20 conselhos de mães para não desperdiçar o seu tempo

31 Julho, 2018
A maternidade tem muitas coisas gratificantes. Porém, o peso das tarefas pode chegar a ser muito grande. É por isso que nós, mães, temos que recorrer a diferentes estratégias para nos ocupar das tarefas e ser felizes, sem desperdiçar nosso tempo.

Nessa aventura diária, pode ser muito útil que outras mães nos ajudem com conselhos úteis, habilidades que tenham descoberto e práticas que nos beneficiam quando o cansaço chega. Existem muitas maneiras de conseguir fazer o tempo render um pouco mais. Uma forma concreta de aproveitar os pequenos espaços para que o dia renda mais.

Como sabemos, com a maternidade tudo muda, pois além de nossa carga normal, desta vez somamos o cuidado com o bebê, algo que pode nos deixar esgotadas. Para não desperdiçar nosso tempo e aliviar um pouco o trabalho, outras mães vão nos ajudar com estes sábios conselhos.

  • A organização é o segredo para não perder tempo

Se nos organizamos desde antes da chegada do bebê, podemos economizar tempo, ainda que saibamos que a falta de experiência poderia vir a ser um problema. Para facilitar um pouco a tarefa de cuidar do bebê é conveniente ter em mãos tudo o que necessitamos para as atividades básicas.

conselhos de mães

  • Organize-se para as saídas já programadas

Algumas mães passam muito tempo em casa, .Já outras têm rotinas que implicam sair várias vezes. Se for o caso sair todos os dias para trabalhar e levar a criança à creche, é claro que teremos que fazer uma malinha para isso. Deixe-a pronta!

  • Prepare uma lista de tarefas

Ainda que não seja nosso costume anotar tudo, devemos nos lembrar de que tudo mudou e que agora será preciso uma memória extra. Se anotamos tudo o que temos pendente, será mais fácil lembrar e programar. Você pode ter uma lousa ou uma caderneta sempre à disposição.

  • Aproveite enquanto o bebê dorme

Muitas tarefas, inclusive um descanso merecido, tem lugar quando o bebê está dormindo. Todavia, também é possível render um pouco mais se continuamos trabalhando enquanto o bebê ainda está restaurando suas energias.

Se o bebê já acordou, mas ainda está no berço, podemos continuar as tarefas que podemos fazer em seu quarto. Nesse período de tempo, podemos conversar ou cantar com ele, para que saiba que estamos perto.

  • Cozinhe tudo o que puder antecipadamente

Os fins de semana, ou qualquer momento livre, são convenientes para cozinhar tudo o que pudermos para adiantar. Quando o bebê come papinhas, os vegetais podem ser cozidos e congelados para vários dias.

  • Economize tempo usando o extrator de leite

Aproveitar para extrair o leite com antecedência permite congelar para momentos de necessidade. Isso evita que tenhamos que recorrer ao leite já pronto.

  • Tenha tudo preparado para a amamentação

Prepare uma poltrona com tudo que você precisa para esse momento que requer seu tempo, paciência e alguns objetos.

  • Produtos de limpeza rápida

Use toalhinhas desinfetantes para ajudar a limpar com rapidez. A máquina de lavar louças pode ser uma boa aliada, mas se você não tiver, pode deixar escorrendo seus pratos antes de guardar para economizar tempo.

  • Corte os vegetais assim que comprar

Quando você traz do supermercado, pode aproveitar e cortar, ensacar e congelar os vegetais já cortados.

  • Delegue as tarefas

Peça ajuda ao pai do bebê. Afinal, você não precisa fazer tudo sozinha. É claro que existem coisas que só você pode fazer, como amamentar ou extrair o leite. Mas, enquanto isso, ele pode te ajudar com outras tarefas.

  • Utilize a opção de comprar pela internet

Muitas coisas podem ser compradas pela Internet a fim de poupar seu tempo. O supermercado e outras compras do gênero podem ser adquiridas por esta via também! Inclusive, você tem a opção de guardar sua lista de compras e repetir ela quando quiser

  • Use o micro-ondas para esterilizar

Coloque no micro-ondas tudo que vai lavando para que, em pouco tempo, você possa esterilizar tudo de uma vez.

conselhos de mães

  • Distribua a quantidade de trabalho pendente

Algumas vezes é suficiente ver tudo que temos pendente. Se esse é seu caso, separe as tarefas; por exemplo, para facilitar na hora de lavar as roupas, coloque-as em cestos diferentes para que possa tirar aos poucos.

  • Tenha calma

Lembre-se de que agora as coisas mudaram. Talvez você não tenha tudo pronto a tempo e com a mesma eficácia de antes. Tente de aproveitar sua nova experiência, relaxe e deixe que as coisas fluam a seu ritmo.

  • Consiga uma ajuda extra

Se por acaso alguém se oferece para ajudar, deixe o orgulho de lado e peça que a pessoa cuide do bebê enquanto você adianta alguma coisa ou que te ajude com as tarefas mais simples, mas que levam tempo.

  • Tarefas por turnos

Algumas tarefas simples ou podem ser revezadas para que você não tenha que fazer todos os dias. Hoje é sua vez de lavar os pratos ou cozinhar e amanhã a vez do pai; aos fins de semana, vocês pode comprar comida pronta ou mesmo sair para comer.

  • Desligue o celular

A menos que seja por questões de trabalho, não existe razão para que gastemos tanto tempo usando o celular. Ser mãe te dará tempo para muitas coisas, mas sempre existirão prioridades, que não tem nada a ver com o aparelho.

  • Não acumule trabalho

Sabemos que o bebê vem em primeiro lugar. Mas sempre que ele estiver cuidado e seguro, você pode adiantar muitas tarefas. Deixar para outro momento o que tem tempo e disposição para fazer hoje, pode trazer uma carga mais pesada depois.

  • Levante mais cedo

Sabemos que seu dia pode ser cansativo e que talvez você queira descansar um pouco mais de manhã. Entretanto, esses minutinhos a mais na cama podem fazer falta no resto do seu dia.

Se nos levantamos mais cedo, sentiremos que o dia tem mais horas, exatamente o que nos faz falta depois.

  • E… Tudo pode esperar

Quando temos um bebê em casa, outras coisas passam para segundo plano. Não se apresse em cumprir as suas obrigações com seu filho para fazer a limpeza e outras coisas da casa. É provável que não façamos nada bem se quisermos fazer tudo às pressas.