5 dicas que vão ajudar a ser uma mãe organizada

29 Março, 2018
Uma boa organização reduz as situações de estresse e contribui para o seu humor e o da sua família. Siga as seguintes dicas que vão te ajudar a ser uma mãe organizada.

Como mãe, é possível que você tenha a sensação de que o tempo passa voando e que as 24 horas do dia não são suficientes para cumprir com todos os seus compromissos: jornada de trabalho, refeições, ir ao mercado, etc.

Para lidar com a falta de tempo e a gerenciar a variedade de tarefas que você carrega em suas costas, é preciso colocar algumas dicas em prática que vão ajudar a cumprir com o objetivo de ser uma mãe organizada.

As responsabilidades da maternidade

A maternidade é um momento muito importante para o desenvolvimento e crescimento pessoal de uma mulher. É uma experiência maravilhosa e, ao mesmo tempo, exaustiva que precisa da introdução de novos hábitos.

Por causa da grande quantidade de tarefas e responsabilidades que é preciso cumprir no dia a dia, é necessário definir prioridades. Assim você vai conseguir concentrar a atenção naquilo que é mais importante.

Uma boa organização terá uma influência muito positiva no seu humor, pois ajuda a reduzir os seus níveis de estresse. Além disso, vai fazer com que você se sinta mais leve e relaxada para tomar decisões.

Dessa forma, é muito mais fácil de se concentrar no que realmente importa, a família. Se você gerenciar corretamente as tarefas que causam mais tensão, vai conseguir ter uma atitude mais positiva na vida.

Portanto, é preciso organizar muito bem as suas tarefas e deveres. Somente assim você vai poder diminuir a pressão e a sensação de sufocamento que os inúmeros compromissos causam.

Dicas para ser uma mãe organizada

Como ser uma mãe organizada?

As mães enfrentam um desafio diário: conciliar a vida profissional e a pessoal.

Através de estratégias de organização e planejamento você vai conseguir enfrentar a carga mental conciliando com os horários pouco flexíveis.

A seguir oferecemos 5 dicas que vão ajudar a alcançar o objetivo de ser uma mãe organizada:

1.- Faça uma lista de prioridades

A maternidade faz com que as responsabilidades se multipliquem. Por isso é essencial que você faça uma lista de prioridades para poder agir de forma mais eficaz.

Embora às vezes não seja fácil, identificar as prioridades vai ajudar a alcançar metas e aumentar seu bem-estar pessoal.

Se você conseguir identificar e atender às suas necessidades primeiro, você vai gastar muito menos energia na hora de tomar decisões.

2.- Gerencie as atividades que causam estresse

Ter o controle das situações estressantes faz parte da experiência.

Uma boa organização permite que você tenha maior controle das coisas, diminuindo consideravelmente as situações indesejadas.

3.- Planeje o dia seguinte

Tente planejar o dia na noite anterior. Pensar nos pequenos detalhes com antecedência podem fazer você ganhar tempo de manhã, como, por exemplo, deixar a roupa das crianças separada.

Poupar alguns minutos vai fazer com você enfrente o dia de forma mais relaxada, controlada e positiva.

Com essa pequena mudança você vai conseguir gerenciar o tempo de forma mais eficiente, contribuindo para que você se torne uma mãe organizada.

4.- Delegue responsabilidades

É importante que você compartilhe as tarefas com outros membros da família. Não tenha medo de delegar algumas de suas responsabilidades.

No caso de você ter um parceiro, ótimo. Foi demonstrado que o apoio conjugal nas tarefas domésticas contribui na redução do conflito trabalho-família, fazendo com que diminua significativamente os seus níveis de estresse.

Além disso, é muito positivo que você delegue algumas responsabilidades para as crianças. As tarefas domésticas reforçam o desenvolvimento cognitivo dos pequenos. Apenas certifique de que as atividades estejam de acordo com as suas capacidades.

Dicas para ser uma mãe organizada

5.- Evite os contratempos

Ter um controle real das situações permite que você se sinta mais relaxada e confortável.

Para isso, é importante que você antecipe e evite qualquer tipo de problema que altere sua estabilidade emocional. Pois, como num jogo de dominó, isso também acaba afetando as pessoas que estão a sua volta.

Portanto, uma boa administração das suas tarefas e do seu tempo, assim como a implementação de novos hábitos, vão facilitar um melhor controle das situações e reduzir os momentos de angústia.