4 experimentos para as crianças aprenderem sobre ciência
Se bem explicada, a ciência pode apaixonar as crianças. Através dela, os pequenos podem aprender um pouco mais sobre o mundo ao redor enquanto se divertem ao comprovar alguns fenômenos. Por isso, queremos propor uma série de experimentos para as crianças aprenderem sobre ciência de um jeito fácil.
Mãos à obra!
1. O ovo inquebrável
Com esse experimento, as crianças podem observar como um ovo pode se tornar inquebrável apenas com a ajuda do vinagre. Para isso, você vai precisar de:
- Um ovo
- Um frasco de vidro com tampa
- Vinagre branco
Primeiro, coloque o ovo no pote. Em seguida, coloque o vinagre até cobrir mais ou menos 2/3 e tampe. Deixe descansar por 48 horas e retire o ovo. O que acontece?
Ele ficará com uma cor alaranjada e não poderá ser quebrado. Mas por que isso acontece? Porque a casca do ovo é composta de carbonato de cálcio que reage com o vinagre. Isso deixa o ovo maleável como uma bola de borracha impedindo que a casca quebre.
2. Andar sobre ovos
Como você pode ver, podemos fazer vários experimentos com ovos. Pergunte às crianças o que aconteceria se ficássemos pé em uma cama de ovos. Provavelmente, elas estarão convencidas de que vão se quebrar. No entanto, você pode mostrar que não é bem assim.
Para fazer esse experimento, você precisará arrumar os ovos na caixa ou bandeja, de modo que fiquem todos alinhados na mesma posição. Certifique-se de que nenhum deles tenha rachaduras.
Em seguida, ajude a criança a pisar nos ovos, distribuindo o peso de maneira uniforme. Tenha em mente que esse passo é o mais importante. Quando ela estiver bem apoiada sobre os ovos, solte-a.
Os ovos não se quebram porque seu formato é muito semelhante à de um arco tridimensional, uma das formas arquitetônicas que resiste à pressão uniforme.
3. Criar uma pilha ou bateria com um limão
Esse é outro dos experimentos para as crianças aprenderem sobre ciência que pode ser feito em casa. Você precisa de apenas um limão, um parafuso e uma moeda de cobre.
Em primeiro lugar, pegue o limão e faça dois cortes. Em um dos cortes introduza o parafuso e no outro, a moeda de cobre. Se você tiver um multímetro, poderá medir a corrente elétrica que passa pelo limão.
Além disso, você pode usar vários limões para conseguir ligar um aparelho elétrico. Isso acontece porque os elétrons do parafuso passam para a moeda de cobre gerando uma pequena corrente elétrica.
4. Termômetro caseiro
Para fazer um termômetro atmosférico, você vai precisar de alguns materiais que normalmente podem ser encontrados em casa:
- Garrafinha de plástico vazia
- Canudinho transparente
- Massa de modelar
- Água (para encher a garrafa)
- Tesoura
- Vasilha com água quente
- Corante alimentício
- Álcool e gelo para calibrar
Como fazer:
- O primeiro passo é fazer um buraco na tampa da garrafa com a tesoura e passar o canudo por esse buraco.
- Para vedar bem, cubra em volta com massa de modelar para evitar qualquer vazamento.
- Depois, encha a garrafa com água até a metade.
- Em seguida, adicione algumas gotas de corante. Dessa forma, poderemos observar melhor quando a água subir pelo canudo.
- Feche a garrafa e certifique-se de que o canudo esteja mergulhado na água.
- Logo, coloque a garrafa em uma vasilha de água quente. Isso fará com que as moléculas se agitem mais rápido e empurre o líquido pelo canudo.
- Observem como a água quente sobe pelo canudo!
Dependendo da idade das crianças, você pode aumentar um pouco a complexidade do experimento calibrando o termômetro. Para fazer isso, adicione álcool na água com corante.
Em seguida, devemos marcar onde estão os 90ºC. Para isso, coloque água fervente na vasilha e deixe a garrafa na água por 5 minutos. Marque o ponto que a água atinge quando sobe, pois aí são os 90ºC.
Faça o mesmo para indicar 0ºC na garrafa. Para isso, mergulhe e garrafa em uma vasilha com água com gelo por 5 minutos. Agora que você fez as marcações de 90 e 0 graus, pode calcular (a olho) as temperaturas intermediárias.
Instigue os pequenos com esses experimentos sobre ciência. Além de aprender, certamente vai fazer com que elas se esqueçam dos aparelhos eletrônicos.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Arias-Castilla, C. A., Buitrago-Amaya, M. Y., Camacho-Amaya, Y. P., & Vanegas-Laguna, Y. (2014). Influencia del juego como pilar de la educación en el desarrollo del lenguaje oral y escrito por medio de los juegos de mesa. Ciencia y Tecnología. https://doi.org/10.1007/s00193-013-0442-y
- Chacón, P. (2008). El Juego Didáctico como estrategia de enseñanza y aprendizaje ¿Cómo crearlo en el aula? Nueva Aula Abierta. https://doi.org/10.1111/j.1469-1809.1986.tb01037.x
- Vosniadou, S. (2006). Cómo aprenden los niños. Vasa. https://doi.org/10.1021/cr60324a003