5 motivos pelos quais o seu bebê não dorme bem

27 de agosto de 2017

É muito provável que quando o seu filho completar seis meses de vida já consiga dormir a noite inteira, no entanto em algumas ocasiões é possível que você note que ele não está dormindo tão bem. 

E ainda que os motivos possam variar é melhor que você saiba que tudo tem solução, e que as vezes tudo é muito simples. Apenas requer paciência e amor, duas qualidades que os pais devem cultivar em grandes quantidades.

Conheça os 5 motivos pelos quais o seu bebê não dorme bem

Não consegue dormir sozinho

Aprender a dormir é uma tarefa que os bebês vão conseguindo pouco a pouco. Às vezes conseguem dormir rapidamente, mas por alguma razão acordam e não sabem o que fazer para voltar a conciliar o sono.

Esse é um problema muito comum, e que em alguns casos não afeta apenas os bebês, mas também os adultos. Podemos admitir que a maioria das pessoas acorda durante a noite porque as fases do sono são cíclicas. Portanto, acordamos cada vez que um ciclo termina, mas imediatamente voltamos a dormir, a não ser que algo nos mantenha acordados.

Com os bebês acontece a mesma coisa, e quando um dos ciclos do sono termina, ele pode acordar por conta de um barulho, pelo calor, por ter molhado sua fralda ou por sentir fome. A maioria dessas necessidades será expressa por meio do choro. Chorar também serve para expressar o medo de se sentir sozinho no seu berço.

Seja qual for a necessidade, busque atendê-la logo, e ponha-o para dormir nos seus braços novamente. Você verá como pouco a pouco ele irá estabilizar a sua rotina de sono.

5 motivos pelos quais o seu bebê não dorme bem

Aprendeu a dormir fora do berço

Também existem crianças que só conseguem dormir fora do berço. Isso às vezes acontece porque aprenderam a associar a hora do descanso com, por exemplo, estar no sofá da sala ou na cama dos pais onde dormem sem se dar conta. O problema aparece quando acordam ao serem levados para o berço ou para a cama.

Esse mau hábito pode ser modificado ajudando o bebê a associar seu berço com o agradável momento de descanso. Faça com que seu berço seja um lugar agradável e confortável e tente colocá-lo para dormir antes que já tenha pegado no sono em outro lugar da casa. É muito provável que ele chore no começo, mas tente ter paciência.

Que linda noite para a vida do lar, para os lábios e a canção da criança! Se eu tivesse um filho, me aproximaria na ponta dos pés para vê-lo dormir no berço. -Manuel Gutiérrez Nájera-

Explique com ternura que esse é o lugar onde ele deve dormir e que pode se sentir seguro ali porque você sempre vai estar cuidando dele. Outro conselho é tentar usar o berço apenas para que a criança durma, não utilize para outras atividades como brincar, assim será mais fácil associar seu berço com a hora do sono.

Começa a brincar na hora de dormir

Se o seu bebê já tem mais de 7 meses e quer brincar quando deveria estar se preparando para dormir, então acontece que ele não está suficientemente cansado.

Se essa é uma situação ocasional, então dê um passeio no fim do dia, já que os estímulos de outro ambiente podem ajudá-lo a relaxar e também deixá-lo mais cansado. No entanto, se esse problema é frequente, além de passear é necessário revisar os seus horários, porque é possível que ele esteja acordando muito tarde e você o esteja colocando para dormir muito cedo.

5 motivos pelos quais o seu bebê não dorme bem

A criança se sente sozinha

Existe algo chamado “angústia da separação” que se manifesta quando o bebê sente muito medo por não ver seus pais por perto, isso geralmente acontece quando o bebê tem aproximadamente 7 ou 8 meses de idade. Mas não se preocupe, essa angústia desaparece quando ele percebe que apesar de não ver os pais, eles estão perto dele.

Por isso, como boa mãe, atenda o mais rápido possível quando ele chorar e trate de acalmar sua angústia com carinhos e palavras, ainda que seja muito pequeno, ele entenderá e se sentirá melhor.

Alguns pais dão um ursinho ou uma manta para que o bebê se conforte com o seu cheiro. O que acontece com esses objetos é que a criança aprende a associá-los aos seus pais e se sente seguro quando percebe que está sozinho no seu quarto. Para que esse truque funcione é necessário que você brique por alguns minutos com ele.

Pede coisas quando está no berço

Muitos bebês quando começam a falar passam a pedir coisas quando se deitam no berço. Isso é muito comum entre as crianças de um ano e meio de idade; se este é o caso do seu bebê, existe uma estratégia que você pode usar com ele:

Leve-o para a cama depois de ter satisfeito todas as suas necessidades, e quando ele começar a pedir coisas, lembre-o que ele já comeu, já bebeu, e já fez tudo o que deveria ter feito. Fale com ele apenas uma vez. É muito importante que você seja firme e que trate de ir modificando esses hábitos que sabotam sua rotina de sono pouco a pouco. Paciência, pois o seu bebê aprenderá a dormir sozinho em pouco tempo!