outros dois nomes: “Miriam” e “Elisa”. Não deve ser confundido com uma variação de “Melissa”. O significado de Malisa é “ajuda de Deus”.

nomes pouco comuns para meninas

Mais nomes com significados peculiares

Monserrat. Esse nome é de origem catalã e faz referência a uma montanha situada em Barcelona e significa “montanha serrada”. É um lugar sagrado para a cultura espanhola, pois lá está a imagem da Virgem de Monserrat.

Regina. Um nome utilizado para definir os seguidores da religião católica no passado. Regina vem do latim e seu significado é “Rainha dos céus”. Tem relação com mulheres de espírito religioso e bondoso. Durante a Idade Média, também foi utilizado para se referir à Virgem Maria.

Kimi. Esse nome de origem japonesa significa “a que não tem igual”. Dessa forma, reflete uma menina diferente de todas as outras, amada e querida por seus progenitores. Além de ser original desde sua origem, também soa muito bem em português.

Outro nome pouco comum para meninas é Svetlana. Esse é bastante recorrente, mas na Rússia e na Europa Oriental. Seu significado é “luz do mundo” ou “brilho”. Svetlana pode parecer difícil de pronunciar, mas é sério e elegante.

Os nomes pouco comuns para meninas são procurados por pais que desejam algo diferente para presentear suas filhas. Apesar de às vezes parecerem complexos, cada um dos nomes mencionados aqui – talvez a única exceção seja Svetlana – é fácil de pronunciar e escrever. Além disso, têm significados grandiosos. Todos são cheios de caráter e personalidade.