7 frases que podem ajudar seu filho espiritualmente

· 19 de março de 2017

Durante nossas vidas todos procuramos respostas para perguntas profundas. Muitos foram procurar na filosofia, meditação, ioga ou na religião; e não importando o caminho que você decidiu tomar hoje você sabe que foi adotando certas maneiras de viver sua vida que ajudaram a deixar sua existência com mais sentido e você com mais força e vontade.

E mesmo que sua peregrinação em busca de um sentido para a vida tenha sido longa a de seu filho não tem porque ser igual. Você está aqui para ajudá-lo, para dizer quantas vezes for necessário, que tudo é possível se você acredita;  e essa é uma das 7 frases que fortalecem a moral de seu filho e sua busca espiritual.

De uma maneira ou outra todos nos perguntamos o porquê de estarmos aqui, a partir do que se criou a vida, o que viemos fazer no mundo… E muitas vezes demos vários tropeções antes de encontrar respostas.

À esta altura você sabe que há muitas teorias sobre a criação do mundo e algumas delas lhe convencem mais que outras; mas deixando de lado um pouco as teorias, a verdade é que poucas pessoas sabem responder a uma criança perguntas como: “qual é o meu talento?” ou “o que é a alma”?

Às vezes como pais não sabemos muito bem o que responder a uma criança pequena quando ela faz este tipo de perguntas, cujas respostas são demasiadamente complexas ou abstratas. Também é possível que você tenha ficado sem palavras quando ele ou ela lhe perguntaram “onde vamos depois que morremos?”

girl-1444296_640

Talvez a gagueira lhe fez lembrar que, provavelmente, você começou a questionar o sentido de sua vida, na adolescência e é provável que tenha encontrado respostas mais satisfatória na sua etapa adulta, possivelmente quando você assumiu o papel de mãe, encontrando mais razão para a existência.

Talvez você já tenha pensado como diferente seria sua vida se não tivesse perdido essa conexão que sentia com você mesma quando era criança, se tivesse alimentado melhor esse lado espiritual, ou se seus pais tivessem guiado você melhor em relação a este tema; mas como podiam fazer isso se não sabiam o que fazer?… Não é culpa deles e nem sua.

E mesmo que essa história seja parte do passado sempre há esperança. A vida de seu filho pode ser diferente, sobretudo se ele usa a sua luz como exemplo, com a claridade da sabedoria que você alcançou e que pode seguir nutrindo com atos tão simples como a leitura de um livro, por exemplo.

Na internet há textos para fazer download gratuito, cuja leitura servem como guia para tratar com seu filho temas tão abstratos como: “onde surge a bondade?”, “o que é a generosidade?”, “a existência dessa coisa que muitos chamam alma…” Um desses livros pode ser “As sete leis espirituais para pais, de onde surgiu a inspiração para este artigo.

Niño con espíritu tranquilo

Estão aqui as sete frases ou leis que dão moral para seu filho:

  1. Tudo é possível:

Com esta frase dizemos para nossos filhos que independentemente do que aconteça não há nada neste mundo que tenha o poder de limitar-nos, a não ser nós mesmos. Nunca se esqueça que quando ele se sente desanimadamente confuso e incapaz, há que dizer: tudo é possível, filho. Tudo é possível se você acredita em você mesmo!

  1. Se você deseja obter algo dê na mesma medida:

É importante aprender desde criança que “dar é o segredo da abundância”. Não há mistério algum nisso: sempre foi verdade que para obter amor, primeiro é necessário dar amor, por exemplo. Ponha todo seu empenho ao dizer e demonstrar a seu filho que se desejamos algo, devemos dar primeiro, e que esse conselho se aplica tanto para os sentimentos como ao respeito e valorização das coisas materiais.

  1. Quando você faz uma escolha, você muda o futuro:

Quando optamos por ações que produzem alegria e sucesso para os outros o fruto que chega à nossa vida também é alegria e sucesso. Todas as horas temos que escolher, mesmo sendo crianças. Então, trabalhe para que seu filho sempre escolha com consciência e ainda mediante sua vontade, isso não só fará seus pais felizes, mas estará cuidando de si próprio.

  1. Não fique com o pé atrás, siga o jogo:

Esta frase não tem nada a ver em ser conformista ou ser mais um na multidão. Ela traz a noção de que devemos aproveitar cada tarefa que fazemos em nossa vida. Por exemplo, o trabalho deve ser como uma brincadeira, não algo como um castigo. Mas para podermos experimentar esse sentimento é necessário que encontremos diversão em cada atividade.

Como pais podemos converter uma obrigação em algo como uma diversão na maior parte do tempo, se eliminarmos as pressões que fazem ser impossível se divertir. Essas pressões se materializam nas advertências, as ameaças, os prazos, o recurso da culpa e oferecem dinheiro ou outros prêmios por um trabalho realizado.

  1. Cada vez que você deseja ou espera algo, uma semente é plantada:

Ao expressar-nos com esta frase, dizemos para nossos filhos que o que desejamos determina o que obtemos, sobretudo se o desejo vem do coração. Por isso é importante ensinar a eles como escolher com cuidado aquilo em que pomos nosso empenho, porque sem dúvidas obteremos.

  1. Aproveite a viagem:

Para interiorizar que tudo na vida é uma experiência, isso requer muito amadurecimento espiritual. A ideia é que você aprendeu a aproveitar a viagem da vida sem ansiedade e para isso é crucial que aprenda a questionar que independentemente de tudo o que já sabemos ser divertido na vida,  é vital descobrir quanto nos falta por aprender. E que nesta viagem da vida há fracassos, mas que isso não deve impedir de ter experiências, de experimentar. É importante que seu filho tenha como filosofia de vida que quanto mais experimentação, melhor.

  1. Você está aqui por uma razão:

Desde crianças devemos aprender que estamos aqui por uma razão e ela é que pode motivar o sorriso da vó, regar uma planta, cuidar de seu irmão. Na realidade, nossos filhos devem aprender desde crianças que o importante não é o dever, mas a atitude com que encaramos as coisas, porque quando vivemos com alegria a cada segundo, sem importar o que fazemos, encontraremos razões para dar sentido a nossa existência.