15 nomes originais para meninas e seu significado

Na hora de procurar um nome para uma menina que está prestes a nascer, existe uma grande diversidade de opções. Para facilitar a escolha dos futuros pais, é muito útil conhecer alguns nomes originais para meninas e o significado que eles têm.
15 nomes originais para meninas e seu significado

Última atualização: 11 Maio, 2018

Há uma infinidade de nomes originais para meninas muito diferentes dos nomes tradicionais. É claro que os nomes clássicos são lindos e chamativos, mas há pais que querem fazer a diferença.

Hoje em dia, sabemos que a identidade é algo muito importante para as meninas pequenas; portanto, se vamos escolher um nome original ou incomum, é melhor saber o seu significado.

A seguir, veremos alguns nomes originais para meninas que os futuros pais podem levar em consideração. O melhor de tudo é que poderemos entender um pouco sobre a origem e o significado de cada nome que apresentaremos.

Algumas ideias de nomes originais para meninas

Amaia: este nome vem do idioma basco. Seu significado não é totalmente claro, já que em alguns locais acredita-se que signifique ‘fim’. De acordo com outras pessoas, significaria ‘criança muito desejada’.

Aylin: os indígenas latino-americanos também têm muito a contribuir quanto aos primeiros nomes. Aylin é de origem ameríndia e seu significado é ‘transparente’ ou ‘clareza’. Foi amplamente utilizado em tribos localizadas no Chile e na Argentina.

Ainhoa: é outro nome de origem basca. De fato, existe uma cidade com este mesmo nome, na qual há uma imagem histórica da Virgem Maria. A população basca o utiliza muito para nomear suas mulheres.

Adara: para aqueles que querem destacar a pureza de suas filhas, Adara pode ser o nome ideal. De origem hebraica, significa ‘virgem’ ou ‘donzela’. Além disso, há uma estrela que foi batizada com esse nome.

Cassandra: este é ideal para quem gosta de nomes fortes e com personalidade. No entanto, na Grécia Antiga, era o equivalente à expressão ‘irmã dos homens’. A filha do Rei Príamo de Tróia era assim chamada e é considerada uma figura mitológica.

Kendra: este é um dos nomes que são anglo-saxões. É um derivado do sobrenome inglês Kendrick; seu significado em dinamarquês é “colina alta”.

ideias de nomes para meninas

Nomes com muitos significados diferentes

Melania: se o que queremos refletir é a doçura da nossa garotinha, Melania é a alternativa ideal. Na verdade, esse nome se refere à doçura característica do mel. Sua origem é a Grécia Antiga.

Minerva: este é o nome da deusa romana da sabedoria. Na Grécia, seu equivalente seria nada menos que Atena. Para aqueles que amam a mitologia, esta é uma das divindades mais predominantes da antiguidade.

Mireia: esta é uma variação catalã que simplesmente significa ‘bela’. Outras acepções nos levariam a pensar que poderia significar “admirável”. Tudo porque o nome vem do latim mirus, que tem a ver com a contemplação do belo.

“A identidade é algo muito importante para as meninas pequenas; se vamos escolher um nome original, é melhor saber o seu significado”

Sinfonia: para os amantes da música, esta é uma opção altamente recomendada. Quanto ao significado, uma sinfonia é ‘uma peça musical composta apenas por orquestra‘. Esse tipo de nome evoca complexidade, graça e beleza artística.

Paulina: diferentemente do que muitos acreditam, Paulina não é um diminutivo de Paula. O nome está mais relacionado com o trabalho do apóstolo cristão São Paulo. O significado deste belo nome é ‘pequena com grandeza’.

De origem grega e árabe

Uxia: um nome bastante extravagante, mas com um significado desejado por todo pai. Acontece que Uxia significava “bem nascida” em grego antigo. Então, se queremos uma boa saúde física e mental para a nossa menina, esta é uma excelente alternativa.

Xênia: a origem deste nome curioso, porém elegante, é a Grécia Antiga. Xênia era utilizado para dizer ‘hospitalidade’. Também pode ser usado como sinônimo de ‘solidariedade’. Esse nome é mais visto em países como Espanha ou Rússia.

nomes para meninas

Yelina: ainda que não pareça, este é um nome originário da Grécia. Seu significado é ‘aquela que brilha como o sol’. É um pouco mais utilizado na América Latina.

Zenda: é um nome de origem árabe cujo significado é ‘sagrado feminino’. No entanto, há aqueles que dizem que sua origem é persa e que se refere à palavra ‘vida’. Se queremos algo transcendental e espiritual, temos aqui uma opção que podemos considerar.

Estes são apenas alguns nomes originais para meninas, diferentes, mas com significados positivos e belos. Todos nós queremos que nossas filhas tenham um nome que evoque a grandeza e isso tem um significado espiritual para muitas pessoas.

It might interest you...
Nomes curtos de meninas mais lindos de 2018
Sou MamãeLeia em Sou Mamãe
Nomes curtos de meninas mais lindos de 2018

Uma das atividades durante a gravidez que gera mais ansiedade é escolher o nome que o bebê que está para chegar vai receber. Se você espera uma men...