5 hábitos que fazem engordar durante a gravidez

· 2 de junho de 2017

Os hábitos que fazem engordar durante a gravidez estão relacionados com as rotinas que talvez você não tinha antes, ou então tinha mas não faziam você ganhar tanto peso. Considerando a sua saúde e as mudanças que você precisa adotar agora que está grávida, neste post vamos falar sobre o que consideramos os 5 principais hábitos que fazem engordar durante a gravidez.

5 hábitos que farão você engordar

O mau hábito de satisfazer os desejos lhe dá “licença” para comer em excesso

Embora algumas mulheres digam que seja mito ou invenção, durante a gravidez muitas declaram que em algum momento sentiram uma sensação muito forte e precisaram comer alguma coisa, o desejo como é conhecido.

O problema desse desejo é que ele aparece a qualquer hora do dia ou da noite.

Chocolates, batatas fritas, sorvetes, bolachinhas doces, pizza, leite condensado, milkshake, pudim, pão… o universo dos desejos reúne muitos junk foods.

É por isso que entre os principais hábitos que engordam durante a gravidez podemos considerar como principal, o desejo e a facilidade com que eles podem ser satisfeitos.

Se você é uma dessas mulheres que sente desejos por comida e os satisfaz facilmente, pode engordar. Especialmente quando não fica atenta ao horário, à quantidade que consome ou à qualidade em termos de valor nutricional que tais alimentos têm.

O mau hábito de dormir depois de comer engorda

Durante a gravidez a mulher você pode se sentir mais cansada do que antes. Esse cansaço excessivo fará com que queira cochilar ao longo do dia.

Algumas mulheres se deitam para descansar logo após o café da manhã, almoço, lanche da tarde, etc… Este é um dos hábitos contribuem para o ganho de peso desnecessário.

Se colocar em posição horizontal sem esperar que a digestão termine também pode provocar o refluxo gástrico ou ainda a acidez no estômago.

Parar de fazer qualquer tipo de exercício físico contribuirá para o ganho de peso

Uma mulher grávida deve fazer exercícios físicos para controlar seu peso corporal e prevenir algumas doenças que ocorrem durante a gravidez.

Há muitos exercícios físicos que podem ser feitos nesta fase:

  • Dança
  • Ioga
  • Pilates de baixo impacto
  • Caminhadas de curtas distâncias
  • Hidroginástica

Não cumprir as 5 ou 6 refeições por dia recomendadas pelo ginecologista pode levar você a comer mais

Os especialistas recomendam distribuir toda a alimentação do dia entre 5 a 6 refeições: café da manhã, lanche, almoço, lanche da tarde, janta e lanche da noite (embora nem todos indiquem o lanche da noite)

Uma grávida que ignora qualquer uma dessas horas de comer, chega à refeição seguinte com muito mais apetite e portanto, acaba comendo mais.

A frequência disso faz engordar.

Entre os hábitos que engordam está o consumo de refrigerantes

Os refrigerantes são prejudiciais à sua saúde. Eles são compostos de sacarose, cafeína, frutose, aromas artificiais e outros ingredientes que aumentam a sua gordura corporal.

Quando esses líquidos são consumidos no lugar de alimentos saudáveis impedem que o corpo receba vitaminas, minerais, proteínas e fibras que tanto necessita.

O refrigerantes favorecem o surgimento de doenças como diabetes, obesidade e alguns problemas renais que podem levar à uma gravidez de alto risco, colocando em perigo tanto a sua saúde como a saúde do seu bebê.

Finalmente, é bom lembrar que os refrigerantes aumentam a acidez do estômago que já uma coisa recorrente durante a gravidez.

Se você engordar durante gravidez é devido aos maus hábitos

Ganhar peso durante a gravidez é normal. À medida que as semanas passam e a barriga cresce, a balança vai marcando um aumento no peso corporal.

Especialistas veem como um problema se a gestante não ganha o peso que tem de ganhar, que é verificado em cada consulta. Mas, como a falta do aumento de peso é um indicador para ficar atento, o aumento excessivo também é.

Uma alimentação incorreta somada a todos os maus hábitos que mencionamos acima fazem com que a grávida exceda o peso que deve ter em cada consulta de acordo com a sua altura, peso inicial, e semana de gestação em que se encontra.

Então, a resposta está em simplesmente reverter a situação. Deixe de lado pouco a pouco esses maus hábitos e melhore a sua qualidade de vida.