11 hábitos de pais e famílias felizes

· 18 de abril de 2017

Deve haver sentido em afirmar que os pais que estão satisfeitos com as suas vidas conseguem educar filhos que também são muito felizes, mas sabemos que a convivência em família é difícil de sustentar com estabilidade. Não é fácil ter uma família feliz.

No entanto, existem atitudes muito claras e simples que você pode incluir na sua rotina familiar para que a felicidade esteja nos pequenos detalhes. Esses são hábitos que contribuem para que a vida em família seja muito mais agradável sem ter que fazer grandes esforços, conseguindo assim, uma convivência familiar feliz.

As ações que farão com que sua família seja muito mais feliz

  1. Brincar no chão:

Especialmente quando você tem filhos pequenos, o chão é um espaço em que vocês podem compartilhar todo tipo de atividades, mesmo não sendo o lugar mais confortável. Você poderá ver o mundo através dos olhos de uma criança e conseguirá fazer com que eles se sintam mais à vontade ao realizar suas atividades junto a você.

  1. Desligar os aparelhos eletrônicos:

Em algumas famílias estabelecem horários para se desconectar de celulares e computadores. Em outras, os equipamentos são proibidos durante as horas de comer. Mas, o importante é que haja momentos do dia em que a tecnologia não nos consuma. O tempo que você passa com seus filhos deve ser de qualidade e sem interrupções por causa de um aparelho. Dedicar tempo aos seus entes é uma das chaves para uma vida em família feliz.

  1. Jantar em família e à mesa:

Tente ao menos uma vez por dia reunir toda a família na hora de comer. Mais que protocolo, é uma boa desculpa para compartilhar e conversar sobre o dia-a-dia e as novidades de cada um. Uma família feliz sempre tem algo sobre o que falar.

  1. Brincar juntos:

À medida que ficamos mais velhos, fica um pouco mais difícil aproveitar as atividades recreativas que gostávamos tanto quando éramos crianças. Mas a brincadeira é a melhor forma de interagir em família, compartilhar hobbies e se sentir em confiança para se comunicar livremente.

  1. Fazer exercícios físicos:

Além de ser um hábito muito saudável para o corpo, os exercícios em família fortalecem as relações entre pais, filhos e irmãos. A serotonina que liberamos ao fazer exercícios nos torna muito mais felizes. E pessoas felizes compõem uma família feliz também.

familia-exercicio

  1. Ver televisão juntos:

A melhor forma de ter controle sobre o que chega aos nossos filhos através da televisão é ver com eles seus programas preferidos, e ajudá-los a discernir entre sobre o que é adequado para eles. Além disso, você pode conhecer suas opiniões, interesses e inclusive enxergar uma possível vocação através de seus gostos.

    7.  Dizer “eu te amo”

Não há nada que nos faça mais felizes do que amar e receber amor das pessoas mais importantes em nossas vidas. Por que não expressar todo esse afeto que sentimos aos membros da nossa família? Diga com frequência aos seus filhos que os ama, e que são especiais para você.

  1. Dizer “não”

Em uma família feliz nem sempre se agrada a todos. O hábito de dizer não quando as circunstâncias merecem fará com que os limites estejam claros, definidos, e que haja uma autoridade firme, mas justa. A vida será muito menos frustrante para eles quando, desde pequenos, souberem que há momentos em que receberão um não como resposta. 

familia-feliz-2

  1. Sorrir:

Há sempre motivos para sorrir, e mais ainda quando você está acompanhado dos seus entes queridos. Não hesite em se passar por ridículo para ter um momento divertido. Você também pode escolher vídeos engraçados, um programa de televisão familiar ou uma brincadeira. O sorriso é o melhor remédio para deixar de lado as dificuldades de cada dia e ter uma vida em família feliz.

  1. Recarregue suas baterias:

Assim como compartilhar tempo com os filhos é fundamental, ter momentos só para você e seu companheiro também é importante. Tente tirar alguns minutos do seu dia para você, para relaxar e pensar em como solucionar as situações que lhe preocupam. Um tempo fora pode lhe ajudar a lidar com os seus sentimentos negativos de uma forma mais construtiva.

  1. Comer de forma saudável:

A dieta é muito importante para a saúde, para a imagem, e para a disciplina. Por isso, consumir alimentos adequados para o bom funcionamento do organismo melhorará a qualidade de vida de pais e filhos. Reduza a quantidade de açúcares e gorduras saturadas que você consome e duplique suas doses diárias de frutas, verduras, grãos integrais e frutas secas. Preparar receitas diferentes e divertidas também pode melhorar a união familiar.