3 ideias para decorar o quarto de estudos das crianças

7 de abril de 2019
Um quarto de estudos deve ser um lugar onde as crianças possam se concentrar. Além disso, deve inspirar e motivar a estudar. Descubra neste artigo algumas ideias para decorar o quarto de estudos.

Ao criar o quarto de estudos dos pequenos, é importante pensar em um espaço que estimule a concentração e motive as crianças na hora de fazer o dever de casa ou de estudar. Se você está pensando em criar ou refazer esse espaço, continue lendo esse artigo pois daremos algumas ideias. Anote!

Primeiros passos

Antes de mais nada, é preciso avaliar o espaço disponível e as necessidades das crianças.

Se você tem a opção de escolher, opte por um cômodo em um lugar calmo na casa. Se possível, deve ficar longe da televisão e de outros lugares barulhentos, como a cozinha.

Não esqueça que o quarto de estudos é o espaço onde a criança deve se concentrar sem qualquer tipo de distração que possa interferir no estudo.

Além disso, lembre-se de que o principal objetivo ao decorar o quarto de estudos é criar um espaço estimulante e, ao mesmo tempo, livre de distrações. Por essa razão, tome alguns cuidados como não carregar ou encher com cores demais. Contamos um pouco mais a seguir.

quarto de estudos das crianças

3 ideias para decorar o quarto de estudos das crianças

1. Móveis

A primeira das ideias para decorar o quarto de estudos das crianças é que seja um cômodo sem muitos móveis. O quarto deve ter apenas alguns elementos essenciais para que as crianças possam estudar e colocar os materiais usados, como os cadernos e o estojo.

Assim, os elementos básicos seriam: uma estante de livros, uma escrivaninha, uma cesta de lixo e uma cadeira.

Se você tiver dois filhos e tem espaço, uma opção é escolher uma escrivaninha em “L”. Dessa forma, ambos terão espaço suficiente para estudar.

Se, por outro lado, a área de estudo for a mesma que a de brincar e dormir, tente distribuir os móveis de modo que separe os diferentes ambientes. Esses ambientes não precisam necessariamente ser delimitados por paredes.

O quarto de estudos da criança deve ser livre de distrações

A cadeira

O mais importante é a escolha de uma cadeira adequada. Ela pode seguir o estilo da decoração geral do quarto da criança. Qualquer que seja o modelo, certifique-se de que a cadeira seja de boa qualidade e confortável.

Se a criança vai ficar sentada por longos períodos de tempo, ela deve ficar confortável. Portanto, o ideal é que a cadeira seja ajustável e feita de um material que não seja muito duro, com as costas retas e que permita descansar completamente a cabeça.

Como última dica, na hora de decorar o quarto de estudos das crianças, lembre-se de não colocar nenhum objeto de vidro. Seja decorativo ou funcional, pode representar um perigo.

2. Temas e cores

A escolha da cor na decoração do quarto de estudos é muito importante na hora de criar o ambiente. Na verdade, você pode criar um tema divertido que incentive as crianças a passar mais tempo nesse espaço.

As cores suaves são uma ótima pedida porque melhoram os níveis de estresse, além de ajudar na concentração e reduzir o cansaço.

Além disso, é recomendável adicionar alguns itens pessoais de cada criança. Você pode pintar da sua cor favorita ou adicionar toques pessoais na parede como fotos ou desenhos. As crianças são muito receptivas à cor. Assim, se você usar a sua favorita, terá mais chances de chamar a sua atenção e interesse.

3. Iluminação

Por fim, é preciso lembrar que a iluminação é um elemento essencial no quarto de estudos. Isso porque a luz não é apenas decorativa, mas totalmente funcional. Trata-se de iluminar a área de trabalho.

Uma sala de estudos escura fará com que a criança sinta mais sono, ao mesmo tempo uma iluminação muito agressiva pode atrapalhar. Encontre o meio termo.

Durante o dia, você pode contar com luz natural para iluminar o espaço de trabalho. O melhor lugar para instalar a escrivaninha é provavelmente em um cômodo com uma janela grande e que receba muita luz natural. Obviamente, a escrivaninha deve ficar de frente para a janela, e não de costas.

Para terminar, quando estiver decorando o quarto de estudos da criança, considere as opiniões dela e faça com que ela participe ao máximo do processo de escolha dos elementos.