Frozen, a força do amor entre irmãs

Desde a sua estréia mundial no ano de 2013, frozen conseguiu captar a atenção de todo o público e se fazer ouvir através da popular canção
Frozen, a força do amor entre irmãs
María Alejandra Castro Arbeláez

Escrito e verificado por a psicóloga María Alejandra Castro Arbeláez.

Última atualização: 27 janeiro, 2018

Frozen é um filme da Disney que rompeu com muitos dos esquemas dos contos de fadas. Esse filme conta a história de duas irmãs e não se concentra unicamente em um amor romântico, exalta principalmente o amor fraternal.

O que mais chama a atenção neste longa animado é que o amor fraternal prevalece diante das adversidades. Por outro lado, as princesas não correspondem aos papéis típicos dos contos de fadas.

Frozen é inspirado na história de A Rainha da neve escrita por Hans Christian Andersen, o mesmo autor de A Pequena Sereia.

No mito, uma rainha má do gelo sequestra um menino, que será resgatado por uma amiga sua, Gerda. A menina tem que passar por intermináveis perigos para salvar seu amigo, mesmo ajudada por um conjunto de personagens.

Devido ao seu cenário obscuro e à pouca receptividade da audiência, a ideia original foi descartada. Ainda assim, no filme de 2013 podemos encontrar ainda muitas características similares A Rainha da neve.

Frozen: o reino de gelo

Frozen nos conta a história de Elsa e Ana, as princesas do reino de Arendelle. Elsa tem o poder de congelar tudo o que toca e, depois de ferir Ana acidentalmente na infância, decide se isolar. Ana não lembra do incidente e acredita que sua irmã não a ama.

Depois da morte de seus pais, Elsa assume o trono. Ana decide se casar com um suposto príncipe (Hans) que acaba de conhecer, mas Elsa não aprova a união. Em uma explosão de medo, seus poderes saem do controle e ela fica exposta diante da sociedade presente. O Duque de Wesselton, tio do príncipe, a acusa de ser um monstro e ela foge.

Um irmão é um amigo dado pela natureza.

– Jean Baptiste Legouvé –

Ana se arma de valor e vai em busca da irmã. No caminho contará com a ajuda de um jovem coletor de gelo, Kristoff e sua rena Sven. Juntos viverão uma infinidade de aventuras e conhecerão o boneco de neve Olaf. Quando, por fim, encontram Elsa, ela volta a machucar sua irmã acidentalmente.

Kristoff a levará de volta para casa com o príncipe, sem saber que Hans na verdade é o vilão da história. A única forma de Ana se recuperar é recebendo um ato de amor de alguém, e o príncipe Hans se nega a ajudar. Quando a farsa é descoberta, Elsa enfrenta Hans.

Quando Elsa estiver a ponto de ser assassinada por Hans, Ana reaparecerá e se colocará entre ambos. Exatamente nesse instante, ela se transformará em uma escultura de gelo. Elsa se dará conta do grande ato de amor de sua irmã e a abraçará, e é esse ato que romperá a maldição.

Lições vitais de Frozen

A mensagem por trás da trama principal de Frozen é que o amor fraternal é mágico, único e especial. Uma irmã pode dar uma lição de vida através de algumas formas:

  1. Uma irmã nos lembra de que o amor romântico não é tudo na vida.
  2. Não há porque idealizar o amor romântico e nem correr atrás dele. Tudo chega em seu devido momento.
  3. As irmãs existem para se amar, se apoiar e superar as adversidades.

Quando Ana se transforma em gelo não é um beijo de amor romântico que a salva, e sim uma lágrima de sua irmã.

Dentro da temática amorosa também se encontra Kristoff. Ele representa o amor realcom seus defeitos e suas sombras. Ainda que possamos apreciar a atração existente entre ele e Ana, ela se nega a reconhecer e aceitar seus sentimentos. Kristoff e sua aparência não correspondem à sua percepção do que é o amor.

Da mesma forma, é enfatizado o valor do sacrifício e a necessidade de autocontrole, lições que Elsa custa aprender. Ela talvez seja o personagem mais solitário do filme e o que mais desfruta da solidão.

Apesar de sua necessidade de independência, no fim mudará seu ponto de vista. Descobrirá que é possível manter sua autonomia sem ter que se isolar do mundo. Basta que exista uma boa comunicação com os demais e que eles respeitem nossos gostos.

Quem realmente nos ama saberá apreciar nossa forma de ser. E se se trata de um irmão ou irmã, não só apreciará nossas particularidades mas também as admirará.

Pode interessar a você...
Por que você deve assistir ao filme “O Bom Dinossauro” com seu filho?
Sou Mamãe
Leia em Sou Mamãe
Por que você deve assistir ao filme “O Bom Dinossauro” com seu filho?

“O Bom Dinossauro”, Um dos mais novos filmes para crianças lançados. Não se trata simplesmente de um filme para passar o tempo e se entreter com se...


Os conteúdos de Sou Mamãe servem apenas para fins educacionais e informativos. Em nenhum momento substituem o diagnóstico, o aconselhamento ou o tratamento de um profissional. Em caso de dúvida, é recomendável consultar um especialista de confiança.