As vantagens e desvantagens da diferença de idade entre irmãos

· 27 de março de 2018
Se você está planejando formar uma família e está se perguntando qual é a melhor diferença de idade entre os irmãos, este artigo pode te ajudar. Porém, você deve saber que essa escolha é exclusiva de cada casal.

A diferença ideal de idade entre os filhos é uma dúvida que assola muitos pais que estão planejando sua vida familiar. A diferença de idade entre os irmãos é um debate importante e, infelizmente, não existe uma verdade universal: tudo depende das experiências e preferências de cada casal. Analisaremos os prós e contras de cada escolha em seguida.

Escolher a diferença de idade entre os irmãos

O que é melhor? Que os irmãos tenham um, dois ou três anos de diferença entre si? Ou que a diferença de idade entre os irmãos seja maior, para assim ter um descanso após a dolorosa etapa dos primeiros meses? Milhões de pais no mundo todo se perguntam isso a cada dia.

A resposta para estas perguntas dependerá de quem as responda. De acordo com a experiência da própria infância, cada um vai escolher ou sugerir o que lhe parecer mais apropriado. O certo é que ambas as situações têm seu lado bom e seu lado ruim, como quase tudo na vida.

Por isso, neste artigo pretendemos repassar os principais aspectos que compõem essa complexa decisão.

Vantagens de uma diferença de idade pequena

  • Educação. Será possível oferecer uma educação similar, uma vez que as crianças passarão pela infância, puberdade e adolescência quase ao mesmo tempo.
  • Companheirismo. Se as crianças se dão bem – algo que também depende em grande parte dos pais – poderão ter um companheiro a toda hora. Além disso, podem ajudar uma a outra com as tarefas ou praticar algum esporte juntos. Quando forem mais velhos, podem até mesmo compartilhar grupos de amigos e sair à noite juntos.
  • Prática. Muitos pais dizem ter se desacostumado com as fraldas, as noites sem dormir e a amamentar (no caso das mães), quando de repente têm que começar tudo de novo anos depois com outro filho. Se a diferença de idade for pequena, essas atividades seguirão de forma contínua.

“O importante é que as crianças cresçam em um ambiente agradável, com o afeto dos pais e a atenção que merecem.”

Desvantagens de uma diferença de idade pequena

  • Trabalho em dobro. Quando se tem dois filhos pequenos, as exigências se multiplicam. Principalmente se compartilham a etapa das fraldas ou das complicações para estabelecer uma rotina de sono.
  • Gasto duplicado. Da mesma forma, também será necessário enfrentar os custos das fraldas, itens de higiene e roupas ao mesmo tempo.
  • Ciúmes. Pode acontecer de um filho sentir ciúme quando o irmão ganha algo e ele não. Esse é um aspecto delicado que também deve ser considerado.
Escolher a diferença de idade entre os irmãos

É importante que o irmão mais velho seja compreensivo com a chegada de um bebê à família.

Vantagens de uma diferença de idade grande

  • Um protetor pessoal. O irmão mais velho assume, muitas vezes, o papel de “guardião”. Além de proteger o mais novo de qualquer perigo, também é um conselheiro e compartilha experiências que podem ajudar muito.
  • Evitam-se conflitos de interesse. Se há vários anos de diferença entre os irmãos, eles já não vão mais brigar pelos brinquedos, pela televisão (ou pelo menos não tanto), ou discutir sobre quem vai no banco da frente do carro.
  • Uma visão de mundo diferente. Um irmão pode transmitir gostos e conhecimentos culturais, musicais e de qualquer outro tipo que geram uma perspectiva de mundo mais aberta. Sem dúvida, é uma fonte de saber indispensável.
  • Colaboração com a criação. Depois de uma certa idade, o filho mais velho pode colaborar cuidando do irmão, ou ainda se encarregar de algumas responsabilidades da casa para ajudar aos pais.
  • Economia de roupa e outros itens. É possível reutilizar as coisas antigas do irmão mais velho para vestir o mais novo, assim como reutilizar berços, banheiras e material escolar.

“Quando os irmãos concordam, nenhuma força é tão poderosa como sua vida em comum.”

-Antístenes-

Desvantagens de uma diferença de idade grande

  • Ciúmes. O fato de ser mais velha não quer dizer que a criança não possa se sentir deixada de lado. É importante continuar dando ao irmão mais velho a mesma importância que tinha antes do nascimento do irmãozinho.
  • Voltar à luta. O casal terá que deixar de lado a situação de independência adquirida quando o filho mais velho cresceu. Agora, os pais voltam à etapa de cuidados intensos que toda criança pequena precisa.
amor verdadeiro entre irmãos

O irmão mais velho pode se tornar uma referência para o mais novo

Diferença de idade grande ou pequena?

Obviamente, há denominadores comuns em ambos os casos: o principal é o amor verdadeiro que se sente por um irmão. Se a diferença de idade entre os irmãos é pequena, isso será visto no dia a dia, nas brincadeiras, nas atividades que façam juntos e nas conversas.

Por outro lado, quando há alguns anos a mais de diferença, é verdade que talvez  não compartilhem muitas atividades ao longo do dia, mas ainda assim, não deixa de ser bonito ver como o irmão mais novo tem o irmão mais velho como um exemplo e que este se esforça para que o irmãozinho esteja bem e que não lhe falte nada.

Como dissemos anteriormente, a escolha dependerá da situação do casal, tanto na parte emocional como na financeira, na disponibilidade no trabalho, etc. O importante é que as crianças cresçam em um ambiente agradável, com o apoio dos pais e a atenção que merecem. Com o tempo, com certeza os irmãos vão se adorar independente da diferença de idade.