15 nomes originais para meninas e seu significado

· 12 de maio de 2018
Na hora de procurar um nome para uma menina que está prestes a nascer, existe uma grande diversidade de opções. Para facilitar a escolha dos futuros pais, é muito útil conhecer alguns nomes originais para meninas e o significado que eles têm.

Há uma infinidade de nomes originais para meninas muito diferentes dos nomes tradicionais. É claro que os nomes clássicos são lindos e chamativos, mas há pais que querem fazer a diferença.

Hoje em dia, sabemos que a identidade é algo muito importante para as meninas pequenas; portanto, se vamos escolher um nome original ou incomum, é melhor saber o seu significado.

A seguir, veremos alguns nomes originais para meninas que os futuros pais podem levar em consideração. O melhor de tudo é que poderemos entender um pouco sobre a origem e o significado de cada nome que apresentaremos.

Algumas ideias de nomes originais para meninas

Amaia: este nome vem do idioma basco. Seu significado não é totalmente claro, já que em alguns locais acredita-se que signifique ‘fim’. De acordo com outras pessoas, significaria ‘criança muito desejada’.

Aylin: os indígenas latino-americanos também têm muito a contribuir quanto aos primeiros nomes. Aylin é de origem ameríndia e seu significado é ‘transparente’ ou ‘clareza’. Foi amplamente utilizado em tribos localizadas no Chile e na Argentina.

Ainhoa: é outro nome de origem basca. De fato, existe uma cidade com este mesmo nome, na qual há uma imagem histórica da Virgem Maria. A população basca o utiliza muito para nomear suas mulheres.

Adara: para aqueles que querem destacar a pureza de suas filhas, Adara pode ser o nome ideal. De origem hebraica, significa ‘virgem’ ou ‘donzela’. Além disso, há uma estrela que foi batizada com esse nome.

Cassandra: este é ideal para quem gosta de nomes fortes e com personalidade. No entanto, na Grécia Antiga, era o equivalente à expressão ‘irmã dos homens’. A filha do Rei Príamo de Tróia era assim chamada e é considerada uma figura mitológica.

Kendra: este é um dos nomes que são anglo-saxões. É um derivado do sobrenome inglês Kendrick; seu significado em dinamarquês é “colina alta”.

ideias de nomes para meninas

Nomes com muitos significados diferentes

Melania: se o que queremos refletir é a doçura da nossa garotinha, Melania é a alternativa ideal. Na verdade, esse nome se refere à doçura característica do mel. Sua origem é a Grécia Antiga.

Minerva: este é o nome da deusa romana da sabedoria. Na Grécia, seu equivalente seria nada menos que Atena. Para aqueles que amam a mitologia, esta é uma das divindades mais predominantes da antiguidade.

Mireia: esta é uma variação catalã que simplesmente significa ‘bela’. Outras acepções nos levariam a pensar que poderia significar “admirável”. Tudo porque o nome vem do latim mirus, que tem a ver com a contemplação do belo.

“A identidade é algo muito importante para as meninas pequenas; se vamos escolher um nome original, é melhor saber o seu significado”

Sinfonia: para os amantes da música, esta é uma opção altamente recomendada. Quanto ao significado, uma sinfonia é ‘uma peça musical composta apenas por orquestra‘. Esse tipo de nome evoca complexidade, graça e beleza artística.

Paulina: diferentemente do que muitos acreditam, Paulina não é um diminutivo de Paula. O nome está mais relacionado com o trabalho do apóstolo cristão São Paulo. O significado deste belo nome é ‘pequena com grandeza’.

De origem grega e árabe

Uxia: um nome bastante extravagante, mas com um significado desejado por todo pai. Acontece que Uxia significava “bem nascida” em grego antigo. Então, se queremos uma boa saúde física e mental para a nossa menina, esta é uma excelente alternativa.

Xênia: a origem deste nome curioso, porém elegante, é a Grécia Antiga. Xênia era utilizado para dizer ‘hospitalidade’. Também pode ser usado como sinônimo de ‘solidariedade’. Esse nome é mais visto em países como Espanha ou Rússia.

nomes para meninas

Yelina: ainda que não pareça, este é um nome originário da Grécia. Seu significado é ‘aquela que brilha como o sol’. É um pouco mais utilizado na América Latina.

Zenda: é um nome de origem árabe cujo significado é ‘sagrado feminino’. No entanto, há aqueles que dizem que sua origem é persa e que se refere à palavra ‘vida’. Se queremos algo transcendental e espiritual, temos aqui uma opção que podemos considerar.

Estes são apenas alguns nomes originais para meninas, diferentes, mas com significados positivos e belos. Todos nós queremos que nossas filhas tenham um nome que evoque a grandeza e isso tem um significado espiritual para muitas pessoas.