Benefícios da massinha de modelar para as crianças

12 Maio, 2018
A massinha de modelar é uma excelente diversão para as crianças. Ela lhes permite dar asas à imaginação e criar todo tipo de figuras. Destacamos seus benefícios em seguida.

Brincar com massinha de modelar é uma das atividades mais populares entre as crianças. Portanto, aproveitaremos este artigo para analisar os benefícios da massinha de modelar, tanto em termos de aprendizado quanto da diversão que ela lhes oferece.

Sem dúvida, a massinha de modelar é um dos brinquedos favoritos das crianças e é ideal para aqueles pais que estão procurando ideias criativas para entreter seus filhos. Além disso, o manuseio deste material contribui para o desenvolvimento da coordenação motora fina da criança.

As possibilidades de criação que ela oferece são infinitas, fato que permite que seu filho passe horas de diversão sem ficar entediado, enquanto usa a criatividade e a imaginação. Entre outras coisas, ela permitirá que ele invente histórias, crie personagens, animais e até mesmo formas geométricas.

Benefícios da massinha de modelar para as crianças

São muitos os benefícios da massinha de modelar para as crianças. Vamos analisar alguns deles em seguida:

1.- Crianças mais concentradas e mais criativas

A massinha de modelar favorece a concentração e a criatividade das crianças; ao amassar, amolecer, separar e remontar as peças, elas prestam atenção aos tamanhos e proporções.

Crianças mais concentradas e mais criativas

2.- Desenvolvem a coordenação motora fina

O manuseio deste material permite que as crianças desenvolvam a coordenação motora fina, visto que exercitam suas mãos e dedos.

Além disso, faz com que, na hora de trabalhar diretamente com a escrita, as crianças tenham maior facilidade para usar os lápis e fazer o traçado das letras. Nesse sentido, considera-se que seu uso é uma preparação indireta para a escrita.

3.- Aprendem a se expressar e a se comunicar

A massinha de modelar é um meio muito primário de expressão e comunicação. Tenha em mente que o contato com as mãos é, na realidade, o primeiro meio de comunicação do bebê.

A partir do momento do nascimento, o toque é a maneira pela qual os sentimentos são comunicados e, certamente, é um dos principais meios de comunicação não-verbais entre a criança e os pais. Além disso, permite que as crianças entendam seus próprios limites.

4.- Meio de expressão

Quando se sentem presas, frustradas ou preocupadas com os desafios da vida, o uso da massinha de modelar permite que as crianças liberem os pensamentos e as emoções e esqueçam hábitos antigos, destrutivos ou improdutivos. Além disso, a massinha pode ser útil para aliviar a tensão, a frustração e a agressividade.

“Um bom brinquedo é aquele que, sem ser nada de concreto, pode ser tudo
–Francesco Tonucci–

5.- Externalizar as emoções mais internas

O uso desse material possibilita que a criança expresse uma ampla variedade de emoções. A massinha é moldável e, como resultado, pode se transformar em qualquer coisa que a criança quiser. Este fato lhes permite expressar suas emoções e pensamentos mais íntimos.

6.- Melhorar a autoestima

Trabalhar com a massinha de modelar pode ser gratificante para as crianças que têm dúvidas sobre a sua criatividade, pois isso as ajudará a ter uma maior autoestima e a melhorar sua autoaceitação.

A verdade é que não se precisa uma habilidade específica para usar a massinha de modelar e, portanto, não há possibilidade de falha. Isso faz com que as crianças se sintam capazes de participar de uma atividade útil.

7.- Resistem ao tempo

Outro benefício da massinha de modelar para as crianças é que suas criações são tangíveis e podem ser examinadas em um momento posterior. Isso permite que eles as admirem outras vezes e que assim resistam ao tempo.

8.- Diferenciação de cores e formas

A distinção entre cores e formas possibilita que as crianças aprendam a diferenciar as tonalidades das cores. Além disso, a manipulação desse material permite que elas juntem, separem e remontem, fato este que lhes permitirá entender a diferença de tamanhos.

Desenvolver a coordenação motora fina

9.- Relaxamento

Sem dúvida, se trata de uma atividade plástica e manual que relaxa e tranquiliza as crianças. Portanto, pode se tornar uma ótima terapia de relaxamento para qualquer criança que esteja passando por momentos de tensão ou estresse.

10.- Desenvolvimento da personalidade

O último dos benefícios da massinha de modelar que iremos descrever é o desenvolvimento da personalidade e dos próprios gostos. A massinha de modelar permite que a criança expresse seus gostos pessoais ao imaginar, criar e materializar seus pensamentos, modelando suas figuras favoritas ou escolhendo as cores de que mais gosta.

Como você pode ver, os benefícios da massinha de modelar para as crianças são muitos. Como mãe, o importante é que você tenha em mente que, graças à multiplicidade de cores, texturas e aromas que este material oferece, ele é ideal para despertar a mente das crianças.