5 momentos maravilhosos da gravidez

· 1 de novembro de 2017

Existem momentos maravilhosos da gravidez que ficam gravados na sua mente para sempre: por mais que os anos passem são como cenas dos seus filmes favoritos que você se lembra com tanta nitidez que é como se estivesse assistindo naquele instante.

A gestação é uma fase sensível que requer entrega, paciência e esforço. Mas também é uma fase na qual surgem muitos incômodos. No entanto, nenhum mal estar que surge nessa fase supera a alegria de dar à luz.

5 momentos inesquecíveis da gravidez

A notícia de que você está grávida

Sem dúvidas, a notícia de que você está esperando um filho ou uma filha é uma das notícias mais marcantes e maravilhosas que você vai ter na sua vida toda. É um momento de incerteza, reafirmação e emoções conflitantes que deixarão você chocada, especialmente se seu desejo de ser mãe for intenso, ou se você estiver esperando essa notícia há anos.

Quando você vê seu bebê no ultrassom

Quando você vê pela primeira vez seu filho na imagem do ultrassom, uma intensa emoção se apodera de você e faz cair algumas lágrimas. Afinal de contas, essa é a primeira “foto” na qual você pode ver seu bebê e realmente se certificar de que há uma criaturinha crescendo dentro de você. De nada valem os testes ou os sintomas da gravidez, com o ultrassom você tem o mais verdadeiro e direto sinal de que por fim o milagre da vida está dentro de você.

momentos maravilhosos

A primeira foto do seu filho é bastante desfocada. A qualidade da imagem é ruim, mas seu valor emocional é enorme

O momento em que você descobre o sexo do seu filho

No momento em que o técnico do ultrassom diz o sexo do seu filho, se deixassem você pular na maca, certamente você o faria de tanta felicidade. A reafirmação de que o seu bebê tem o sexo que você desejava tem um impacto emocional muito forte. Caso contrário, a notícia também traz alegria da mesma forma porque torna realidade o sonho de poder dar um nome e imaginar o rosto desse pequeno ser que está na sua barriga.

A partir desse momento você vai começar a pensar com quem ele vai parecer, quais características serão parecidas com as suas, e quais seu filho terá herdado do pai.

A primeira “corrente” ou “movimento elétrico” na sua barriga

Outro momento maravilhoso da gravidez é aquele no qual você sente o bebê pela primeira vez. Essa “rajada” ou “corrente” que faz sua barriga se mexer entre as semanas 16 e 20 (embora também possa ocorrer mais tarde) e que provoca um sobressalto ou um susto, mesmo que seja de “baixa frequência”, é o primeiro sinal que seu filho emite e a partir de então será um canal de comunicação que vocês usarão frequentemente.

Quando o bebê responde aos seus estímulos

À medida que os meses da gravidez passam você vai adorar chamar a atenção do seu bebê; por isso, a toda hora você vai “dar um toque” para que o bebê responda. Com essa ideia você vai usar todas as ferramentas que possui: sua voz, o canto, os carinhos na barriga, suaves batidinhas, beijos… e, embora seus estímulos sejam sempre variados, as respostas do bebê vão se resumir a chutes, cotoveladas e cabeçadas: os mais lindos que você vai receber na sua vida.

Esses movimentos, às vezes bruscos, às vezes suaves, vão reafirmar que seu bebê está aí e que esses serão alguns dos momentos maravilhosos da gravidez do qual você nunca vai se esquecer.

momentos maravilhosos

Outros momentos maravilhosos da gravidez e do parto

Apesar de toda gravidez representar uma experiência intensa, além dos momentos mencionados, existem outros instantes marcantes que são vividos de maneira especial.

Entre eles, certamente nunca vão desaparecer da sua memória:

  • As contrações
  • O dia em que o obstetra comunica a data planejada para a sua cesárea
  • A anestesia peridural
  • O momento do parto e toda a dor e a emoção envolvidas
  • Quando tiram seu filho da sua barriga e você vê como o seguram para que seja atendido
  • O primeiro choro do seu bebê
  • Quando o aproximam de você para que você veja sua carinha e possa dar um beijo

O nascimento de um filho sempre é a conclusão de uma etapa que tem um encanto especial. A chance de dar a vida a alguém não deixa nenhuma mãe indiferente. Se você acabou de ficar sabendo que está grávida, não perca a chance de guardar na sua memória todos os momentos maravilhosos da gravidez.